Search

“Coisas da política”, disse Maneca sobre a expulsão de Paulinha; IGP acha dose da vacina não usada; o que Hans Donner viu; e mais

HANS DONNER SE IMPRESSIONA COM A CIDADE UNIVERSITÁRIA

Arrojados como sempre, os irmãos Weber, Fernando e Antônio, agregaram ao time uma figura de renome internacional: o premiado, designer gráfico Hans Donner, que mudou a Rede Globo de televisão de patamar e a colocou entre as mais conceituadas do planeta.

O grupo trouxe Hans a Araranguá para conhecer o conceito de cidades planejadas, no empreendimento Cidade Universitária.

No bairro Santa Catarina, numa comunidade afastada do Centro da cidade, nasceu um empreendimento focado na inovação. Há convite para empresas de São Paulo para trazerem projetos tecnológicos para dentro do empreendimento que quer se tornar um polo de inovação do município.

A vinda de Donner foi prestigiado pelo prefeito Cesar Cesa (MDB), pelo vice-prefeito Tano Costa (PSD), presidente do Comitê de Inovação José Roberto Ostetto, diretor geral do Samae, Jairo Costa, entre outras lideranças políticas e empresariais.

Os irmãos Weber estão impulsionando o município de Araranguá a se tornar referência no setor de inovação, e o poder público comprou a ideia, está disposto a ajudar no processo, ser impulsionador da consolidação do projeto.

 

SEM REELEIÇÃO

Ao pé-do-ouvido de César Cesa (MDB), a coluna testemunhou quando Hans Donner perguntou se o prefeito de Araranguá tinha projeto outro mandato e ouviu que “uma mandato apenas está bom para contribuir com a cidade”.

 

PERÍCIA CONFIRMA QUE NÃO HOUVE DOLO

Fui o primeiro jornalista a falar com Jean Murilo Assunção Patrício após viralizar o vídeo em que ele aparece deixando de aplicar a vacina de uma idosa. Ele chegou a ligar pa família dela para se desculpar, mas foi difícil passar pelo tribunal da Internet. Foi massacrado.

Fui o primeiro a noticiar, às 18 horas, no Programa Ponto Final, da Rádio Som Maior, que havia uma perícia do IGP que confirmava a tese do erro, e não do dolo. A caixa de descarte da seringa estava com a dose não aplicada dentro. Ou seja, confirmava a informação de Jean de que havia cometido um erro.

Depois, mediei ao lado de Gregório Silveira e Marciano Bortolin, uma entrevista com Jean Murilo e com seu advogado, Renan Cioff, em que confirmaram a perícia do IGP.

 

PL DIVIDE COORDENAÇÃO

O ex prefeito de Criciúma, Márcio Burigo, trabalha sua pré-candidatura a deputado estadual em 2022. Está em constantes conversas com as lideranças da região da Amesc.

Deve contar com o apoio do Partido Liberal de Sombrio, município em que o partido cedeu a então vice-prefeita ao MDB, Gislaine Cunha, para ser prefeita nas eleições de 2020.

No município, o PL comanda uma das principais secretarias, a de Saúde, com o vereador licenciado Rafael da Silva Santos, o Rafael Enfermeiro, e as pastas da Assistência Social e Procon.

Quem ocupa a cadeira de vereador na Câmara Municipal é Cristian Luchina.

Burigo, que era coordenador macrorregional do PL, fica agora só com a Amrec e passou a coordenação da Amesc para o advogado André Fernandes, que deverá coordenar sua campanha no Vale do Araranguá junto com prefeito de Meleiro, Eder Mattos.

 

PDT EXPULSA PAULINHA

Não é surpreendente a decisão da Executiva do PDT Nacional de expulsar a deputada estadual Ana Paula da Silva, a Paulinha. Isto porque o PDT mirava nela desde antes das eleições de 2018. Havia uma aposta de que seria a segunda mais votada no PDT, mas foi a primeira e com grande votação.

O agora único deputado do PDT, Rodrigo Minotto, até esteve bem próximo de Carlos Moisés (PSL) no início do mandato, mas não foi além. Paulinha, da esquerda, cruzou a linha ao aceitar ser líder de um ”governo de direita”.

O partido a suspendeu e abriu processo disciplinar por indisciplina. Ela bateu de frente com uma das figuras históricas do partido, o todo poderoso Manoel “Maneca” Dias, que é secretário nacional do PDT, amigo do presidente Carlos Lupi.

Ficou, dentro do PDT estadual, em campo oposto a Maneca, que é o presidente e quem comanda o partido.

A Comissão de Ética e Disciplina não perdoou Paulina, a retirou por unanimidade.

O PDT irá tentar tirar-lhe o mandato por infidelidade partidária, mas aí deve “engalhar a balsa”. Acontece que há César Valduga (PC do B) no caminho.

Se fosse um suplente do PDT, ficaria mais fácil convencer a Justiça Eleitoral. Ocorre que em 2018 era permitida a coligação proporcional e o mandato era da coligação, mas não é mais.

Deve ser por aí a linha de defesa de Paulinha, que seguirá sem partido por ora.

 

BATEU DE FRENTE COM MANECA

A coluna ouviu o presidente Maneca Dias, que participou da reunião da Executiva que confirmou a decisão de expulsar Paulinha (sem partido).

Maneca confirma que notificou Paulinha que deixasse de ser líder de Moisés, mas ela desacatou, e que colocou em xeque o mandato. Mesmo sendo vice-presidente foi suspensa das atividades do PDT.

A ata da reunião será encaminhada aos tribunais Superior e Regional Eleitoral, e a Assembleia Legislativa. Paralelo a isto, irá pedir o mandato por infidelidade partidária.

Maneca disse que a perda de uma deputada (que fez 51.739 votos) faz parte da política, e que trabalha para novas filiações, como a de Fernando Coruja (ex deputado), e para montar chapa cheia de deputados com 25 nomes para federal e 40 para estadual.

Em Santa Catarina o PDT, por meio das Fundações Leonel Brizola e Albert Pasqualin, iniciam a construção de um Plano de Governo para Santa Catarina, a partir de 100 núcleos para definição dos temas.

Quanto à as eleições de 2022, Maneca disse que Ciro Gomes é quem deverá liderar a construção de sua candidatura e buscar aliados de centro-esquerda em Santa Catarina.

 

DESCONTENTAMENTO

Nova reunião na casa de Aldo Brognoli (PL) aconteceu nesta quarta-feira (26), para tratar da Assembleia da Cejama, que foi marcada, em desacordo com o que foi combinado com o presidente em exercício Adelar Machado. A chapa 2 para o Conselho Fiscal deve pedir nova impugnação para eleição on line.

 

MOISÉS NA CPI

Carlos Moisés (PSL) está entre os 9 governadores que foram convocados pela Comissao Parlamentar de Inquérito do Senado, a CPI da covid-19.