Depois de quinze anos de existência, o Centro de Triagem e Valorização de Resíduos Sólidos Acendino José Capela, localizado no bairro Espigão Grande, recebeu um equipamento para ajudar os colaboradores no processamento de resíduos. A estrutura total é de 700m2, e conta com maquinários como prensa, elevador de fardo, carregadeira compacta, balança mecânica e esteiras.
Recentemente, a Administração por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, adquiriu uma nova esteira, utilizada na separação do lixo. Segundo o secretário, Geraldo Leandro, os valores investidos foram de cerca de R$ 15 mil. “Com o aval do prefeito, aos poucos vamos investindo nas melhorias do espaço, essa esteira vem para agilizar e melhorar o trabalho dos 10 funcionários que atuam no Centro de Triagem”, disse.
O prefeito Anibal Brambila, acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Geraldo Leandro, e do diretor de Indústria e Comércio, Valmir Pedro, estiveram no início da semana conferindo o funcionamento da esteira e do trabalho realizado no local. “Maracajá está à frente dos demais municípios da região, realizando a separação do lixo, gerando emprego e contribuindo com o Meio Ambiente. Além disso, conseguimos transformar o lixo em dinheiro, já que todo material reciclável é colocado em leilão e o valor revertido em benefícios de Maracajá”, comenta Brambila.
Diariamente o caminhão passa pelos bairros, faz o recolhimento do lixo e leva até o Centro de Triagem, onde é descarregado. Diariamente são coletadas cerca de sete toneladas brutas de resíduos na cidade.
Com o material bom, como papel, papelão, plásticos variados, metais e vidro, a Administração realiza um leilão público, e os valores arrecadados são investidos no próprio espaço.
A Administração lembra da importância da população fazer a separação correta do lixo domiciliar, garantindo uma cidade limpa e sustentável.






