Não é necessário muito esforço para perceber que cada um dos municípios do extremo sul catarinense foi presenteado com natureza exuberante e variados atrativos capazes de agradar tipos diferentes de visitantes. Em Jacinto Machado, vales, montes, cânions e a sua própria história de colonização fazem do município um convidativo local para um período de aventura, de lazer ou descanso. Como forma de incentivo a uma economia turística ainda tímida, o governo municipal vem contribuindo com a infraestrutura necessária ao seu desenvolvimento.
Acessos melhorados
Integrante da região turística Caminho dos Cânions e tendo em seu território parte do parque nacional de Serra Geral, Jacinto Machado tem como seus principais atrativos belas trilhas entre os paredões e cânions, com vasta mata atlântica. Pousadas rurais e guias são os principais atores e responsáveis por receber turistas que visitam o município.
Num trabalho de possibilitar que os visitantes alcancem estes atrativos, a administração municipal vem trabalhando no melhoramento dos acessos às comunidades do interior, beneficiando não somente os turistas, mas também os moradores destas regiões. “É, realmente, muito importante para nós esse trabalho. Bom para os moradores e para os que nos visitam”, define Jorge Piazza Teixeira, proprietário da Cachoeira Piazza, um dos pontos turísticos da região de Tigre Preto.
Desde a última semana, as estradas gerais de acesso às comunidades de Tigre Preto e de Engenho Velho têm sido foco de manutenção e melhorias. “Temos muito trabalho ainda a ser feito em prol do turismo de Jacinto Machado. Mas, aos poucos, vamos conseguindo apresentar melhorias que auxiliar no desenvolvimento do setor”, salienta o prefeito João Batista Mezzari, o Gaiola, que esteve acompanhando os trabalhos de servidores e máquinas da secretaria de Obras.
Apoio a novos investidores
Em mais um trabalho de apoio a novos investimentos com foco no turismo, o governo municipal auxilia na terraplanagem do local que vai receber os primeiros passo de um projeto vultuoso e que pretende atrair novos públicos ao município. “Estamos iniciando um projeto em que pretendemos investir mais de R$ 12 milhões em um hotel rural com salão de eventos, cabanas e área para camping”, explica o empresário Jader Tomasi, que atualmente já é um gerador de empregos do município.
A área em questão, com aproximadamente 140 mil metros quadrados, fica aos pés do Morro Itaimbé e com uma visão privilegiada da cidade e dos paredões da Serra Geral. “O hotel rural padrão 4 estrelas terá um salão de eventos com capacidade para 500 pessoas sentadas e já está com o projeto pronto”, descreve Tomasi.
No local que está recebendo a terraplanagem, inicialmente serão construídos chalés para hospedar os turistas, dando o start e viabilizando o restante do projeto. “Não há a menor dúvida de que Jacinto Machado tem um futuro muito promissor no setor turístico. Saber que há pessoas que, como a gente, acreditam nesse futuro e dispostos a investir no turismo é algo que nos orgulha e nos impulsiona”, acrescenta prefeito Gaiola.
Para as próxima semanas, a continuidade dos trabalhos de melhorias dos acessos está prevista para outras regiões do município.