Search

Câmara dá aval para reajuste dos servidores de Araranguá; e muito mais

SERVIDORES DE ARARANGUÁ TERÃO 4,5% DE REPOSIÇÃO SALARIAL

Deu entrada na Câmara de Vereadores de Araranguá na noite desta quarta-feira (10) e, por acordo, já foi colocado na pauta do dia, a pedido do vereador Jair Anastácio (PT), o Projeto de Lei 008/2021.

Por ele, o Poder Executivo fica autorizado a firmar o acordo feito pelo prefeito César Cesa (MDB) com o Sindicato dos Servidores Municipais de Araranguá (SINDMA). Foi aprovado por unanimidade.

O paço municipal irá conceder reposição salarial aos servidores ativos e inativos da administração direta e indireta com base no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), com impacto direto na folha de pagamento do mês de março.  O reajuste será de 4,52%.

O entendimento é que este reajuste chega antes da PEC Emergencial, que tramita no Congresso Nacional e que pode congelar por quatro anos os salários dos servidores públicos.

Fica mantido o valor atual do vale-alimentação e vale-transporte para servidores que residam a uma distância não inferior de 3 quilômetros do local de trabalho.

A aprovação garantiu que o aumento seja rodado nesta folha a ser pagar dia 30 de Março e abono de R$ 150,00 para serviços gerais que atuam como merendeiras, e benefícios para servidores da balsa e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAMAE). Outras questões como as cláusulas sociais, valor do vale alimentação e plano de saúde, ficaram com a negociação em aberto.

Agora basta a sanção do prefeito César Cesa (MDB) para que entre em vigor.

O Sindicato havia pedido 9% para recuperar o ano anterior, em que não houve reajuste em face da pandemia, mas o paço municipal não concordou e ofereceu 4,5%. 

 

EMENDA PARA O ARROIO

Deputados de outras regiões estão desembarcando na Amesc para deixar emendas impositivas e convênios e os prefeitos estão recebendo a todos.

O deputado estadual Ricardo Alba (PSL), que é de Blumenau, esteve em Balneário Arroio do Silva na manhã desta quarta-feira (10). Firmou compromisso de uma emenda de R$200 mil para a construção de passarelas de madeira na beira da praia, em locais indicados pelos vereadores.

Aba foi recebido pelo prefeito Evandro Scaini (PSL), presidente da Câmara de Vereadores, Vanderlei de Souza, o Lei do Mar Azul (PSL), e vereadores Alan Silva (PSL), Clailton Oliveira (PSDB), Maria Alice Luciano (PSL) e Pedro Coelho (PSL), e o secretários de Administração e Finanças, Wilker Maciel, de saúde, Rogério Ferreira da Costa Junior, e o Assessor Jurídico do legislativo, Felipe Keller.

 

HDJ E A BUROCRACIA

A coluna fez uma pesquisa e descobriu que há em tramitação um processo para ampliação e reforma da UTI do Hospital Dom Joaquim, de Sombrio.

O assunto já foi para a Secretaria de Estado da Saúde (SES), mas, sempre volta com pedidos de novos documentos e da Vigilância Sanitária.

“Com esta burocracia e a demora, o processo já tramita há quase dois anos. Já era para ter convênio há pelo menos um ano”, contou uma fonte. 

 

GRATIFICAÇÃO A PROFISSIONAIS DA SAÚDE

O Plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou, na sessão desta quarta-feira (10), a admissibilidade da Medida Provisória (MP) 233/2020, editada no fim do ano passado pelo Poder Executivo, que trata do pagamento de gratificação aos profissionais da rede de saúde estadual envolvidos no enfrentamento da pandemia da Covid-19. A matéria segue para a análise das comissões permanentes da Alesc e sua conversão em projeto de lei (PL).

A MP prorroga o prazo do pagamento da gratificação. “Com essa medida, o governo visa reconhecer a importância desses profissionais nesta guerra que todos estão enfrentando, em defesa da vida. Reconhece o papel fundamental destes profissionais que arriscam e até perdem suas vidas na defesa do cidadão catarinense”, explicou o líder do Governo e relator da Medida na CCJ, deputado Zé Milton.

_________________________

RETORNO DE LULA

A semana não foi das melhores para o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Começou assistindo ao ministro Fachin, do STF, tirar o processo do ex presidente Lula (PT) das mãos da “República de Curitiba”; depois o STF passou a discutir se o ex-ministro Sérgio Moro deveria ser impedido no caso dos processos contra Lula no âmbito da Operação Lava Jato; nesta quarta-feira (10) vários líderes de associações de policiais falaram contra a PEC emergencial ser lincada com o congelamento de suas carreiras; e fechou com a volta de Luiz Inácio Lula da Silva ao lugar que ele se sente mais confortável: o palco.

 

TERMÔMETRO

Mais tarde, uma pesquisa apresentada pela CNN e contratada junto ao Instituto Real Time Big Data, mostrava que Bolsonaro (sem partido) aparecia com 31% das intenções de voto contra 21% de Lula (PT) e 10% de Sérgio Moro (sem partido).

 

O QUE PENSA?

Lula, com discurso totalmente calculado, fez acenos ao Centrão, lembrou da aliança que fez em 2.002 com o falecido ex vice-presidente José Alencar. Ele disse que seu futuro vice saiu do MDB para o PR a seu pedido e depois voltou ao MDB para continuar seu vice e trazer o partido para a aliança. Sinalizou para uma empresária para compor como vice dele, como Luiza Trajano, dona da rede Magazine Luiza.

Lula fez críticas ao mercado, e voltou a defender que o Banco Central não seja autônomo. Aproveitou para chamar atenção de Ciro Gomes (PDT), para deixar de bater na esquerda.

Lula passa a ser o embaixador da vacina, o que faz com que o presidente Bolsonaro mude o tom de suas atuações.

_________________________

BOLSONARISTA NA CCJ

A deputada federal Bia Kicis (PSL) foi eleita como presidenta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na Câmara dos Deputados.  É a mais importante de todas entre as comissões do parlamento. É a primeira mulher a presidir a CCJ.

_________________________