O Progressistas de Araranguá reuniu-se na noite desta sexta-feira (13) com o deputado estadual José Milton e o ex deputado federal Jorge Boeira, sob a presidência de José Hilson Sasso e com a presença do ex-prefeito Mariano Mazzuco Neto.
O PP queria ouvir Boeira após sua declaração de que iria buscar uma candidatura a governador. O ex deputado disse que teve sondagem de PT, PSB e Podemos, e até mesmo convite do senador Jorginho Mello (PL) para uma composição, mas, pela atual postura de Boeira a tendência é de não estar em partidos de esquerda, nem no PL, aliado de Jair Bolsonaro (sem partido). Destes, o mais provável é o Podemos, porque é o partido que está alinhado com um projeto de terceira via.
No entanto, Boeira irá antes comunicar ao PP estadual sua intenção de ser pré-candidato a governador ao lado de Esperidião Amin e Joares Ponticelli, nomes já postos. Mas, ele já sabe que isto é muito difícil de acontecer.
Primeiro, porque sua base é o Sul do Estado, de menor densidade demográfica e menor peso eleitoral. Segundo, porque o ex parlamentar não vislumbra o PP em cabeça de chapa, como ele defende.
O próprio Zé Milton, em entrevista ao Programa Conexão Sul, da Post TV e Rádio Som Maior, disse que é simpático à candidatura à reeleição de Carlos Moisés da Silva (sem partido). Esta posição provoca um distanciamento de Boeira do PP estadual, posição agravada pelo fato de o PP de Criciúma ter lançado Valmir Comin como pré-candidato a deputado federal.
O argumento é de que Boeira deixou o partido na mão em 2018, ao desistir na última hora de ser candidato a deputado federal.
A posição de Boeira é de que só aceitaria disputar novamente a Câmara Federal se Joares Ponticelli fosse candidato a governador.
POSIÇÃO ANIMA O VEREADOR JORGINHO PEREIRA (PP)
Jorginho havia pensado em ser candidato a deputado estadual pelo Progressistas, mas a porta foi fechada pelo apoio firmado a Zé Milton pelo PP de Araranguá.
Jorginho chegou a dialogar com o Democratas e o Podemos, partido que chegou a oficializar o convite a Jorginho para aderir a sigla e disputar vaga a Assembleia Legislativa.
No entanto, a posição de Boeira de subir de nível e disputar vaga a governador – ficando ou saindo do PP, libera para o vereador um novo espaço para fechar esta equação. Jorginho pode ficar no PP, sem ter que correr o risco de ter que deixar o mandato, e ainda ocupar o vácuo que se abre sem Boeira na disputa.
O vereador Jorginho Pereira começa a traçar uma pré-candidatura a deputado federal e irá trabalhar na estrutura já montada para a pré-campanha de Jorge Boeira, inclusive com as bênçãos do ex deputado.