Search

SC terá primeiro evento-teste na próxima semana

Uma apresentação da Camerata Florianópolis será o primeiro evento-teste para iniciar as tratativas de retomada do setor no estado. A ação é pioneira no país e ocorrerá no próximo dia 29 de julho, para a Grande Florianópolis, no Teatro do CIC. “O nosso objetivo com esse evento técnico e científico é nortear a nossa conduta para o setor, daqui pra frente, para termos segurança e garantia de que todos os demais eventos possam ser liberados e realizados com segurança”, ressalta o governador, que anunciou nesta quarta-feira a abertura das inscrições.
O evento-teste é de graça, será para público com a vacinação completa e atenderá outras regras como o uso de máscaras e testagem para a Covid-19.
Um Grupo de Trabalho (GT) formado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Secretaria de Estado da Saúde (SES) , Vigilância Sanitária de Florianópolis e representantes do segmento de eventos atua desde o início do ano para formatar os eventos-testes no estado. Eles serão acompanhados por uma equipe de pesquisadores da Univali e da Unisul com apoio do Senac e Fundação Catarinense de Cultura.
O presidente interino da Santur, Renê Meneses, disse que esse é o primeiro de uma série de outros eventos que serão monitorados. “A segurança é o mais importante. Nosso esforço é para que o setor possa voltar com os devidos protocolos para a saúde da população”, afirma.

Setor regional critica

Representantes do setor de eventos da região se manifestaram sobre a ação. De acordo com Hemerson Machado, dono de empreendimentos do setor, um evento-teste não é mais necessário do que uma atenção maior aos locais que dependem do segmento para sobreviver. “Eles não sabem como a casa pode criar protocolos e seguir. Esse evento seria mais uma forma de chamar atenção para trabalho. Era mais fácil eles saírem e acompanhar a evolução das coisas, pensar mais em estudar do que fiscalizar”, comenta.
Ele ainda pontua que a realização poderia ser substituído por fomento ao setor, já que muitos empreendimentos estão definhando sem atividades. “Podiam pegar tudo isso de investimento e estudo e usar para os que já existem, fazendo eventos-testes nessas casas, fazer eventos normais com os protocolos”, conclui.

Tira-dúvidas sobre o evento:

Podem participar somente moradores da Grande Florianópolis.

É obrigatório o preenchimento do termo de aceite, pois o evento além de um concerto musical será uma pesquisa científica para avaliar a segurança sanitária dos eventos.

O evento é apenas para imunizados completos.

O uso de máscara PFF2 sem válvula também é obrigatório.

Testes para Covid-19 serão fornecidos pelo evento e deverão ser realizados no dia agendado pela produção. Após a inscrição no evento, o cidadão receberá uma mensagem informando data e horário da realização do seu teste.

Após o evento uma equipe de pesquisadores irá monitorar os participantes por Telefone e WhatsApp ou SMS por 15 dias.

O evento possui protocolo específico, com base nas determinações sanitárias da Vigilância Sanitária SC.

Os lugares no teatro serão marcados, definidos pela produção, que informará o público até 24 horas antes do espetáculo.