Search

AS APOSTAS DO PODEMOS PARA ARARANGUÁ; HOMENAGEM AO MOTA; E MUITO MAIS

PODEMOS “DE OLHO” EM DOIS JORGES DE ARARANGUÁ

O ex deputado federal Paulinho Bornhausen (Podemos-19), que tem relação de amizade com o ex deputado federal Jorge Boeira (Progressistas-11), deverá visitá-lo na próxima semana, entre quinta-feira (12) e a sexta-feira (13).

A visita não é apenas de dois ex colegas de Parlamento, mas, de um pré-candidato ao Senado Federal, Paulinho, de um partido que tem pré-candidato ao governo do Estado, Fabrício Oliveira. Deve surgir um convite oficial para que Boeira mude de sigla.

O Podemos está propenso a um alinhamento com uma candidatura de terceira via, longe do PT de Lula e de Jair Bolsonaro (sem partido), o que deve agradar a Boeira, que tem se colocado como um crítico ao governo do atual presidente. Além do que, seu partido, o PP, seja com Amin, seja com Ponticelli, está mais próximo de Bolsonaro, e ainda colocou o ex deputado Valmir Comin como pré-candidato a deputado federal.

O Podemos, que em 2018 foi de Álvaro Dias, em 2022 deve apostar em Rodrigo Pacheco (PSD). A presidenta nacional do partido, Renata Abreu, chegou a encarregar Paulinho de fazer aproximação de Eduardo Leite (PSDB) para convidá-lo a ir para o partido e ser candidato a presidente pela sigla.

No plano estadual, o Podemos deve ficar longe do atual governador, Carlos Moisés. Deve ficar com 2 deputados após a janela, ambos do PSB, Nazareno Martins e Laércio Schuster.

O presidente da sigla, ex prefeito Camilo Martins, deve estar em Araranguá nesta quarta-feira (4) para falar com outro Jorge, o Luiz Pereira, vereador Jorginho (PP). Também deve surgir convite para filiação para disputa de uma vaga a Assembleia Legislativa.

 

SÓ NA AMIZADE

O delegado Ulisses Gabriel, que concorreu a deputado estadual e a prefeito de Orleans pelo PSD, está sem partido. Apesar do convite de Paulinho Bornhausen para ele se filiar ao Podemos, o delegado de Urussanga não disputará as eleições de 2022 e ficará sem partido.

A irmã de Paulinho, Fernanda Bornhausen, é conselheira da empresa LIbrelato, de propriedade da família da esposa de Ulisses Gabriel.

 

OBJETO DE DESEJO

Quando comecei a acompanhar bem de perto a política de Santa Catarina, e retornar a Araranguá em 2000, um adversário político do então PFL, da esquerda, me disse que o objeto de desejo de todos os políticos era a “agenda pessoal de Jorge Konder Bornhausen”, dadas as relações que ele tinha em todos os setores da política nacional.

 

DEU NO PARLATÓRIO

Paulinho Bornhausen, durante a entrevista no Programa Parlatório (com Adelor Lessa, Upiara Boschi e Everaldo Silveira), fez uma alegoria sobre a governabilidade”. Disse que ela é como uma cortina que se abre e aparece uma “leitoa deitada com vários leitões mamando”. Ou seja, uma falácia que só denota a troca de favores dos governos por cargos e espaços de poder.

 

DIA HISTÓRICO

O dia 3 de agosto é o dia de comemoração de 80 anos do ex deputado estadual Manoel Mota (MDB). Ficará na história como o dia em que Araranguá se despediu de Osmar Nunes (04/08/1936).

Os vereadores Lena Périco (MDB) e Neno Fontoura (PSD) conseguiram aprovação dos demais colegas para uma Moção de Reconhecimento ao ex-prefeito de Araranguá e ex-deputado estadual Manoel Mota (MDB), que será entregue nesta quarta-feira (4), 19 horas, na Câmara de Vereadores de Araranguá.

 

UNESC E OS SERVIÇOS

Nesta quarta-feira (4), 19 horas, a diretora Unesc em Araranguá, Izabel Regina de Souza, estará na sessão da Câmara para apresentar os serviços prestados pelo Iparque – Parque Científico e Tecnológico, Projetos de Extensão e Núcleo de Empreendedorismo.

 

SUS DO SUL COM TELEMEDICINA

Houve uma reunião com André Motta Ribeiro, secretário de Saúde de Santa Catarina, que informou que foi aprovada a telemedicina pelo SUS. De acordo com profissionais da área “vai desafogar toda a demanda reprimida, muita consulta atrasada não postos de saúde, reduzirá fila até dos hospitais”.

Foi fechado contrato com uma empresa que irá atender Amesc, Amrec e Amurel.  

 

ELEIÇÃO NO PP DE SOMBRIO

O Partido Progressista de Sombrio marcou sua convenção municipal para o próximo dia 20 de Agosto. Será na Câmara de Vereadores de Sombrio entre 19 e 22 horas.

Há pelo menos 4 interessados em comandar o partido, mas o posto deve ficar com o ex vereador Nano Freitas, para facilitar acordo entre as correntes internas.

 

IMPROCEDENTES

A Justiça Eleitoral julgou improcedentes as 2 ações movidas pelo PSDB de Ermo e pelo suplente de vereador, Alcione Magnus Homem, contra a chapa do prefeito Paulinho (MDB), o vice Bafinho (PP) e a chapa de vereadores do MDB de Ermo.

A chapa derrotada em 2020 apontava para supostas irregularidades na prestação de contas da majoritária (gastos ilícitos de campanha) e pedia cassação dos diplomas dos eleitos. Também movia ação contra os vereadores em uma Ação de Impugnação do Mandato Eletivo (AIME), apontando candidaturas femininas como fictícias (laranjas).

O juiz da 1ª instância julgou improcedentes ambas ações. Cabe recurso.

 

NA TERCEIRA GESTÃO

Conforme a coluna antecipou, o publicitário Sandrinho Ramos volta a ocupar a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Araranguá, agora na gestão de César Cesa (MDB). Antes havia ocupado o posto nas gestões de Mariano Mazzuco (PP) e depois de Sandro Maciel (PT). 

 

ASSUME O SUPLENTE

Com a ida do vereador Luan Antonelli Bristot (MDB) para a Secretaria de Turismo de Jacinto Machado, será empossado na próxima sessão da Câmara de Vereadores, dia 9 de Agosto, o suplente Aderval da Rosa, mais conhecido com Derval da Elétrica (MDB).

 

MOTOCIATA E MOTONÁUTICA

Para não ficar igual às demais, a ‘motociata’ do Bolsonaro organizada pelo senador Jorginho Mello (PL), que acontece dia 7 de Agosto, terá acompanhamento pela orla por embarcações e motonáuticas.