Search

CRÍTICA DE BOEIRA A BOLSONARO É A MAIS CONTUNDENTE DO CAMPO DA DIREITA; ROTA DE COLISÃO ENTRE SES E IMAS; E MAIS

Em um texto que parafraseia a tradicional frase “nós que amamos a revolução, resistiremos e venceremos”, bastante utilizada pelo campo da esquerda, ex deputado federal Jorge Boeira, engenheiro mecânico, que possui domicílio eleitoral em Criciúma, fez um texto pesado contra o governo de Jair Messias Bolsonaro (PSL).

No texto “resistiremos e venceremos”, publicado nesta terça-feira (13) no portal 4oito.com.br, Boeira produz um dos principais fatos políticos deste início de semana.

Primeiro, porque até então, nenhum político de centro ou da direita havia tido a coragem de “botar o dedo na ferida’’, criticar abertamente ao presidente. Segundo, porque é o primeiro político tradicional de Santa Catarina a se colocar como crítico do atual chefe do executivo nacional. 

É o que tem de diferente até agora nesta pré-eleição.

Boeira publica estas críticas em um momento que o presidente está sofrendo o maior volume de ataques.

Ele se coloca como opção de centro para a esquerda e pode buscar espaço na chapa majoritária como candidato a governador, vice ou mesmo para o Senado. Demonstra que não acredita em uma nova “onda Bolsonaro”, que ele acabou não enfrentando porque não concorreu em 2018.

Além disso, ele está colocando o nome em perspectiva, um nome do Sul do Estado.

O ex deputado de 4 mandatos (2002, 2006, 2010 e 2014) enxerga um flanco aberto e que até aqui ninguém havia enxergado. Nem mesmo os partidos ditos de centro-esquerda (PT, PSB, PDT…) haviam feito críticas tão duras ao presidente.

A observar os efeitos que irá produzir este pronunciamento dentro do Progressistas, que tinha até aqui Espiridião Amin e Joares Ponticelli como pretensos indicados.

 

ROTA DE COLISÃO ENTRE SES E IMAS

O pano de fundo da briga entre Secretaria de Estado da Saúde e Instituto Maria Schimitt, que administra o Hospital Regional de Araranguá e Hospital Florianópolis, pode ser o fato de que presidente licenciado Robson Schimitt (Dr. Charão está no comando) teria se aproximado demais de Daniela Reinehr e Carmem Zanotto na gestão delas quando Carlos Moisés se afastou do cargo.

Há uma auditoria em andamento no HRA, que até aqui não gerou nenhuma denúncia de mal feitos na atual gestão.

O fato é que está-se criando dificuldades para o IMAS que já decidiu que não irá iniciar os 10 leitos de UTI covid-19 no Hospital Dom Joaquim, em Sombrio, antes de o Estado regularizar os pagamentos. Por outro lado, o Estado tem a caneta na mão, para, se não quiser, trancar a abertura destes novos leitos. HRA tem 40 e o HF tem outros 40 leitos covid-19 em funcionamento.

 

SERVIDORES PROTESTAM

Os sinais de que o Estado pode romper com o IMAS não foram bem recebidos pelos servidores do IMAS, que irão promover uma mobilização “em reconhecimento ao comprometimento da Instituição com todas as suas obrigações administrativas, afirmando satisfação com o jeito Imas de administrar”.

Trabalhadores irão dar o “abraço simbólico” em torno de todas as unidades administradas pelo IMAS, nesta quarta-feira (14), 13 horas, em Balneário Camboriú, Florianópolis, Criciúma, Maracajá, Araranguá, Nova Veneza, Timbé do Sul, Sombrio e Osório/RS.

 

ATENÇÃO PROFESSORES!

A informação do secretário de Estado, Luiz Fernando “Vampiro” Cardoso – deputado licenciado do MDB, de que a recomposição do piso dos professores para R$ 5 mil (retroativo a Fevereiro) poderá ser paga em Novembro, foi a principal informação do Programa Parlatório, apresentado por Adelor Lessa, Everaldo Silveira e Upiara Boschi, nas noites de segunda-feira (12), na Post TV e no portal 4oito.

 

MDB DA AMREC

O novo coordenador regional do MDB na região da Amrec é o ex deputado federal Ronaldo Benedet, que havia declarado à coluna apoio à candidatura de Tiago Zilli (MDB) para 2022.

O novo coordenador assume o posto porque o ex prefeito de Içara, Gentil da Luz, pediu afastamento após a decisão da justiça pela sua prisão.

O Poder Judiciário condenou um grande grupo de pessoas acusadas de fazer parte de um esquema de corrupção.

Até um empresário de Araranguá apareceu no rol de condenados por corrupção em 2012, na gestão de Gentil da Luz.

A condenação foi em primeira instância e cabe recurso e os 18 condenados aguardam O desfecho do processo em liberdade.

 

DC EM ARARANGUÁ

O Partido Social Democrata Cristão (PSDC) foi fundado em 1995 por José Maria Eymael e ficou conhecido pelo gingle de campanha   “Ey Ey Eymael, o democrata cristão…”.

Agora, com o nome Democracia Cristã (DC-27), o partido tem uma Comissão Provisória em Araranguá, sob o comando de Emerson “Neno” Rocha, que estava no Partido Liberal (PL).

 

DISTRITÃO

A deputada federal Renata Abreu (Podemos) é a relatora do projeto que trata de uma nova reforma política já para valer para as próximas eleições. A principal mudança proposta é do atual modelo de votação nas legendas para o chamado Distritão, onde não haveria mais proporcionalidade. Seriam eleitos de fato os mais votados nas eleições.

O modelo seria uma transição para voto Distrital Misto, com 50% de eleitos entre os mais votados e outros 50% nos distritos, que seriam as regiões.

Há críticas a ambos os modelos, mas o Distritão pode ajudar quem tem recursos para fazer as eleições.

 

DIVIDE OPINIÕES

Um projeto apresentado na Câmara dos Deputados quer taxar em 20% o lucro sobre dividendos, hoje sem taxação nenhuma.

A ideia é trocar esta nova arrecadação por redução de encargos para o setor produtivo. Deve gerar muito debate o tema.