Search

DEM QUER TER CANDIDATO NA REGIÃO DA AMESC; GOVERNADOR MOISÉS ADIA VINDA AO EXTREMO-SUL; E MAIS

 

DEMOCRATAS QUER TER CANDIDATO

O Democratas de Sombrio montou um Diretório Municipal, que será comandado pelo advogado Lucas Debus, ex PDT, que se alinhou ao projeto político do partido na eleição de Gislaine Dias da Cunha (MDB) como prefeita do município. O partido possuía uma Comissão Provisória comanda por Mário César Dal Pont “Teco” Silvério, coordenador regional do partido, que passa agora focar na organização regional do DEM, que tem como principal cargo a presidência da Câmara de Vereadores de Sombrio, com Gean Albino. A meta agora é preparar o partido para as eleições majoritárias e proporcionais de 2022. O DEM do Vale do Araranguá deve fechar uma dobradinha com o deputado estadual Ricardo Alba, que deixa o PSL, e vai para o Democratas para concorrer a uma vaga na Câmara Federal. Para esta operação se concretizar, o DEM pretende lançar um nome de Araranguá para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa. A última vez foi com o ex deputado Narciso Parisotto, que migrou para o PSC.

 

SONDAGENS

Já houve a sondagem a pelo menos três nomes: Ricardo Ghellere (sem partido), que foi candidato a prefeito pelo PRTB em 2020; vereador Jorginho Pereira (PP), que manifestou seu desejo de concorrer a deputado estadual, e Marco Antônio Mota, o Motinha, que não descarta sair do partido se a região não permitir ter dois candidatos pelo Vale do Araranguá (um deles é Tiago Zilli, ex prefeito de Turvo). O Democratas irá usar buscar um nome para ser candidato a deputado estadual sob o argumento de é preciso uma provável votação bem menor que as grandes siglas para atingir a legenda eleger um deputado pelo DEM.

 

CONTATOS

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, é pré-candidato governador e estará em Sombrio para a posse do novo Diretório. Seu primeiro contato será com Ricardo Ghellere, após a reunião do partido. Em seguida, deverá conversar com Motinha, que nesta terça-feira (29) estava na capital em compromisso de trabalho. Depois – ainda sem data definida, Loureiro conversa com o vereador Jorginho, que já informou ao presidente do PP, José Hilson Sasso, que tem a intenção de disputar uma cadeira na Alesc e já se articula em busca de apoio para buscar esta vaga.

 

PRÓXIMOS PASSOS

Jorginho deverá conversar com Daniel Viriato Afonso (PP), que foi candidato a prefeito de Araranguá em 2020, depois com o ex prefeito Mariano Mazzuco Neto, que está em viagem, e em seguida com a Executiva do partido. O vereador deverá pedir uma reunião com o Diretório Municipal para comunicar sua decisão. Em tese, o não haverá este espaço no PP porque o deputado estadual Zé Milton é o nome preferencial do PP da região de abrangência da Amesc, o que poderá empurrar Jorginho para buscar outra sigla.

 

DEMOCRATAS

Quando Jorginho estava no MDB e decidiu sair do partido chegou a participar de uma reunião com o PSD, realizada na sede da AABB, mas acabou não aderindo ao partido. O PSD manifestava a tendência de apoiar o MDB em Araranguá, o que fez o vereador optar por uma virada de 360 graus, deixar o MDB e ir para o PP.

Agora, como não tem intenção de continuar como vereador, o Democratas se torna uma possibilidade real.

 

UNESC EM PAUTA

Nesta quarta-feira (29), a reitora Luciane Ceretta e Daniel Preve serão empossados como reitor e vice reeleitos da Unesc. Dia 12 de Julho a reitora estará em Araranguá onde será homenageada na Câmara de Vereadores por indicação do vereador Luciano Pires (Podemos).

 

MOISÉS NÃO VIRÁ AGORA

O governador Carlos Moisés (PSL) não virá a região de abrangência da Amesc dias 1º e 2 de Julho como estava previsto. Ainda não está pronta a documentação para sinalização turística e para execução de mais 5 pórticos na região (Praia Grande, Timbé do Sul, São João do Sul, Morro Grande e Jacinto Machado). Há a possibilidade de vir em Julho para anúncios de um grande pacote de obras como o mirante para o Morro dos Conventos, em Araranguá, um trecho da Rodovia Caminhos do Mar, que liga 4 municípios do litoral (de Passo de Torres a Araranguá); mais um trecho da SC-108 (Jacinto Machado a Praia Grande), e até mesmo a Serra do Faxinal, que está pendente de licença no IBAMA.

 

CONSÓRCIO QUASE LÁ

Prefeitos de Maracajá – Aníbal Brambila (PSD), de Forquilhinha – José Cláudio Gonçalves, o Neguinho (PSD), e de Nova Veneza, Rogério Frigo (PSDB), conheceram segunda-feira (28) o consórcio pioneiro de usina de asfalto do Oeste. Foi em uma reunião virtual com o ex-prefeito de Pinhalzinho e atual deputado estadual, Fabiano da Luz (PT), que começou o consórcio em 2010 com 6 municípios e hoje tem 16. Na época, o Ministério Público, Tribunal de Contas, Badesc e Caixa criaram uma situação jurídica para o consórcio funcionar, receber recursos, emendas parlamentares, dispensar as licitações, financiamentos. O Governo do Estado tem hoje R$ 120 milhões para serem investidos na compra de equipamentos, e hoje há dificuldades para licitar asfalto, porque ele custa R$ 1,2 milhão por quilometro.

 

REAJUSTE SUSPENSO

A Câmara Araranguá aprovou em sessão extraordinária, por 12 votos a favor, 1 voto contra (Jair Anastácio – PT), 1 abstenção (Nelson Soares – PDT) – o presidente Diego Pires (PDT) só vota em caso de empate, o Projeto de Lei encaminhado pelo prefeito César Cesa (MDB) para suspender o reajuste dos servidores públicos municipais até 31/12/2021. A medida foi recomendada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) para adequação do município a Lei 173/2020, que determina o congelamento de reajustes por conta da pandemia.

 

SEM AFASTAMENTO

A bancada de situação tentou aprovar requerimento em que pede o afastamento do presidente do Legislativo, Fernando do Tide (PSL), por 90 dias, para abertura de processo de cassação por falta de decoro parlamentar. Alegam que o áudio enviado aos servidores em que estimulava protesto em frente à Prefeitura de Balneário Gaivota é incompatível com o cargo que ocupa o presidente.

A Mesa Diretora nem deu entrada no pedido, que deverá ser arquivado.

 

PAPEL DO PSD É DE OPOSIÇÃO

Ex-governador, Raimundo Colombo (PSD), que é pré-candidato do partido ao Governo do Estado, participou de reunião com prefeitos e vices segunda-feira, 28, em Florianópolis, e falou no encerramento. Defendeu que o papel do partido é de oposição. “[…] do ponto de vista político, ou o partido se posiciona e faz um projeto independente ou não existe projeto”.

 

DO REPUPLICANOS AO PSD

Depois de muito flertar com o Podemos, o casamento do deputado Hélio Costa (PSD), deve acontecer mesmo é com o PSD. O deputado esteve na reunião do partido e disse: “Eu recebi várias convites. Mas o primeiro que veio a minha mente foi o PSD, pela organização e pela sua importância. Estou à disposição da sigla e de todos vereadores e prefeitos no Estado”.

 

MULHERES FORTES

Em 4 edições do “Parlatório”, que estreou no mês de junho, foram três convidados, e todos eles mulheres: Adelor Lessa, Everaldo Silveira e Upiara Boschi, ouviram primeiro Paulinha (PDT), depois Geovania de Sá (PSD) e na segunda-feira (28), a vez da coordenadora da Embratur para o Sul, Júlia Zanatta (PL), que deve ser candidata a deputada a deputada federal pelo partido que o presidente Bolsonaro escolher.

 

OBRAS NA SC (TAPA-BURACOS)

Finalmente os buracos da SC-447 começam a ser reparados. A Setep iniciou os reparos entre Balneário Arrio do Silva e Araranguá, próximo ao Corpo de Bombeiros. Os recursos são do Governo do Estado via Cimgepa, Consórcio que atende a Amesc.