Search

Avança na Alesc programa que beneficia empresas atingidas por desastres naturais

Avançou nesta terça-feira, dia 2, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, a Alesc, a medida provisória que possibilita empréstimos a juros zero para empresas que foram atingidas por desastres naturais no estado. Com o nome de Recomeça, o programa encaminhado pelo Governo do estado no início de janeiro de 2021, foi aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Primeiramente, o Recomeça beneficiará empreendedores do Alto Vale do Itajaí cujos municípios decretaram calamidade pública, porém, empresas de outras regiões, como as que foram atingidas pelo ciclone-bomba que afetou a região da Amesc em junho de 2020, também poderão ser atendidas.

Os juros serão bancados pelo Estado, por meio da Agência de Fomento de SC (Badesc), e as empresas terão um período de carência para começar a pagar. “SC é uma região com muitas catástrofes e é fundamental um programa que possibilite crédito a juros zero e com carência para o início do pagamento. É preciso agir rápido para que as empresas recomecem, segurando os empregos e a renda dos trabalhadores”, destaca o relator da proposta na CCJ, o deputado estadual Milton Hobus. 

O governador Carlos Moisés defende que com a proposta, os empresários terão mais segurança para investir em áreas castigadas por intempéries climáticas. “Santa Catarina, infelizmente, tem histórico de eventos climáticos extremos. Com a iniciativa, o Governo do Estado garante uma preparação e previsibilidade para empreendedores. É uma forma de estimular as pessoas a se manterem na ativa, ter fé e prosperar”, comenta.