ENTREVISTA COM FÁBIO SCHIOCHETT
A coluna ouviu na última quinta-feira (20) o deputado federal Fábio Schiochett, presidente estadual do PSL. Ele falou sobre os movimentos que o partido fará após a última reunião da Comissão Executiva do partido.
OS DEPUTADOS
Pelo que foi dito, o PSL pode até não ter candidato majoritário (governador, vice governador ou senador), trabalha para manter os 4 deputados federais.
Deve haver uma conversa a partir desta quarta-feira (26) com Daniel Freitas, Caroline de Toni e Coronel Armando (já recuperado da covid-19) para saber se ficam no PSL.
Sobre a aproximação com Jorginho Mello (PL), Schiochett acredita que o fator Bolsonaro pode favorecer para este caminho. Também manteve diálogo com o pré-candidato Gelson Merísio (PSDB).
O partido já liberou os deputados estaduais Sargento Lima (foi ao PL); Felipe Estêvão (ainda não retornou); Ricardo Alba (aceitou ser liberado pra sair para o DEM); Ana Caroline Campagnolo e Jessé Lopes foram intimados a sair (não terão mais espaço no partido). Somente o Coronel Omir Mocelin foi convidado a ficar e a subir a federal, citado por Schiochett como um dos melhores quadros do partido.
MOISÉS E DANIELA
Quanto ao governador Carlos Moisés (PSL) ele disse que não conversa com ele desde o dia 21/12/2020, há 6 meses. Lembrou que ficou como secretário “ad hoc” da Casa Civil para ajudar o governo. E como compensação, disse que ficou 3 meses com um cargo vago e não abriu espaço para o 1º suplente do PSL, Sargento Floriano, de Joinville.
“Ficou na mesa do Juliano Chiodelli, subchefe da Casa Civil, e ele (Moisés) não chamou.
O governador chegou a exonerar o gerente do Instituto do Meio Ambinete (IMA) em Jaraguá do Sul, base do deputado, e botou um adversário político, o ex vereador Rogério Jung (PSDB).
Quanto ao desempenho do governo, paradoxalmente disse:
“Acredito no governo de Carlos Moisés, é um governo técnico, um baita governo”.
Sobre a vice governadora Daniela ele disse que ela é “Daniela “Biruta de Aeroporto” Reinehr”, que atrasou mais de 30 dias o estado de Santa Catarina. Disse que rompeu com ela em sua primeira passagem pelo cargo.
“Ela vistoriou uma obra com a minha digita, a BR 280, 8km, obra que custa ao todo R$ 250 milhões, e não me convidou”, lamentou Schiochett.
E sobre Daniela Reinehr disse ainda:
“Fiz oposição a Daniela desde o início. Ela não entende o setor público, não é do meio. Fez propostas indecentes para se manter no governo. É da pior estirpe de políticos”.
NOMES DO SUL
Schiochett listou os nomes de Jonatã Coelho, vice prefeito de Balneário Gaivota, pela Amesc, e do vereador Júlio Kaminski, pela Armrec para cadeira estadual na Alesc. Da Amurel ainda tem 3 nomes para definir. Citou prefeitos do norte do Estado como potenciais nomes para o PSL.
Também disse que é difícil Rodrigo Turatti permanecer no partido.
PSL X BOLSONARO
O deputado disse que o PSL está pacificado e que Luciano Bivar está de bem com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Lembra que o PSL apoia Bolsonaro contra o PT, que tem o segundo maior tempo de TV. Lembrou que o líder do PSL, Major Vitor Hugo, Carla Zamebelli (Comissão do Meio Ambiente) e Bia Kicis (CCJ) são apoiadores do presidente.
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
O CASO DA VACINA
O assunto mais falado deste início de semana em Araranguá foi protagonizado pelo estudante de medicina da UFSC, Jean Murilo Assunção Patrício, ao não vacinar uma idosa que iria tomar a segunda dose da vacina.
A Prefeitura de Araranguá emitiu uma ‘nota de repúdio’, depois foi o secretário de Saúde, Henrique Besser quem falou sobre os procedimentos tomados.
Depois o professor Eugênio Simão, diretor do Centro de Ciências da Tecnologia e Saúde do campus da UFSC de Araranguá quem falou do caso e antecipou da reunião que haveria na Universidade.
A coluna conversou com exclusividade com Jean, que passou sua versão do caso, defendendo-se das acusações que sofreu nas redes sociais.
Nesta terça-feira (25), além de a UFSC ter emitido uma nota oficial sobre o caso, e anunciar que tomaria medidas para apurar o caso, o estudante disse que teve uma conversa com a coordenação do curso de medicina.
Jean Murilo Assunção Patrício era servidor municipal e trabalhou à disposição do Presídio Regional como enfermeiro.
PÉ NO ACELERADOR
Nestes primeiros 145 dias de Administração da atual gestão, em que 11 das 15 Prefeituras mudaram de comando, chama atenção o ritmo de trabalho da Prefeitura de Balneário Gaivota.
Desde o início do governo o prefeito Everaldo dos Santos, do PSDB, tem mantido um ritmo constante de obras e ações.
Dentro do Programa Acelera Gaivota tem obras de infraestrutura, na área de Saúde e na Educação, e ações para fomentar o turismo, regularização fundiária e tantas outras.
Kaekinha Começa o mandato com o pé no acelerador.
CHAPA ÚNICA
Dia 10 de Junho, a comunidade escolar deverá definir a reeleição da reitora Luciane Ceretta e do vice reitor Daniel Preve, para comandar a Unesc.
PROJETO DAS BASES
O presidente do PTB de Araranguá, Juliandro Coelho Jacques, viaja nesta quarta-feira (24) para Chapecó, para um encontro de lideranças do partido, reunião que seria na segunda.
EM ARARANGUÁ
Um dos nomes mais influentes da televisão brasileira, a TV Globo, Hans Donner, estará em Araranguá para conhecer o projeto Cidades Inteligentes.
AGÊNCIA DE PUBLICIDADE
Está publicada no Diário Oficial dos Municípios (DOM), a data do sorteio dos inscritos (34 homologados) que irão compor a Subcomissão Técnica (3 membros) para análise e julgamento das propostas técnicas a serem apresentadas em licitação na modalidade Concorrência Pública, que acontece no dia 04 de junho de 2021, às 16h30 min, na sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Araranguá.
Entre os 34 profissionais de comunicação que se se inscreveram para o certame e que foram homologados são 22 da Região Carbonífera – Criciúma (16), Içara (3), Forquilhinha (2) e Balneário Rincão (1); 11 da Região do Vale do Araranguá – Araranguá (9) e Balneário Arroio do Silva; e 1 da grande Florianópolis – São José (1).