Search

CAMINHOS DO MAR NO RADAR DOS PREFEITOS; PONTE ILUMINADA; E OS TEMAS DA CÂMARA

O prefeito, Everaldo “Kekinha” dos Santos (PSDB) convidou os prefeitos e vice-prefeitos dos municípios litorâneos para uma reunião na tarde desta última sexta-feira (16).

Além de Balneário Gaivota, participaram os representantes de Balneário Arroio do Silva, Araranguá e Passo de Torres, que tem sob sua jurisdição uma área de 62 km, por onde deve passar a Rodovia Caminhos do Mar (antiga Interpraias).

O objetivo deste encontro foi reativar o projeto “Interpraias” para que os 4 municípios iniciem o projeto executivo e partam a busca de recursos junto ao Governo do Estado.

O que ficou definido é que a Amesc irá buscar junto a Secretaria de Estado da Infraestrutura, hoje sob o comando de Leodegar Tiscoski (PP), uma audiência para conhecimento das tratativas já realizadas até o momento.

Pelo que foi falado, os 4 municípios estão decididos a tirar este projeto do papel.

Um dos maiores entraves para a obra era a (quarta) ponte sobre o Rio Araranguá, que está prestes a iniciar.

Esta rodovia (SC-100) deve trazer o desenvolvimento para o turismo da região Sul.

O importante é manter um discursos conjunto e cobrar das lideranças políticas, fazer pressão, para que o tema fique no radar do Governo do Estado.

 

PELO FIM DA ABSTENÇÃO

Tramita na Câmara Municipal de Vereadores de Araranguá um Projeto de Resolução que suprime o artigo primeiro do artigo 204 do regimento interno da Casa Legislativa. Ele autoriza que os vereadores fiquem impedidos de se abster da votação de projetos, anteprojetos, requerimentos, indicações.

A iniciativa é do presidente do Legislativo municipal, vereador Diego Pires (PDT).

Na opinião de Pires, para sanar dúvidas sobre projetos e outras resoluções o vereador possui tempo hábil.

“Hoje um vereador que tiver dúvida sobre algum projeto pode acrescentar emendas para melhorar alguma proposição ou votar contra e por isso não é válido o voto de abstenção”, defende.

De acordo com o presidente todos os projetos que vão para votação na semana seguinte sempre são informados aos legisladores.

”Adotamos esse método para que os vereadores araranguaenses possam se debruçar em cima das proposições, possibilitando uma votação coerente e responsável” , disse.

Para aprovação, o projeto de resolução deve ser aprovado por maioria absoluta, ou seja, oito votos.

 

PELO FIM DA REELEIÇÃO

O vereador Diego Pires (PDT) apresenta na próxima sessão, segunda-feira (19), um projeto de lei que proíbe a reeleição para presidência da Câmara Municipal, e todos os cargos da mesa diretora para a mesma função na eleição subsequente.

 

PONTE ILUMINADA

A Secretaria de Obras de Araranguá informa que desde quarta-feira, dia 14, a ponte da BR-101, no traçado antigo, já está toda iluminada.

O Dnit, órgão responsável por refazer a iluminação após a reforma da ponte, não a deixou concluída. Diante disto, segundo o Secretário de Obras, Afrânio Ronconi, o município decidiu fazer a ligação elétrica e colocar para funcionar o que considera ser uma necessidade.