Search

Gestão Ambiental participa de evento remoto da Escola Polo de Araranguá

As atividades de educação ambiental voltadas à comunidade escolar seguem sendo adaptadas de acordo com os desafios impostos pela pandemia da Covid-19. Visando ampliar as possibilidades de atuação neste cenário, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da Gestora Ambiental da BR-285/RS/SC, realizou contato com a Escola Polo de Araranguá, uma das 54 unidades escolares virtuais de Santa Catarina que ofertam ensino 100% remoto aos estudantes da rede pública estadual.

Como primeira atividade, a equipe foi convidada a participar da Semana de Transformação – Conexão e Interatividade, evento online direcionado aos cerca de 2 mil alunos da Região Sul do Estado que optaram por este modelo de ensino, incluindo Timbé do Sul e demais municípios direta ou indiretamente afetados pelas obras de implantação e pavimentação da rodovia.

No dia 30 de junho, o educador ambiental Cauê Canabarro participou de uma transmissão para turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. O profissional apresentou os principais dados do empreendimento e falou sobre as etapas do licenciamento ambiental conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), salientando que o papel da equipe de Gestão Ambiental é acompanhar, orientar e atender as obrigações legais durante todo o desenvolvimento das obras.

Por meio de diversas imagens, ele explicou como ocorre a mitigação dos impactos à fauna, à flora, ao solo, ao ar, à água e às populações lindeiras. Entre as curiosidades dos alunos, destacaram-se as perguntas sobre o transplante de plantas nativas, o resgate de animais nas frentes de trabalho e os cuidados com o descarte de resíduos. Foi disponibilizado ainda o endereço eletrônico do Infoambiente (infoambiente.stesa.com.br), uma ferramenta que permite ao usuário acessar diversas informações das obras e da região (hidrografia, relevo, geologia, etc.). Além disso, no dia 1º de julho, a programação pedagógica do evento incluiu a disponibilização dos links de três vídeos produzidos pela Gestora Ambiental, os quais estão listados também na seção de downloads do site www.br285rs-sc.com.br.