Search

Município enfrenta baixa procura de jovens por alistamento militar

Araranguá está enfrentando uma baixa procura por novos jovens se alistando na Junta Militar do município este ano. Conforme a assessoria de comunicação da administração, mesmo com a nova prorrogação no prazo para a realização do Alistamento Militar em todo o país, devido à pandemia, a procura dos jovens nascidos até 2003, ficou muito abaixo da média na cidade. O prazo para o alistamento, sem aplicação de multa, encerra no dia 31 de agosto e pode ser feito remotamente através do site www.alistamento.eb.mil.br ou diretamente na Junta Militar.
Aqueles que já realizaram o alistamento até maio deste ano, já podem retornar até a Junta Militar e solicitar seu certificado definitivo de dispensa.
Segundo o Secretário da Junta Militar de Araranguá José Antônio Borges, o alistamento é obrigatório e a falta dele causa problemas no ingresso em diferentes entidades.
“A lei é clara. Todo cidadão brasileiro a partir de janeiro do ano em que ele completa 18 anos, até dezembro do ano em que ele completa 45 anos, deve estar obrigatoriamente em dia com o Serviço Militar. A não certificação da Dispensa do Serviço Militar impede que a pessoa ingresse em vagas de emprego, universidades, retire passaporte, realize intercâmbios, retire título de eleitor, seja contemplado por programas do Governo Federal e até retire prêmios de loterias federais” salienta o diretor.
No mês de agosto, a sede da Junta Militar em Araranguá mudará de endereço, passando a atender no Centro Multiuso, localizado na Avenida XV de Novembro, n° 200, bairro Mato Alto. Contatos e informações podem ser acessados através do WhatsApp (48) 9.9927-6098 ou no telefone 3521-0970.