A Secretaria de Saúde de Araranguá está em uma campanha para trazer aos postos quem já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19, mas não voltou para fazer a segunda dose. A assessoria de comunicação do município divulgou, na sexta-feira, dia 16, um apelo à população que já começou o processo de vacinação para comparecer às unidades. “Isto prejudica todo o plano de vacinação, e o torna quase inócuo”, escreveu o setor.
No sábado, dia 17, a secretaria de Saúde chegou a abrir a Unidade do Bom Pastor, para atender exclusivamente pessoas que receberiam a 2° dose até dia 17 de abril. Durante o dia foram aplicadas 728 de segunda dose e 823 de primeira dose para pessoas com 65 anos ou mais. O número é satisfatório, mas ainda está longe do ideal.
De acordo com o secretário de saúde de Araranguá, o médico Henrique Besser, muito deste problema se dá pela falta de informação. “Entendo que a mídia propagou um certo terror em relação aos raros efeitos colaterais com a vacina da Astra-Zeneca. Aparentemente, o problema diminuiu nos últimos dias e a procura neste sábado foi muito boa”, comenta.
Besser diz que o ritmo de vacinação está satisfatório “dentro das limitações determinadas pelo ritmo de chegada dos lotes de vacinas”. Nesta terça-feira, 20, por exemplo, não há nenhuma dose para aplicar nos araranguaenses.
De acordo com o novo boletim de vacinação do estado, divulgado na última sexta-feira, dia 16, a regional de Araranguá já tinha aplicado 32.121 doses, sendo 26.087 de D1 e 6.034 D2.
Números da região
Ainda segundo o boletim, 118,8% dos trabalhadores de saúde já receberam a primeira dose na região, porém, só 57,47% desses receberam a segunda. No caso dos idosos com idade entre 65 e 69 anos, Turvo foi a cidade que registrou maior índice de vacinados com a primeira dose da Amesc: 90,8%. Mas quando o assunto é a aplicação da segunda dose, Praia Grande sai na frente, com um pequeno índice de 1,09%. Apenas Ermo, Morro Grande, Praia Grande, Passo de Torres e Maracajá já começaram a imunizar pessoas com idades entre 60 e 64 anos.






