A Prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha, sancionou nesta semana a Lei 2592, conhecida também como a Lei Liberdade Feminina. A norma visa uma maior atenção com a higiene pessoal, especialmente neste caso para mulheres, para que o fluxo menstrual não seja mais um tabu, possa ser tratado por campanhas nas escolas e por políticas públicas na assistência social e na saúde.
A partir de agosto, na volta às aulas, as escolas municipais disponibilizarão, nos banheiros femininos, absorventes para as meninas que precisarem. Os postos de saúde já começam na próxima semana a dispor dos materiais, assim como a Assistência Social, que já distribui em cestas básicas de alimentos da agricultura familiar, os itens de higiene que, na lista de produtos ainda constam como cosméticos. “Políticas públicas femininas precisam ser ainda mais planejadas e executadas. Foram muitos anos sem essa atenção em todo o país, e agora que temos conquistado mais espaços vamos correr atrás e trabalhar cada vez por conquistas de direitos, simples, mas essenciais”, concluiu Gislaine.
A Lei Liberdade Feminina está à disposição no site Leis Municipais e no site da Prefeitura de Sombrio, sombrio.sc.gov.br.






