Search

CCR FALA AOS PREFEITOS SOBRE MELHORIAS NA BR-101; E MAIS DOS BASTIDORES

Prefeitos e secretários de Administração e Finanças dos municípios que tem em seu território a passagem da BR 101 no extremo sul catarinense participaram de uma reunião com a CCR Via Costeira. A pauta abordou as melhorias que serão realizadas na rodovia BR 101 e a previsão de retorno de impostos aos municípios sob sua jurisdição.

Foram convidados pelo presidente da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), prefeito de São João do Sul, Moacir Francisco Teixeira, os prefeitos e secretários de Maracajá, Araranguá, Sombrio, Santa Rosa do Sul, Passo de Torres e ainda São João do Sul.

O diretor presidente da CCR Via Costeira, Fausto Camilotti, explanou o processo de trabalhos e melhorias, que incluem ações nos 220,42 KM concedidos, envolvendo 19 municípios de Santa Catarina, sendo seis destes na área da AMESC.

Entre as mudanças estão câmeras de monitoramento integrais em toda a extensão, serviço de atendimento 24 horas e melhorias nos diversos processos como pista e sinalização. Ainda há novas etapas a serem realizadas de benfeitorias. São quase R$ 8 milhões de investimentos, que na região atingem 26,84km de vias marginais, seis passarelas, 11 novos retornos, nove melhorias de acessos, 11 pontos de ônibus completos e três obras de artes especiais.

No quesito da repartição da arrecadação de ISSQN, haverá ainda uma visita em particular após a geração dos valores, que será baseada também pela testada de cada município com a rodovia.

Para o presidente, Moacir Teixeira, é essencial ter este diálogo com a empresa para sanar as dúvidas.

Surgiram ideias de fomentar a questão turística regional e melhorias de segurança para o trânsito.

 

EXTENSÃO DE BR-101 – Maracajá – 9.027,41m; Araranguá – 22.600,339m; Sombrio – 13.825,70m; Santa Rosa do Sul – 10.077,65m; São João do Sul – 8.615,96m; e Passo de Torres – 5.837,23m.

 

CPI DOS RESPIRADORES 

O deputado Ivan Naatz (PL) cumpre agenda na Amesc neste fim de semana na região da Amesc. Passou pelo estúdio da POST TV e falou no Programa Ponto Final, da Rádio Som Maior, conectado com o estúdio da POST TV em Araranguá. Naatz, que é advogado, falou sobre o pedido ao TJSC – negado pelo juiz Carlos Roesler – que pedia o adiamento do julgamento de Carlos Moisés (PSL), marcado para esta sexta-feira (7). O deputado tem agenda em Araranguá, onde conversa com a Executiva do PL e com representantes da Aprasc, que estão ligados ao grupo Endireita Araranguá. Passou na quinta-feira (6) por Balneário Arroio do Silva, onde falou com o prefeito Evandro Scaini (PSL) e vereadores. Em Sombrio, a conversa é com um grupo ligado à prefeita Gislaine Cunha (MDB), e em Meleiro, com o prefeito Eder Mattos (PL) e o vice Pedro Schwartz (PL), e os vereadores Anderson Scarduelli (PL), Domicio Machado (PL) e Morgana Figueiredo (PL).

 

EPAGRI DE VOLTA – A informação que chega à coluna é de que está sendo elaborado o contrato da Epagri com a Prefeitura de Meleiro. O escritório não atende integralmente os agricultores deste que iniciou o ano. 

 

PROMOÇÃO NA PM SC – O comandante da companhia de Turvo, Rogério Ferrigo, foi promovido a major da PM SC. Deverá assumir uma posição de comando em Araranguá. 

 

ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO 1 – O presidente do Conselho de Inovação de Araranguá, procurador José Roberto Ostetto, é um apaixonado pelo tema. Ele representou o prefeito César Cesa (MDB) na reunião que houve no polo de inovação na Cidade Universitária, capitaneada pela Weber Empreendimentos. A agenda aconteceu na quarta-feira (5), e contou com a presença do prof. Dr Mauri Luiz Heerdt, da Unisul, representantes da Ânima Educação – que comprou a operação da Unisul, e os secretários de Administração Rony da Silva e de Planejamento Emerson Almeida. Vai ser apresentado ao prefeito César Cesa um projeto para discutir inovação e bolsas para alunos carentes com recursos oriundos do ISS que a Universidade irá gerar no município. 

 

ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO 2 – Araranguá terá um ecossistema de inovação. Há um andar no Infinity Business Center para receber empresas da área de inovação tecnológica. O sistema de ‘triple hélice’, que conta com membros de três setores, governo, empresas e entidades. Haverá representantes do Sebrae, “Sistema S” – como Senac e Sesc, o governo do município, e os empreendedores do setor. José Roberto Ostetto e a vereadora Lena Périco (MDB) participaram de uma reunião on line com Dorival Borga, prefeito de Videira, sobre rede de inovação.

 

UM TRIO FEMININO 

O vereador Márcio Tubinho (PP) disse na sessão de quarta-feira (5) que a Câmara de Araranguá poderá ter até 3 mulheres no mês de Maio. O Progressistas está trabalhando esta questão internamente e busca que o 1º suplente, Jacinto “Belo” Dassoler (PP) e o 2º suplente, José Paulo Roldão (PP), abram mão de sua vez. O 3º suplente já não é mais empecilho, já que Luiz Carlos Pessi, deixou o PP e foi para o PL, partido que se aproximou do paço municipal via Câmara de Vereadores, com o vereador Luiz da Farmácia (PL). Se conseguirem fechar o acordo, quem assume é a professora Patricia Farias (PP).

 

CHAPA NA BRONCA – A chapa 2 ao Conselho Fiscal da Cejama, entra na Justiça para tentar barrar a assembleia marcada para segunda-feira (10). O grupo também trabalha o nome do ex vice-prefeito de Jacinto Machado, Aldo Brognoli, à presidência da Cooperativa.

 

SESSÃO DA CÂMARA – Na primeira sessão de Maio, os vereadores de Araranguá aprovaram a cessão de uso do respirador adquirido pela Administração para o Hospital Regional de Araranguá – HRA. Pela primeira vez a Câmara de Vereadores tem três vereadores do Morro dos Conventos: Sayonara de Araújo Pessoa (PT), Lena Périco (MDB) e Luciano Pires (PSB).

 

CONGELAMENTO DE SALÁRIOS – Fernando do Tide (PSL), presidente da Câmara de vereadores de Balneário Gaivota, gravou áudio em que convoca servidores para brigar por reajuste. O secretário de Administração, Márcio Abatti, alega que não pode haver reajuste por causa da lei federal, baseado em decisão do STF.  

 

CONSELHO DE EDUCAÇÃO – Entre outros, Andréa Clemes e o ex vereador Adair Jordão são os conselheiros do Ensino Fundamental. A eleição para presidente do Conselho Municipal de Educação acontece após a posse dos novos conselheiros.

 

SERRA DA ROCINHA – Semana termina com a preocupação com a paralisação das obras da BR-285. O Governo Federal prometeu entregar a obra concluída em 2021, e falta pouco mais de 1 km.