Search

CENTRÃO DÁ AS TINTAS; O FUTURO DO PP; EXONERAÇÃO DE SECRETÁRIO; E MAIS

NADA DE NOVO: CENTRÃO DÁ AS TINTAS NA POLÍTICA NACIONAL

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve ceder mais uma fatia do governo ao chamado Centrão, aquele setor do Congresso Nacional onde estão aqueles políticos que vivem de negociatas.

Eles são pertencentes aos partidos mais inexpressivos dentro do jogo do poder, ou então são os políticos de menor expressão dentro dos grandes partidos.

O Centrão é um lugar, não uma causa. Quem a ele se associa acaba ajudando a formar um pelotão de mais de 300 votos na Câmara dos Deputados. Estes votos acabam determinando o ritmo que se dá ao trabalho do Poder Legislativo.

Antes de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ser eleito presidente, este grupo foi batizado de “300 picaretas”, mas depois, em nome da “governabilidade”, passou a ser aliado para ajudar o PT a comandar a Câmara.

E foram exatamente 300 votos que elegeram Severino Cavalcanti, do Centrão, contra o candidato do PT para o biênio 2005-2006. Naquele eleição, no 1º turno, Greenhalgh (PT/SP) obteve 207 votos; Cavalcanti (PP/PE) fez 124; Virgílio Guimarães (PT/MG) teve 117 sufrágios; José Carlos Aleluia (PFL-BA) teve 53; e Jair Bolsonaro (PFL/RJ), que era do baixo clero, teve apenas 2 votos, e hoje é o presidente.

Depois, em outros governos, entre “tapas e beijos” o PT conviveu com o Centrão até que este grupo fosse fundamental no impeachment de Dilma Rousseff (PT).

E assim foi com o antecessor do PT, Fernando Henrique (PSDB), e com o sucessor Michel Temer (MDB).

Antes da eleição e no início dos governos, o Centrão é demonizado, mas depois, por ter os votos que o Planalto precisa “para governar o país”, acaba virando aliado. E não importa os nomes, nem as siglas, importa apenas os votos, e o toma-lá-dá-cá.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), foi eleito como Centrão e apoiador do presidente Bolsonaro, assim como o presidente Rodrigo Pacheco (DEM – indo para o PSD).

 

PP COMO MAIOR ALIADO

O Senador Ciro Nogueira (PP) deverá ser o novo ministro chefe da Casa Civil, e o governo passa a ter 23 ministérios. General Ramos deverá ir para a Secretaria Geral da Presidência. Ônix Lorenzzoni deverá ir para o ressuscitado Ministério do Trabalho. Com isto, o ministro da Fazenda, Paulo Guedes, perde controle da política do emprego e renda.

Esta deverá ser a compensação do presidente Bolsonaro por ter que vetar o aumento do Fundão Eleitoral de R$ 2 bi para R$ 5,7 bi, como queriam quase todos os grandes partidos (PT, PSL, MDB, PP, PSDB, PSD, DEM, PL…).

Esta maior aproximação do Progressistas de Arthur Lira (Presidente da Câmara) e Ricardo Barros (líder do governo na Câmara), com Ciro Nogueira na Casa Civil poder ser uma tática para fortalecer um provável futuro partido de Jair Messias.

 

PP COM O PRESIDENTE?

Se fosse o PP o caminho de Bolsonaro à reeleição, isto poderia animar o senador Esperidião Amin (PP) a concorrer ao Governo do Estado. Mudaria todo o jogo político em Senta Catarina. Jorginho Mello (PL), João Rodrigues (PSD), ou qualquer outro teria que concorrer contra o número do presidente.

 

SERÁ O SABATINADO

O vereador Vanderlei de Souza, o Lei do Mar Azul (PSL), presidente da Câmara de Vereadores de Balneário Arroio do Silva, será o sabatinado do Programa Conexão Sul desta sexta-feira (23) , às 9 horas.

*Entrevista aconteceu na manhã desta sexta-feira (23).

 

SECRETÁRIO EXONERADO

A coluna trouxe a informação em primeira mão no Programa Conexão Sul, da Post TV e Rádio Som Maior. O prefeito César Cesa (MDB) exonerou o Secretário de Obras, Afrânio Ronconi, que tinha um trabalho elogiado a frente da pasta. Afrânio foi candidato a vereador pelo MDB e ficou na quarta suplência.

O engenheiro Cristiano Coral, que também foi candidato a vereador pelo MDB nas últimas eleições, em 200, oucpa interinamente o cargo e Afrânio, que é servidor de carreira no setor de obras, volta para seu cargo original.

Coube ao secretário de Administração, Rony da Silva, fazer o comunicado a Afrânio Ronconi no final da tarde de 21 julho.

 

NO CENTRO DE MULTI USO

A Secretaria de Assistência Social e Habitação, estará fechada hoje, dia 23, por motivo de mudança. A partir da próxima segunda-feira, dia 26, a Secretaria estará em um novo endereço. Será na Av. XV de Novembro, n° 200, em frente ao IFSC – ao lado da UPA 24h, no novo Centro Multiuso.

 

CONTRA O PRESIDENTE

Araranguá organiza 4º ato Fora Bolsonaro neste sábado, 24, em ato a favor da vida a partir das 10h no Relógio do Sol, no bairro Cidade Alta, a partir das 10h. Antes houve mobilização dia 03 de julho, com apoio de entidades, sindicatos, partidos políticos e lideranças sindicais e estudantis. Apoiam o ato Sinte, Sindma, Sinasefe, Sindicato dos bancários, Sintespe, Sintufsc, Apufsc,  PCB, PT, PSol, UJC, Coletivo Feminista Filhas da Luta,  Coletivo Antirracista UFSC Araranguá e Juventude Comunista Avançado.

 

PRÓ-PRESIDENTE

Dia 1º de Agosto em todo o Brasil haverá manifestação pelo voto impresso auditável com contagem pública. 

 

QUER SER CANDIDATO

O vereador Jorginho Pereira (PP), de Araranguá, foi o entrevistado desta quinta-feira (22), do Programa Post Notícias Especial. Falou sobre a pré-candidatura a deputado estadual.

 

COLONO E MOTORISTA

Dia 25 de Julho é dia de celebrar o Dia do Colono e do Motorista, ambos com grande importância para a história da região do Extremo Sul de Santa Catarina.

Os colonos foram aqueles que transformaram a região Sul, com a colonização agrícola, uma das mais prósperas de Santa Catarina, especialmente por causa do arroz.

Os motoristas, especialmente, o profissionais, merecem toda homenagem e reconhecimento pelo trabalho que realizam.