Search

Gaivota celebra visita de equipe do Instituto Oscar Niemeyer

Aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 26, a recepção para o Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas, em Balneário Gaivota. Estavam presentes o prefeito Everaldo dos Santos, o Kekinha, o vice-prefeito, Jonatã Coelho, vereadores e servidores da prefeitura, que recepcionaram com um café da manhã o presidente do instituto e bisneto de Oscar Niemeyer, Paulo Sergio Niemeyer, além do diretor de projetos, Thompson da Costa.

O Instituto será responsável pela execução de 3 importantes projetos no município, a construção do Centro Poliesportivo Multiuso, a implantação da rede cicloviária em Lagoa de Fora e a construção e implantação da Casa do Mel.

O tom das falas das autoridades à imprensa era de gratidão. “Esse momento é histórico para o nosso município. Eu sempre comentei que o nosso município teria uma projeção diferenciada, que queríamos das uma oportunidade ao povo gaivotense. E hoje, poder contar com a presença do Paulo aqui, é gratificante. Poder ter esses três projetos hoje, é muito gratificante”, disse Kekinha. Ele ainda pontuou que as obras trarão um novo rosto a Balneário Gaivota e ao turismo da região.

O vice-prefeito, Jonatã, também enalteceu o trabalho de Oscar Niemeyer e declarou que, com a ajuda do Instituto, Gaivota terá uma arquitetura diferenciada. “Vamos entrar num roteiro não só nacional, mas também mundial do turismo. Toda a população agradece por você, Paulo, ter vindo aqui com a sua equipe. Gaivota tem um potencial muito grande, assim como a região”, ponderou.

O diretor de projetos, Thompson da Costa, se disse feliz em, junto do instituto “colaborar para o crescimento do município”.

Hellen Becker, representante do turismo regional, também compareceu ao local e defendeu que, com a união das iniciativas pública e privadas, será possível atrair mais turistas e mostrar mais dos municípios da região. “Hoje podemos pensar em roteiros menores para que possamos contemplar todos os municípios. Parabéns ao instituto e vamos planejar o futuro”, pontuou.

O ex-vereador araranguaense e ex-diretor do IPREV, Marco Antônio Mota, o ‘Motinha’, viabilizou a vinda da Fundação. Para ele, o momento foi emocionante e promete o início de uma nova era. “Ver essa semente que estamos plantando hoje, do desenvolvimento, nos emociona. Muito obrigado por aceitar nosso convite, nosso desafio, para vir sentar conosco projetar o futuro do nosso município, da nossa cidade”, disse.

Esta é a primeira vez que uma equipe do Instituto Oscar Niemeyer visita a Amesc com intuito de colaborar com prefeituras na elaboração e captação de recursos para projetos executivos e arquitetônicos urbanos. Além de Balneário Gaivota, a equipe visitará nesta segunda e terça-feiras Araranguá, Ermo, Capivari de Baixo, Siderópolis e Criciúma. “A passagem da Fundação Oscar Niemeyer na nossa região, sobre a curadoria e chancela do Paulo Niemeyer, bisneto do gênio da arquitetura Oscar Niemeyer, pode mudar o conceito arquitetônico com obras modernas e inovadores em nossa região. Obras que poderão ser inclusive novos equipamentos turísticos e de desenvolvimento sustentável”, comemora Motinha.

Niemeyer morreu em 2012, aos 104 anos, e deixou em suas obras verdadeiros ícones de modernidade e inovação, que levaram o Brasil a um novo patamar mundial. Criada em 1988, a fundação é uma instituição privada sem fins lucrativos, com a missão principal de preservar, divulgar e gerenciar obras com traços do renomado arquiteto. Em seu estimado conjunto de obras, possui mais de 600 projetos contemporâneos espalhados pelo mundo.

Durante a visita foi assinado um termo de cooperação entre o instituto e a prefeitura de Balneário Gaivota, que agora poderá empenhar recursos junto a Brasília para a execução dos projetos.