Search

SCGÁS assina contrato inédito para fornecimento extra de gás natural

A Companhia de Gás de SC (SCGÁS) firmou contrato com a distribuidora NFE Power para fornecimento extra de gás natural para os próximos cinco anos. A assinatura do contrato ocorreu após encerramento de uma chama pública adicional a fim de garantir a oferta do insumo ao Estado, que está sob pressão devido ao aumento do consumo e ao limite da capacidade dos gasodutos em solo catarinense. O contrato prevê a entrega de 273,7 milhões de m³ de gás natural em cinco anos, cerca de 150 mil m³/dia. 

A previsão para o início do fornecimento é março de 2022, após as autorizações e licenças para a construção e operação do sistema. O transporte do insumo ocorrerá no modal rodoviário de Gás Natural Liquefeito (GNL) até o município de Içara, onde será regaseificado e injetado diretamente na rede de distribuição da SCGÁS. Inicialmente o insumo virá da Argentina, mas pode chegar via navio no litoral Norte do Estado, caso a estrutura de um terminal de regaseificação na Baía da Babitonga seja concluído a tempo. 

“A conclusão deste processo irá nos ajudar a ampliar e diversificar o fornecimento e o número de clientes atendidos pelo gás natural no Sul de Santa Catarina, região que tem uma grande quantidade de indústrias, principalmente do segmento cerâmico. Além disso, desde que superada a limitação do gasoduto neste trecho, poderemos remanejar a planta de regaseificação para qualquer outra região do Estado para implantação de rede isolada”, explica o presidente da SCGÁS, Willian Anderson Lehmkuhl,. 

 

Chamada Pública Coordenada

Além desta chamada pública, a SCGÁS participa de outra Chamada Pública Coordenada, denominada CP22, junto com outras quatro distribuidoras de gás natural do centro-sul. O objetivo é ampliar o fornecimento de gás natural no Estado e contribuir com a abertura do mercado de gás natural no país. 

Entre 2022 e 2023, a CP22 irá contratar, no conjunto das cinco distribuidoras participantes, cerca de 3,5 milhões de m³/dia de gás natural, complementando aos volumes já contratados. A partir de 2024, o valor deve ser ainda maior, com potencial de contratação de 6 milhões de m³/dia.