Search

Reajuste de servidores pode ser congelado; reunião de PT e MDB; atenção ao EJA Maracajá; homenagem a Zezinho; e mais

CAI AUMENTO DOS SERVIDORES DE ARARANGUÁ

Recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de suspensão do reajuste dos servidores de Araranguá motivou uma reunião na tarde desta quinta-feira (24) entre o Sindicato, a Administração e os vereadores para debater o tema.

O paço encaminhou um projeto para suspender os reajustes até 31 de Dezembro deste ano, dados em Março. Depois, retoma-se em Janeiro, quando cai a Lei Complementar 173/2020 – Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus, que congela reajustes de salários aos servidores públicos.

Em reunião em que participaram os vereadores, Simone Zilli, presidente, e Fernando Espíndula, secretário do Sindicato, além do Procurador Geral de Araranguá, Daniel Menezes, secretário Rony da Silva, e vice-prefeito Tano Costa (PSD), ficou encaminhado que haverá uma sessão extraordinária dia 28/6, para aprovar a suspensão da reposição salarial.

O Sindicato é contra, entende que os vereadores devem manter o aumento e derrubar o Projeto de Lei encaminhado pelo prefeito César Cesa (MDB).

Não será necessária devolução do dinheiro recebido de boa-fé e os prefeitos devem tomar medidas administrativas para cessar o pagamento.

Haverá novo debate sobre o projeto de lei nesta sexta-feira (25), 14h30, na sala do vice-prefeito Cristiano “Tano” Costa.

O fato é que o Legislativo também é impactado pela recomendação do TCE e pode sofrer as mesmas sanções que o paço municipal caso mantenha o aumento.

Pelo que está se desenhando, a maioria dos vereadores irá votar com o paço municipal. Ser der empate, o presidente Diego Pires (PDT) deve votar com a Administração, já que ele é o ordenador de despesas do Legislativo.

Prefeituras que resolveram bancar a posição de não dar aumento parece que terão menos o que se incomodar neste momento.

 

OPINIÃO DE SERVIDOR

“Não pensam numa solução alternativa para o funcionalismo… que tal começar repondo os dois e poucos por cento do dissídio de 2020 que não foi dado pelo Mariano e que a 173 não alcança. Suspenso até Dezembro 21, o reajuste desde ano volta, e a folha de janeiro 2022 vai voltar ao “normal”… em março de 2022 tem novo dissídio… com 82 comissionados na Prefeitura, o percentual da folha fermenta em direção aos limites da LRF… agora com as negociações com o PT, provavelmente mais alguns cargos serão preenchidos… Com a imposição da aposentadoria compulsória aos 70 anos com base na Lei Orgânica; que não respeita o princípio da federalização, porque a Constituição fala em 75 anos para os aposentados no regime geral antes de novembro de 2019; parece que a Administração está forçando uma rusga com o quadro funcional efetivo/estável. Me parece que não irão obter o controle baseando-se pontualmente em poucas vantagens de R$ 700,00 e algumas outras sindicâncias”, rebateu o sevidor Paulo Ricardo Pacheco.

 

SAIU A CONVERSA

Aconteceu a primeira reunião oficial entre PT e MDB de Araranguá após as eleições de 2020, combinada pelo presidente interino do MDB, Emerson Almeida, e o presidente do PT, Jair Anastácio.

De acordo com Almeida “foi uma boa conversa, foi a primeira reunião entre as Executivas”. 

“A reunião foi positiva, ambos os partidos demonstraram interesse em continuar discutindo a possibilidade de uma aproximação. Não houve nada mais de concreto. Haverá uma segunda conversa”, contou Jair.

Pelo PT estavam Jair Anastácio, Valdelir “Dé” Cesconetto, Eduardo Martinelli, Joélcio “Sabá” Martins e Camila de Jesus.

Do MDB, estavam prefeito Cesar Cesa (presidente), Emerson Almeida (presidente interino), Alcindo “Negão” Crepaldi e Roni da Silva.

 

HOMENAGEM A ZEZINHO

Ex vereador e vice prefeito eleito de Jacinto Machado em 2020, José Francisco de Aguiar, o Zezinho (PSL), faleceu em Dezembro, vítima de Covid-19. Admirado em muitos setores do município, Zezinho foi homenageado com a alteração do nome da escola Arizona, que passa a chamar-se Escola de Educação Básica José Francisco de Aguiar. A lei foi sancionada na tarde de quinta-feira (24) pelo prefeito João Batista Mezzari, o Gaiola (MDB).

Liderança ativa, com participações em atividades comunitárias, de associações escolares, voluntário no Hospital São Roque e atuante em tudo que fomentasse o benefício da coletividade, o cidadão jacintomachadense nascido em 4 de setembro de 1957 também foi considerado um grande representante popular durante suas duas passagens pelo Legislativo municipal.

Zezinho chegou também a ser eleito e diplomado como vice-prefeito, depois de uma campanha ao lado do atual prefeito Gaiola, onde ambos tiveram a votação de mais de 65% do eleitorado.

Aos 63 anos, o vice-prefeito faleceu em 21/12/20, vítima de Covid-19.

“Mais que um colega de campanha, Zezinho era um amigo, uma liderança querida e reconhecida. Foi uma perda sentida por todos de nosso município, cuja homenagem é mais do que justa”, declarou o prefeito Gaiola.

Após uma sugestão que partiu do Legislativo, prefeito Gaiola enviou à Câmara um projeto de lei autorizando a alteração do nome da escola Arizona, bairro onde residia Zezinho, para Escola de Educação Básica José Francisco de Aguiar. Aprovado, o projeto de lei tornou-se Lei Municipal nº 937/2021, sancionada pelo chefe do Executivo nesta quinta.

 “Um ato da qual me orgulho de executar, homenageando este honrado cidadão de Jacinto Machado, que será agora lembrado pela história do nosso município, tornando-se nome de prédio público”, acrescentou o prefeito.

 

DESPEÇO-ME COM CARINHO

A pandemia do novo coronavírus tem levado muitas pessoas próximas, de nossa relação, de nosso círculo de amizade, parentes. O mais recente deles foi um amigo que aprendi a respeitar durante esta caminhada no meios de comunicação, o publicitário e administrador Fabrício Manfredini.

Ele foi mais uma vítima desta doença maldita, que tem devastado tantos lares, tirado tantas vidas, enterrado tantas mentes brilhantes. Cabeças pensantes foram perdidas, ideias foram interrompidas e muito conhecimento adquirido será enterrado junto com as vítimas da covid-19.

Ele foi professor na Unopar e na FVA; cursou universidades de Administração de Empresas e Administração e Marketing, fez MBA na área.

Trabalhou na extinta Geloko Sorvetes – Sombrio (1996); na Zanoello Troféus – Lages (1999); na Damiller – Piracicaba; e na Queveks do Brasil; em Araranguá. Foi sócio da PB2M Propaganda (2013) e fundou mid360 Marketing (2015). Era sócio da Comunicação (desde 2018).

Fabrício era um cara de papo agradável, leve, sempre positivo. Trocamos muitas ideias neste período. Mais que um extenso currículo, deixa muitas amizades. Foi um prazer te conhecer.

 

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 

O prefeito de Maracajá, Anibal Brambila (PSD), sancionou o Projeto de Lei 011/2021, de autoria do presidente do Legislativo, Matias José Matias (PDT), que institui a realização de campanhas públicas sobre a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Para o vereador Matias, a ideia do Projeto de Lei se deu pela importância que o EJA tem no município, já que muitas pessoas concluem seus estudos nesta modalidade de ensino.

“Atualmente temos cerca de 30 alunos no EJA de Maracajá, sendo que em virtude da pandemia a maioria está estudando de forma remota. É necessário uma ampla divulgação deste projeto, especificando as inscrições, funcionamento das aulas, horários, acredito que haverá uma procura muito maior e isso vai gerar bons resultados, pois teremos mais pessoas finalizando seus estudos e com melhores chances de entrar para o mercado de trabalho”, detalha.

Matias explicou ainda que o EJA é destinado a jovens e adultos, a partir de 15 anos, que não tiveram a oportunidade de estudar ou de concluir o ensino fundamental ou médio na idade prevista.

“É necessário avançar no processo de divulgação desse leque de possibilidades e sobre os trâmites para que possam iniciar a vida escolar ou reiniciar os estudos. A Educação é um direito fundamental, e todos saem ganhando com a população letrada e também qualificada profissionalmente. Nós enquanto agentes públicos precisamos nos esforçar para que haja inclusão de todos na Educação Básica, lançando um olhar sensível para aqueles que não tiveram acesso à Educação. Diante disso, agradeço aos colegas vereadores por dar apoio a este projeto e também ao prefeito por sancionar esta lei”, enfatizou.

O prefeito Anibal Brambila sancionou a lei por entender que a Educação, seja qual for a modalidade – crianças, adolescentes, jovens ou adultos – tem papel fundamental na sociedade e na formação do cidadão.

“Vamos intensificar a divulgação do EJA em nosso município, seja nas redes sociais, entrevistas, rádio ou nos canais oficiais de comunicação da prefeitura. Queremos levar ao conhecimento do maior número de pessoas, que ofertamos a Educação de Jovens e Adultos em Maracajá”, enfatizou o prefeito.

 

EJA MARACAJÁ

EJA (Educação de Jovens e Adultos) é uma modalidade de ensino destinada ao público que não completou, abandonou ou não teve acesso à educação formal na idade apropriada. A EJA foi instituída pelo Governo Federal com o principal objetivo promover a inclusão social e o acesso de jovens e adultos à educação.

Em Maracajá, o EJA funciona de segunda a quinta-feira, na Escola Eufrázio Avelino Rocha, na Vila Beatriz, das 19h às 21h45min. Segundo o Departamento Municipal de Educação, a coordenação é de responsabilidade da Administração, onde o Professor Elvis de Medeiros é o responsável.