As escolas da rede estadual catarinense receberão um maior investimento para a segurança nas unidades. As Secretarias de Estado da Educação e da Administração abriram uma licitação para ampliar a vigilância e garantir segurança de alunos, professores e funcionários das escolas de Santa Catarina.
Junto ao processo, as escolas pediram aumento de unidades para sediar o corpo de vigilância, que crescerá quase cinco vezes depois que houver a contratação de empresa para o trabalho. Sistemas de câmeras e alarmes também serão ampliados.
A busca por maior segurança nas unidades ganhou força após o atentado a uma creche em Saudades, no Oeste do estado, em 4 de maio. Na época, um homem de 18 anos invadiu a unidade e armado com duas facas, provocou três bebês e duas professoras.
De acordo com o processo SED 24725/2019, o valor a ser investido seguiu Instrução Normativa Federal e foi obtido mediante ampla cotação. Além disso, seguirá os limites de lei específica, levando em conta os contextos e circunstâncias para a contratação, definidos pela Secretaria de Educação e enviados em um termo para a Secretaria de Estado da Administração. Será esta última que elaborará o edital e efetivar a contratação.
