Search

Sistema de medição da Celesc em Araranguá interfere em sinais eletrônicos

A instalação de um novo sistema de medição inteligente da Celesc está causando polêmica em Araranguá. As antenas e medidores colocados nas unidades consumidoras, conforme moradores, interferem no funcionamento de controles de alarmes de carros e portões. O caso foi levado à companhia, que se pronunciou em uma nota.
A empresa garantiu que os equipamentos são testados, homologados e licenciados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e que “disponibilizam dados sobre a qualidade da energia que chega ao cliente, permitem a melhor gestão do seu consumo e perdas, a realização de alguns serviços comerciais de maneira remota e, ainda, a identificação instantânea de ocorrências na rede elétrica”.
A companhia ainda escreveu que já está em contato com o morador do Bairro Cidade Alta “para a adoção de medidas necessárias que equacionem a situação”.
O novo sistema de medição conta com sensores eletrônicos para transmissão de dados, e começou a ser instalado neste mês. Todas as unidades consumidoras do município deverão receber os equipamentos até o fim do ano, em um projeto-piloto no estado.