Search

O preço de ser governo para 2022; movimentos da Unesc em Araranguá; memorial das vítimas da covid-19; e muito mais

PODE CUSTAR CARO A OCUPAÇÃO DE ESPAÇOS NO GOVERNO

O Progressistas em 2014 lançou Joares Ponticelli como candidato a vice governador na chapa de Paulo Bauer (PSDB) e ambos os partidos ocupavam cargos no governo de Raimundo Colombo (PSD) e Eduardo Moreira (MDB). E ambos os partidos não forçaram seus filiados a deixarem os cargos ou sair do partido. E deu no que deu. Faltou muito pouco para que a eleição fosse para o segundo turno. Agora, ao que parece, MDB, PP e PSD querem manter a mesma fórmula, a de ficar no governo até o prazo máximo. Isto pode acabar fortalecendo o governador Carlos Moisés (sem partido) a chegar forte em 2022 com adversários fragilizados. 

 

UNESC “SOLTA OS BICHOS” EM ARARANGUÁ

A Unesc está com os pés fincados em Araranguá. A mais recente parceria foi feita com o Infinity Shopping, do empresário Leandro Camilo. A reitora Luciane Ceretta veio pessoalmente na manhã desta quarta-feira (18) para o lançamento de uma exposição do Museu de Zoologia, que ficará por 30 dias no empreendimento. A visitação será extensiva aos alunos das escolas araranguaenses.

 

MEMORIAL DAS VÍTIMAS DA COVID-19

Os vereadores Jair Anastácio (PT) e Nelson Soares (PDT) aprovaram com apoio dos demais colegas na sessão desta segunda-feira (16) um anteprojeto em que o município fica autorizado a criar o memorial das vítimas da Covid-19 do município de Araranguá. O objetivo é prestar homenagem para os araranguaenses que tiveram suas vidas interrompidas por consequência da doença e além disso quer que o local seja um espaço de luto e de reconhecimento. Conforme o vereador Jair Anastácio (PT), as vítimas já marcam a história da cidade. Nelson Soares ainda pontuou que o projeto busca definir um dia municipal para homenagem das vítimas, dia 11 de Maio, quando ocorreu a primeira morte no Hospital Regional de Araranguá.

 

PRÓ APORTE À BR-285

Durante audiência em Brasília na terça-feira (17), que sacramentou o acordo entre o governo do Estado e o Ministério da Infraestrutura para a retomada das obras das BRs 470, 163 e 280, o governador Carlos Moises (sem partido) se comprometeu a enviar à Assembleia Legislativa projeto de lei para autorizar o aporte de recursos também para concluir as obras da BR-285. Esta será a linha de defesa do líder do governo na Alesc, deputado estadual Zé Milton (PP). O tema terá que ser construído junto aos deputados de forma em separado das demais.

 

PTB EM CONSTRUÇÃO

O deputado Kennedy Nunes, presidente estadual do PTB, faz novo roteiro por Santa Catarina. Nos próximos dois dias, 19 e 20, estará na Amrec, ao lado dos coordenadores do partido na região, o chefe de gabinete do deputado Jessé Lopes, Lucas Schmitz e o pai do deputado Júlio Lopes. A ideia é construir executivas municipais e conversar com lideranças que se identificam com as bandeiras defendidas pelo PTB. Destaque para o encontro na noite desta quinta-feira (18) da “coalização conservadora”, com a apresentação das executivas da Amrec e novas adesões, assim como foi feito no Alto Vale do Itajaí e na Amurel.

 

OCUPAÇÃO DAS TERRAS

A Unesc promoveu um belo debate sobre o “marco temporal e a demarcação de terras indígenas”. Afinal, os povos indígenas tem direito às terras que vivem hoje ou ao que manda a tradição, como diz a Constituição de 1988.

 

PAVIMENTAÇÃO DE ACESSO A CENTRO DE EVENTOS

No início do mês, o prefeito Everaldo “Kekinha” dos Santos (PSDB), vice Jonatã Coelho (PSL), entregaram a ordem de serviço para pavimentação com lajotas da Rua João Vitórino Barbosa, trecho 02, Lagoa de Fora, obra de R$ 187,15 mil, executada pela empresa Manenti Empreiteira e Terraplanagem. A pavimentação da rua vai beneficiar ainda moradores da localidade e de novos empreendimentos imobiliários que estão surgindo às margens da Lagoa de Fora. A Rua dos Butiás, que era de pedra “ferro” (irregular), também chamada de “pedra de bico”, está sendo coberta pela camada asfáltica, numa extensão de 690 metros, com recursos próprios do IPTU (R$ 200 mil reais). O pleito é dos vereadores, Felipe Santos, Paulinho, Jaison Pereira e Josimar Borges. Em breve, a Rua dos Girassóis também será pavimentada.

 

DRENAGEM PLUVIAL NA RODOVIA

Na segunda-feira (16), na confluência da Rodovia José Tiskoski com a Estrada Geral da Figueirinha, a abertura de valo para colocação de tubos de concreto, numa extensão de 55 metros.

 

USO RACIONAL DA ÁGUA

O vereador Gean Albino (DEM), presidente da Câmara de Sombrio, busca aprovação do projeto de sua autoria para a criação do “Programa de Conservação e Uso Racional da Água nas Edificações Públicas do município de Sombrio”, que busca instituir medidas que induzam à conservação, uso racional e utilização de fontes alternativas para captação (coleta das águas pluviais) e reaproveitamento de água nas novas edificações públicas do município, além de promover a conscientização dos usuários sobre a importância da conservação da água.

 

INSFRAESTRUTURA E SEGURANÇA

Em visita a Alesc, o vereador Jonas D’Ávila (MDB) esteve no gabinete da deputada estadual Ada de Lucca (MDB) em busca de recursos para a área de insfraestrutura e segurança pública. Acompanhado da coordenadora do Creas, Zana Coelho, foram abordados temas relacionados à segurança da mulher. Ada se comprometeu em encaminhar as demandas do município de Sombrio junto ao Governo Estadual.

 

DEFENSORIA NA ALESC

A Defensoria Pública Estadual terá um espaço de atendimento nas dependências da Alesc. Esta é uma iniciativa inédita no país e visa facilitar o acesso à assistência jurídica a pessoas em situação de vulnerabilidade.

 

SALA DOS PREFEITOS INAUGURADA

Foi inaugurada na manhã de quarta-feira (18), a Sala dos Prefeitos é uma parceria entre a Assembleia Legislativa e a Fecam. Outra iniciativa inédita no Brasil que busca consolidar a aproximação entre os deputados e os prefeitos do estado.

 

REMÉDIO DISPONÍVEL

Projeto de Lei quer que postos de distribuição de remédios do Estado realizem cadastro do celular de pacientes. Com isso, poderão informar previamente o usuário da disponibilidade de medicamentos.

 

CANCELADO 2º BOTECO DO FRONTEIRA

Após uma reunião entre alguns membros da diretoria do Grêmio Fronteira ficou decidido pelo cancelamento do 2° Boteco do Fronteira, evento que aconteceria no próximo sábado, 21. O objetivo dos organizadores será concentrar esforços para o projeto da FeijoAra prevista para o dia 09 de outubro com capacidade de público maior e na área externa do clube.