Search

Profissionais da Saúde homenageiam vítimas da Covid-19

 

 

 

Maracajá

 

Reflexão, oração, empatia e um minuto de silêncio, nesta sexta-feira (19).

Assim foi marcado o ato dos trabalhadores da Saúde de Maracajá, que se uniram aos demais colegas dos 295 municípios de Santa Catarina, para demonstrar solidariedade aos familiares das vítimas da Covid-19. A ação também chama atenção para o momento difícil que os profissionais enfrentam com cargas horárias exaustivas e alta demanda de atendimento.

A ação aconteceu em frente ao Centro Municipal de Atendimento à Saúde (Cemasas), e contou com a presença do prefeito Anibal Brambila, da diretora de Saúde, Michele Constantino Gonçalves, funcionários da saúde e pacientes.

O chefe de Gabinete, Alirio Leandro, realizou uma oração a todos as pessoas que estão internadas pela Covid-19, aos familiares que perderam um ente querido, e aos profissionais da Saúde, que estão se doando ao máximo para salvar vidas, colocando as suas em risco.

“Foi um momento de emoção, pois como enfermeira já vivi essa realidade dentro de um hospital, onde muitas vidas se perderam devido a esse vírus. Atualmente como diretora de Saúde, tenho o dever de cuidar de uma população inteira, seja com orientações de prevenção ou atendimento médico”, disse Michele.

O prefeito Anibal Brambila enalteceu a dedicação dos profissionais da Saúde que não medem esforços em prol da população de Maracajá.

“Não posso deixar de reconhecer o trabalho de cada um de vocês, muito obrigado! Vamos, juntos, vencer essa pandemia”, declarou.

O prefeito comentou sobre a ‘Carta de Intenção’ para compra de vacinas assinada no início do mês e encaminhada à Federação Catarinense de Municípios (FECAM), que está intermediando a aquisição das doses. 

“Nosso maior sonho é ver toda população maracajaense vacinada. Com isso, já estamos garantindo através desse documento a intenção em comprar as vacinas”, relatou.

O pequeno laço preto fixado em seus uniformes de trabalho e os balões pretos, homenageou todos os profissionais da saúde e pessoas que perderam a vida pela Covid-19. Ao final do minuto de silêncio, os balões foram soltos.

O ato foi idealizado pela coordenação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina- COSEMS/SC.

Respaldado pelo apoio dos secretários municipais de Saúde, o presidente do COSEMS/SC, Dr. Manuel Del Olmo afirma que sem o apoio e a colaboração de cada cidadão catarinense será mais difícil e catastrófica a travessia dessa pandemia.

“Pela terceira vez clamamos apoio à sociedade para que ajude a socorrer a Saúde e siga as regras básicas de combate a esta pandemia ao usar máscaras em todos os locais, higienizar as mãos e cooperar em fazer o distanciamento social”, enfatizou o médico.

Morro Grande

 

Profissionais se reuniram por luto a mortes por Covid-19, exaustão dos profissionais da saúde e pedido de consideração à população.

Na manhã de sexta-feira (19), profissionais da saúde, administração, Polícia Militar e órgãos responsáveis se reuniram em frente a Unidade Mista de Saúde Avelino Mezari, como forma de respeito, luto por mortes devido a Covid-19, um ano de pandemia e consideração aos profissionais que se empenham contra esta doença.

O movimento foi realizado em todo o estado de Santa Catarina, através do COSEMS-SC.

“Nunca sabemos quem serão as pessoas que irão contrair esse vírus, muito menos quem terá um agravo dos sintomas. Gostaria que as pessoas tivessem mais empatia, pois esta doença está nos tirando vidas, muitas vezes precocemente”, relatou a secretária de Saúde de Morro Grande, Eduarda Brovedan.

Os participantes vestiam preto como símbolo de luto pelas vidas perdidas e esforço contínuo. Durante o momento foi realizada uma oração e um minuto com a sirene das ambulâncias ligadas, trabalhando a conscientização da população, para reduzir o contágio.

“Gostaria de agradecer aos profissionais da saúde pelo empenho e por sempre estarem disponíveis para combater a Covid-19. Todos já estão cansados e pedindo que a população tenha mais cuidado. Contudo a saúde mostra-se sempre disposta a ajudar, principalmente neste caso, que é nossa realidade há um ano”, relatou o prefeito, Clélio Daniel Olivo.

Conforme dados da Secretaria da Saúde de Morro Grande, no dia 19 de março o município apresenta nove casos ativos, um óbito e 329 recuperados.

 

Jacinto Machado

 

Numa forma de homenagear todas as vítimas da Covid-19 e também um protesto por todo o desgaste de quem está desde o início da pandemia na linha de frente, profissionais da secretaria municipal de Saúde de Jacinto Machado e também do Hospital São Roque realizaram um minuto de silêncio às 11h30min, desta sexta-feira (19), em frente aos seus locais de trabalho.

 

Com a consciência de que não pode haver trégua na luta contra o coronavírus, mas também demonstrando que não podem vencer esta guerra sem a ajuda e a compreensão de toda a população, profissionais de Saúde de Jacinto machado usaram um laço preto em suas lapelas durante toda a sexta-feira.

Pela manhã, exatamente às 11h30min, paralisaram as atividades e realizaram um minuto de silêncio em frente à unidade central de Saúde e também ao Hospital São Roque, homenageando todos da linha de frente e também a todas as vítimas que perderam a vida para o vírus, assim como a seus familiares.

“É um pequeno ato, mas que simboliza toda a dor e o cansaço de todos que estão há um ano numa luta incessante para reduzir os danos causados por essa pandemia”, conta o secretário municipal de Saúde, Adilson Piva.

 

Meleiro

 

Profissionais de Saúde de Meleiro fazem um minuto de silêncio em homenagem aos que perderam a vida contra a Covid-19

Na sexta-feira, 19 de março, às 11h30min, os profissionais que atuam na Secretaria Municipal de Saúde, Hospital São Judas Tadeu e Unidades Básicas de Saúde, tiraram um minuto de sua jornada para homenagear as pessoas que perderam a vida contra a Covid-19.

O movimento, sem aglomeração e de acordo com as recomendações sanitárias, foi organizado pelo COSEMS – Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de SC.

Os servidores usaram jaleco e um laço preto, em protesto pela exaustão e cansaço que sentem nesta luta que completa um ano.

De acordo com a secretária de Saúde de Meleiro, Elixsandra Motta, o movimento também buscou a conscientização da população e um pedido de apoio para reduzir o contágio.

“Agradeço aos profissionais que estão lutando para salvar vidas, mas precisamos muito que faça a sua parte também”, disse.

O Prefeito Eder Mattos, enviou uma mensagem no grupo de whatsapp dos servidores, agradecendo pelo empenho de todos neste um ano de batalha contra o coronavírus.

“Parabéns minha gente, precisamos manter nosso espírito enaltecido. Contem comigo nesta luta”, disse Mattos, que foi o primeiro chefe de executivo da Amesc a encomendar 6 mil doses de vacinas do Consórcio da FECAM.

Segundo a diretora Administrativa do Hospital São Judas Tadeu, o momento é bastante crítico e também de união.

“Os profissionais de saúde por meio deste ato querem pedir, encarecidamente, a união de todas as autoridades de todos os Poderes e Instituições para que caminhem numa só direção, com a adoção de medidas efetivas capazes para o enfrentamento da COVID-19,” pontuou a diretora administrativa do Hospital Suzana Peruchi.