Search

Escola promove projeto interdisciplinar “Super-herói da Natureza”

Você conhece o Leyze Boy? Este super-herói é um pouco diferente dos tradicionais. Ele coleta o lixo eletrônico descartado em lugares indevidos e o transforma em equipamentos que o auxilia na luta contra o mal. O Leyze Boy é uma criação do aluno Richard Rissi Soares, do sexto ano, uma atividade que faz parte do projeto interdisciplinar Super-Heróis da Natureza, aplicado nas duas turmas do sexto ano da escola de Educação Básica Praia da Gaivota, localizada em Balneário Gaivota. O trabalho é desenvolvido pelos professores Carolina Carradore, Josiane Porto, Vanessa Colares Borges e Raul Emílio Loretz, sob a coordenação da diretora da escola, Ana Davina Lummertz. Como atividade interdisciplinar, envolve sustentabilidade, leitura, escrita, narração de aventura e língua inglesa.
O projeto Super-Heróis da Natureza iniciou nas aulas de Língua Portuguesa quando a professora Carolina lançou a proposta da criação de um super-herói que tivesse um envolvimento positivo com o ambiente em que o cerca. “Após estudarmos substantivos e adjetivos, montamos uma ficha para darmos início à criação do super-herói. Antes de começarmos a narrativa de aventura, era preciso ter nome, alcunha, poderes, fraquezas, vilão, parceiro, origem, tal qual os super-heróis tradicionais”, explica a professora. Paralelo às aulas de Língua Portuguesa, a professora Josiane Porto trabalhou a mesma ficha em inglês, seguindo o plano de aula do sexto ano. “Ao explorarmos o termo Cosplay, trabalhamos a descrição de alguns personagens já conhecidos do mundo dos super-heróis. Reforçamos o uso adequado dos adjetivos, conhecemos vocabulários atribuídos ao vestuário, das descrições em que cada aluno fez para o seu próprio personagem”, enfatiza a professora.
Nas aulas de Ciências, com os professores Raul e Vanessa, os pequenos aprenderam sobre a importância da sustentabilidade, separação do lixo e ainda tiveram como tarefa a confecção de uma composteira em casa. E dentro do projeto, os alunos também tiveram a visita de profissionais que reforçaram a importância de se reciclar o lixo orgânico. Na última semana, a pedido da professora Vanessa, a bióloga Jucimara Generoso Magenesi, orientadora de laboratório da Escola de Ensino Médio Macário Borba, promoveu uma palestra para a turma do sexto ano. Ela explicou sobre a importância da compostagem que ajuda na redução das sobras de alimentos, tornando uma solução fácil para reciclar os resíduos gerados em casa. Jucimara levou seus equipamentos para mostrar na prática o processo de uma composteira e deixou os alunos curiosos com a presença das minhocas californianas. Elas se alimentam de matéria orgânica que formam o húmus, um material rico em nutriente. Jucimara ensinou os estudantes a fazerem sua própria composteira caseira. “Ela é uma técnica que transforma o lixo orgânico em adubo fertilizante para as plantas e tendo uma em casa, reciclamos o lixo orgânico e ainda temos o adubo líquido para horta e plantas”, reforçou.
Ao fim do bate-papo, a bióloga sorteou dois livros “A Menina em que sonhava em ser Bailarina”, do autor criciumense Luis Carlos Zeferino. Ela também presentou cada aluno com uma garrafa de biofertilizante.
Os apresentaram também seus super-heróis no “Dia do Cosplay” (atividade que consiste em se fantasiar, com acessórios, representando um determinado personagem), trajando as roupas que confeccionaram com materiais recicláveis. Além disso, cada “aluno super-herói” tem uma função socioambiental tanto na escola quanto em casa, como apagar as luzes das salas de aula ao saírem, conscientizarem os alunos a não desperdiçar a merenda escolar, reciclar o lixo. “Esse projeto é de extrema importância para que possamos trabalhar a interdisciplinaridade, além da consciência ambiental. Vamos levá-lo adiante até o fim do ano”, informa a diretora Ana Davina.