Search

Araranguá adquire novo equipamento para UPA

Nesta terça-feira, dia 20, a Secretaria de Saúde de Araranguá, adquiriu uma bomba de infusão, que será utilizada na UPA 24h. Segundo o Secretário de Saúde, Dr. Henrique Besser, este é um componente obrigatório no equipamento da UPA. ”Ele tem a função de injetar medicamentos de forma contínua e controlada, que melhora a segurança do paciente que está sendo medicado. Além disso, evita que haja superdosagem ou que falte medicamento repentinamente. Para isso, o aparelho tem alarmes de controle. Pode ser utilizado por até dois pacientes por vez”, destaca.
De acordo com a Coordenadora da UPA, Ellen Bitencourt, o aparelho é relevante e necessário. ”É importante aos pacientes que chegam, por exemplo, com IAM (infarto agudo do miocárdio), ou aqueles que chegam com a diabetes bem alta, e o médico precisa fazer o uso da insulina, ou qualquer outro que necessite de medicação controlada. A bomba tem o gotejamento bem preciso”, comenta.
Ainda segundo o Secretário de Saúde, o município de Araranguá não contava com a bomba de infusão há mais de dois anos, e o equipamento era bastante cobrado pelo Ministério da Saúde. O investimento do município foi de R$ 9.800,00.