Search

BOEIRA DIALOGA COM O PODEMOS; O JANTAR DO ULISSES; WEBER DE OLHO EM ARARANGUÁ; E MUITO MAIS

O ex deputado federal e pré-candidato ao Senado Federal Paulinho Bornhausen (Podemos) cumpre agenda na Amrec nesta quinta (12) e sexta-feira (13). O pré-candidato a governador Fabrício Oliveira também. 

O encontro entre Paulinho e Boeira acabou acontecendo em um almoço em Criciúma onde o empresário tem empresa e domicílio eleitoral. Fabrício chegou mais tarde, após o almoço.

Foi uma conversa para reconhecimento de território.

Bornhausen queria vir até onde Boeira estaria disposto a ir nas eleições de 2022, conhecer seu projeto. Boeira queria saber até onde o Podemos estaria disposto a abrir caminhos para uma eventual candidatura sua a majoritária (governador, vice-governador ou senador).

Por dedução, o que Bornhausen deve ter deixado claro é que há espaço para Boeira.

Jorge Boeira ainda não tem definição sobre seu futuro político-partidário, mas o caminho sim. Como ele já adiantou à coluna e os movimentos de seus aliados mais próximos já apontam, ele colocará o nome para uma vaga a governador do Estado.

Com esta posição, já há sondagem de outros partidos. Além do mais, o Progressistas chamou o ex deputado estadual Valmir Comin para ocupar espaço como pré-candidato a deputado federal. Para bom entendedor, meia palavra basta.

Boeira começa a se distanciar do PP, mas não das lideranças da região. Tanto é verdade que Guilherme May, genro do ex-deputado, e que faz parte da Executiva do Progressistas, fez reunião na quarta-feira (11) com lideranças do PP de Araranguá para informar sobre a intenção de Boeira disputar uma vaga à majoritária.

 

JANTAR DO ULISSES

O delegado Ulisses Gabriel (sem partido), que saiu do PSD, não irá disputar as eleições de 2022, mas, nem por isto, deverá ficar totalmente afastado do processo. Sua amizade pessoal com Paulinho Bornhausen e com a irmã dele, Fernanda Bornhausen, conselheira do grupo Librelato, o aproxima do Podemos.

Tanto é verdade, que ele organizou um jantar para esta noite de quinta-feira (12) e tinha na lista de convidados Paulinho Bornhausen, Fabrício Oliveira (prefeito de Balneário Camboriú), Camilo Martins (presidente do Podemos), Mário Hildebrandt (prefeito de Blumenau); além de Jacinto “Tinto” Redivo (ex-prefeito Orleans), vereador de Orleans, Gabriel Zanon (vereador de Itajaí – Podemos).

De Araranguá, os convidados era o vereador Jorginho Pereira (PP) e o ex vereador Giancarlo Soares (apoiador de Ulisses em 2018). Já Guilherme May não pode ir porque estava em viagem ao Pará e Jorge Boeira, que estava em viagem para UFSC, onde tem agenda nesta sexta-feira (13) com o reitor Ubaldo Balthazar (por dedução: para tratar do curso de medicina).

 

WEBER EM ARARANGUÁ

O deputado estadual Volnei Weber (MDB) e seu chefe de gabinete Rodrigo Pavei, nesta quinta-feira (12), visitaram o empresário José Pereira, diretor das empresas Aspekto Comunicação e Galatas Mídias e Eventos.

Além do tradicional café, as conversas giraram em torno das eleições de 2022 – Zé da Aspekto preside o PSL local, e da retomada do setor de eventos, um dos mais impactados pela pandemia do novo coronavírus.

O deputado Weber veio ouvir um especialista do setor sobre informações de ordem técnica e prática. Ele quer auxiliar o setor nos protocolos de segurança para retomada dos eventos.

O deputado tem como aliado em Araranguá o ex deputado Manoel Mota (MDB) e deve trabalhar para ampliar seus espaços, já que o MDB de Turvo laçou o nome de Tiago Zilli a deputado.

 

SAÚDE EM DEBATE

Está agendada para 27 de Agosto a vinda do secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, a Araranguá, para um encontro na sede da Associação dos Municípios do Extremo Sul catarinense. Ele trata com prefeitos e secretários de saúde da Amesc de dois temas em especial. Primeiro, sobre as metas e execução do contrato do Hospital Regional de Araranguá com o Instituto Maria Schmitt (IMAS). Depois sobre a necessidade de uma Central de Regulação para a região da Amesc. A regulação dos procedimentos de saúde, hoje são feitos por Criciúma, o que tem gerado muitas queixas no setor. O deputado estadual Zé Milton Scheffer (PP) deverá estar presente.

 

CELESC X MUNICÍPIO

Pelo menos em dois pontos de Araranguá, há uma discrepância entre o mundo ideal e o mundo real. O mundo ideal tem ruas com estrada de chão sendo pavimentadas, com calçadas e postes nas laterais. No mundo real, por mais inacreditável que possa parecer, existem ruas sendo asfaltadas com postes ficando no meio da rua. Um perigo no final da rua Capitão Pedro Fernandes, bairro Lagoão, e também na rua Turvo, no bairro Alto Feliz.

 

SC-285 PRECISA VIRAR BR-285

Aguarda na Casa Civil o pedido de federalização da SC-285, trecho da Serra da Rocinha, de Timbé do Sul até Araranguá. Depois disso, deve virar projeto pelas mãos do governador Carlos Moisés da Silva (sem partido), e ser encaminhado para Assembleia Legislativa.

 

REINVENTANDO O TURISMO

A Instância de Governança Regional Caminho dos Canyons, presidida por Helen Becker (coordenadora de Turismo da Amesc) agendou uma reunião ordinária da IGR Caminho dos Canyons, em parceria com Unesc Araranguá, com a palestra “Reinventando o Turismo”, com Angelo Sanches Thurler, secretário de turismo e cultura de Canela/RS. Será dia 16 de agosto de 2021, na segunda-feira, 19 horas, no Auditório Plínio Linhares, do Center Shopping Araranguá.

 

PRÉDIO EM MAU ESTADO

O Hospital Bom Pastor está em mau estado de conservação e já merece um olhar do poder público em busca de reparos, especialmente em sua estrutura externa.

 

SEM LICENÇA PARA 290

O prazo de 30 de Julho para liberação da licença ambiental para as obras da Serra do Faxinal (SC-290) ficou para trás. Técnicos do Ibama pediram mais prazo para análise. Enquanto isto, o Governo de Santa Catarina segue sem poder abrir a licitação para as obras.