Search

Governador na Amesc para entrega de convênios; o futuro do PSL; e muito mais

AGENDA DO GOVERNADOR: O QUE VEM DE VERBAS PARA A AMESC

A agenda do governador Carlos Moisés (PSL) na Amesc, marcada para esta sexta-feira, 15 horas, no Center Shopping Araranguá, por ora, ainda conta apenas com a entrega de equipamentos para laboratório de informática (computadores) para 5 escolas da Amesc: EEB Prof. Isabel Flores Hubbe – Araranguá; EEB Prof Neusa Ostetto Cardoso – Araranguá; EEB Pedro Simon – Ermo; EEB Prof Maria Solange Lopes Borba – São João do Sul; e EEB Catulo da Paixão Cearense – Sombrio.

Até a hora do evento ainda é possível a mudança com acréscimo de outras verbas, como há aconteceu no passado.

Antes, O governador Moisés esteve em Balneário Arroio do Silva para prestigiar o prefeito aliado Evandro Scaini (PSL).

 

O MAPA DAS EMENDAS

Chega à coluna uma tabela das verbas destinadas pelos deputados às regiões da Amesc e Amrec, referente ao orçamento de 2021. Foram 24 dos 40 deputados a destinarem verbas para as 2 regiões. 19 deles destinaram recursos apenas para a Amesc; 3 deles destinaram verbas apenas a Amesc; 5 apenas para a Amrec.

Os 5 deputados que mais destinaram verbas para as duas regiões foram Luiz Fernando Vampiro (MDB); José Milton Scheffer (PP); Julio Garcia (PSD); Rodrigo Minotto (PDT) e Ade de Lucca (MDB).

 

R$ 1 MILHÃO PARA A SAÚDE DA GAIVOTA

“Como representante desta região na Câmara Federal tenho o imenso prazer de visitar Balneário Gaivota e anunciar que estou destinando R$ 1 milhão de reais em emenda para ser usada nos serviços de saúde que tanto precisam diante dessa Pandemia, que vai passar”, disse a Deputada Federal Geovania de Sá (PSDB), em reunião na tarde desta quinta-feira, 20 de maio no gabinete do prefeito.

O prefeito Everaldo “Kekinha” dos Santos (PSDB), vice Jonatã Coelho (PSL), vereadores, Felipe Santos, Jaison Pereira, Josimar Borges e Maria Nunes, agradeceram ao empenho da deputada Geovania que chegam em boa hora. “Esse valor é muito importante para investirmos nos programas de saúde para nossa população. Em poucos meses conseguimos alavancar mais recursos como jamais visto na história do Município”, destacaram o prefeito Kekinha e vice Jonatã.

A Deputada Geovania de Sá também se comprometeu em gestionar junto ao governo federal para liberação de projetos que estão sendo encaminhados pela nova Administração Municipal, em Brasília.

 

BARRA VELHA SEGUE COM ARARANGUÁ

Foi aprovado na Câmara de Vereadores de Araranguá o requerimento para Audiência Pública dia 27 de Maio, em Barra Velha. Será discutido o atendimento daquela comunidade, que já está mais para Balneário Rincão e Içara.

Pelo que foi dito pelos vereadores, dificilmente haverá alguém que queira repassar território para o município vizinho, mas, como em qualquer democracia, é importante ouvir o que as pessoas tem para dizer.

É mais importante que haja abertura da estrada de acesso entre Ilhas e Barra Velha.

Depois que a quarta ponte for construída sobre o Rio Araranguá a realidade daquela região deve mudar. Como o município tem pretensões de fazer o turismo andar no outro lado do rio, não faz sentido ceder este trecho – em torno de 40% de território – da Barra Velha de Araranguá.

Balneário Rincão deverá aguardar um pouco mais para integrar a sua parte da Barra Velha com a área de Araranguá.

A posição do prefeito César Cesar (MDB), dita à coluna em primeira mão, é de que Araranguá não irá ceder território.

 

PREFEITO QUER SOLUÇÃO DO DEINFRA

No início da tarde de quarta-feira (19), o prefeito de Araranguá, Cesar Cesa (MDB), esteve com representantes do Deinfra para cobrar parceria em melhorias em pelo menos dois pontos aonde o município é cortado por uma rodovia estadual: no acesso ao Cemitério Jardim da Paz/loteamento Açores e na entrada para a marina, na rodovia de ligação com Meleiro.

Um novo encontro deve acontecer nos próximos dias para o encaminhamento de projetos que visem as melhorias solicitadas.

Estiveram com o prefeito, o Secretário de Obras e o de Planejamento, Afrânio Ronconi e Emerson Almeida, respectivamente.

 

TRANSMISSÃO AO VIVO DE PROCESSOS LICITATÓRIOS

Proposta foi aprovada pela Câmara e efetivação depende do prefeito de Araranguá, César Antônio Cesa (MDB).

Na noite de quarta-feira (20) o vereador Jorge Luiz Pereira, o Jorginho (Progressistas), aprovou um anteprojeto de lei em que propõe que o Poder Executivo de Araranguá promova a transmissão ao vivo pela Internet de todas as licitações realizadas pela prefeitura.

Segundo Jorginho o objetivo é dar mais transparência aos certames que acontecem dentro da administração municipal. “O anteprojeto surgiu em 2020 e foi aprovado, porém não retornou em forma de projeto de lei para a Câmara de Vereadores e neste ano apresentamos essa matéria”, contou o vereador.

Conforme o legislador, a publicidade e a moralidade são dois dos princípios que regem a administração pública. “Com essas transmissões nós teremos a garantia de que os processos estão sendo feitos de forma justa e transparente. Acreditamos que a administração pública deve divulgar os seus atos, que é uma forma de assegurar a transparência”, salientou Jorginho.

O anteprojeto foi aprovado por unanimidade e segue para avaliação do Executivo Municipal. “Para que nosso anteprojeto seja colocado em prática o prefeito precisa encaminhar um projeto de lei objetivando a transmissão dos certames licitatórios e esperamos que a transparência seja também um dos desejos do Chefe do Executivo”, disse.

 

MORRE GIANESINE: 1º DIRETOR DO IFSC ARARANGUÁ

A instituição publicou em suas redes sociais uma nota de pesar.

“Com grande pesar comunicamos o falecimento do professor aposentado do IFSC, Paulo Gianesini, ocorrido nesta quarta-feira (19), aos 65 anos, em decorrência da Covid-19. Gianesini foi professor do IFSC durante 21 anos, ingressando na instituição em julho de 1998 e obtendo a aposentadoria em julho de 2019, como professor da área de Vestuário do Câmpus Jaraguá do Sul-Centro. O professor também deu grande contribuição à expansão do IFSC no Estado, tendo sido o primeiro diretor-geral do Câmpus Araranguá, em 2008, além de também ter sido diretor do Câmpus Caçador. A direção do Câmpus Araranguá decretou luto oficial de três dias. Aos colegas, amigos e familiares do professor Gianesini, externamos nossas sinceras condolências”.

Gianesini foi diretor quando o IFSC ainda se chamava Cefet, oriundo da antiga Escola Técnica Federal.

 

DAMAS DA AMESC REUNIDAS

Na tarde de quarta-feira (19), aconteceu em Araranguá, na Sede da Amesc, uma reunião realizada para as esposas dos prefeitos e vice-prefeitos da Amesc.

A reunião foi um convite da Assistência Social da Associação e na oportunidade as primeiras-damas e as esposas de vice-prefeitos discutiram sobre as políticas sociais.

Debateram sobre o SUAS (Sistema Único de Assistência Social), que é a Lei que serve para garantir os direitos das famílias mais vulneráveis e para todos aqueles que necessitam de auxílio social.

Foi apresentado à elas também como funciona toda a organização da Assistência Social, como o CRAS e o CREAS.

No encontro, Araranguá foi representado por Dione Cesa e Dirlene Oliveira (Preta).

Para a primeira-dama Dione, a reunião serviu para que as esposas dos prefeitos e vices, conheçam a política de Assistência Social e que melhorem o desempenho de seus papeis.

”Eu sou assistente social, mas foi de grande valia para todas as pessoas envolvidas. Teve troca de experiências e integração” – destaca Dione.

 

QUEM CALA….

A coluna questionou Fábio Schiochett, presidente estadual do PSL, sobre a aproximação com o PL de Jorginho Mello (PL), que postura ser candidato a governador em 2022. E também se é um plano B para o caso de Carlos Moisés (PSL) sair do partido.

Até o fechamento da coluna ainda não havia chegado a resposta.

NOTA: DEPOIS, FÁBIO ATENDEU E FALOU SOBRE TODAS AS QUESTÕES E CONCEDEU UMA ENTREVISTA À COLUNA.

 

PRÊMIO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

A 11ª edição da Certificação de Responsabilidade Social e Troféu Destaque SC foi lançada nesta quinta-feira (20).  O anúncio da abertura do edital para as empresas interessadas em participar teve destaque durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa.

 

CADASTRO GERAL DE MORADORES DE RUA

Um Projeto de Lei quer que o Estado realize cadastro de moradores de rua, em Santa Catarina. A proposta do banco de dados possibilitará aos municípios conhecerem a realidade dos integrantes desse grupo.