Search

Em que mãos esteve a Educação?; emenda para o Arroio; e muitas notícias de bastidores

QUEM COMANDOU A PASTA DA EDUCAÇÃO DE ARARANGUÁ?

A educação de Araranguá foi comandada ao longo dos últimos 37 anos por uma série de profissionais. A coluna, com apoio do Departamento de Cultura e de ex secretários, fez um levantamento deste seleto grupo que ocupou a Secretaria ao longo de quase 4 décadas.

Maria das Graças Mota, esposa do então prefeito Manoel Mota (1983-1988) e servidora de carreira do magistério, hoje está aposentada ao lado do ex deputado Manoel Mota.

Terezinha Dal Pont foi secretária no governo de Antônio Eduardo Ghizzo (1989-1992). Segundo o próprio Dau, ao lado da adjunta Lia Pereira de Souza.

Ao que chega do conhecimento da coluna, Terezinha está aposentada na capital do Estado.

Dione César, esposa do atual prefeito César Cesa, foi secretária no início da gestão de Neri Garcia (1993-1996), que encerrou o mandato com a professora Olga Pizzolo no cargo.

A atual primeira-dama relembra como foi a experiência:

“Fui secretária no Governo do Neri só por nove meses! No primeiro ano do mandato! Pedi exoneração! E a professora Olga assumiu […] Fiquei só de Janeiro a Outubro. Depois prestei concurso para Assistente Social no mandato do Primo Menegalli e faço parte do quadro até hoje! Estou de licença, sem remuneração! Ser secretária neste mandato foi um dos maiores desafios da minha vida. Assumir a Educação em janeiro, sem nem um funcionário, porque o Neri demitiu todos. Tivemos que montar todo o quadro de profissionais da Educação sem concurso, porque as aulas precisavam ser iniciadas em março! Eu perdi 5 Kg naquele verão! O projeto da escola Jardim Atlântico do Arroio é mérito da minha equipe! Nunca vou esquecer! As crianças assistiam aula em um bar! Fui visitá-las num dia de chuva e vento! E suamos a camisa pra conseguir a escola! Deixei tudo pronto! Mas faz parte do serviço público né?”, contou Dione.

 

E NA ‘ERA PRIMO’?

Na primeira gestão de Primo Menegalli (1997-2000) foram 4 secretários: os professores João Batista Souza, Vânio Coral (in memorian), Jucélia Costa Correa e Margarete Timboni Baran.

Na segunda gestão de Primo Menegalli (2001-2004), Margarete Timboni Baran ficou no cargo até a data em que desincompatibilizou para ser candidata a vereadora. Sua irmã, Valesca Timboni, ficou como interina neste período.

Margarete Timbone Baran, que ficou no Samae de 2017 a 2020, voltou para o município, onde é professora da EM João Matias. Ela começou como secretária adjunta e foi secretária de Educação por quase 6 anos, na metade do primeiro mandato de Primo Menegalli / Mariano Mazzuco e depois no segundo mandato.

 

E NA ‘ERA MARIANO’?

Lia Pereira de Souza assumiu o cargo e ficou em todo o mandato de Mariano Mazzuco (2005-2008).

Reeleito, Mariano Mazzuco (2009-2012), o cargo ficou com o PT, que indicou Alexandre Rocha. Quando o PT saiu do governo, no final do mandato, Lia Pereira de Souza foi novamente escalada.

Na gestão de Sandro Maciel (2013-2016), a professora Rosângela Marcelino Casagrande ficou no cargo até a data em que desincompatibilizou para ser candidata a vereadora. Ela hoje está aposentada. Valdina Darós de Lucca complementou o mandato do PT, é professora de História no município de Araranguá e orientadora educacional na escola EEB Governador Hildo Meneghetti, em Passo de Torres.

Na terceira gestão de Mariano Mazzuco (2017-2020), em todo o mandato, a professora Ariane Almeida ocupou o posto.

Atualmente, na gestão de César Cesar (2021-2024), Mariluce Bilck, que deixou o Estado, assumiu o comando da pasta.

 

COMUNICAÇÃO NA UNESC

O publicitário Vinícius Magalhães foi o palestrante da noite desta quinta-feira (11) da Ecocria, Escola de Comunicação Criativa da Unesc.

 

EMENDA DE R$180 MIL

O município de Balneário Arroio do Silva recebe emenda de R$180 mil do deputado estadual José Milton Scheffer (PP) para aquisição de uma mini carregadeira para fazer o serviço de limpeza urbana e agilizar os serviços da Secretaria de Obras, comandada por Lourenço Conti Neto.

O tesoureiro geral, Dionatan Giusti, e a presidenta do PP arroiosilvense, Denisa Santos, fizeram a entrega do convênio no gabinete do prefeito Evandro Scaini (PSL).

O PP, que iria ter chapa própria nas eleições e acabou ao final sem candidato majoritário e acabou dando “apoio branco” a Scaini em 2020.

 

MOÇÃO PARA BOMBEIROS

Na última semana o vereador Luciano Pires (Podemos), deu entrada em uma moção de reconhecimento aos Bombeiros Militares, João Ricardo Ferreira da Costa e Mateus Humberto Maciel Batista, por ato de bravura, resgatando um casal de idosos e detendo o incêndio em um apartamento, em 29 de dezembro.

Os militares estavam no Posto Central de Guarda-Vidas do Morro dos Conventos, quando arriscaram as suas vidas e ficaram intoxicados com a fumaça ao iniciarem o combate a um incêndio em um apartamento nas proximidades do posto.

Conforme o vereador, antes mesmo da chegada do veículo de bomba de tanque resgate, eles tiveram um ato de bravura resgatando um casal de idosos.

“Eles estavam no posto de guarda-vidas e ao verem a situação praticamente arriscaram a sua vida, iniciando o primeiro combate com extintores e sistema hidráulico preventivo e evacuação dos moradores do prédio do incêndio e por isso são merecedores”, enfatizou.

A votação da moção será agendada para as próximas sessões da casa legislativa.

Estas moções servem para pontuação e promoção na carreira dos militares.

 

FRANCA RECUPERAÇÃO

O X9 preferido da galera do meio dos eventos, Joelson Medeiros, o popular Xororó, se recupera bem de uma cirurgia cardíaca complicada. Está em casa.

Do meio de promoção de eventos, o empresário foi um dos primeiros a contrair o novo cororonavírus. Passou bem, se recuperou, e agora passa por maus bocados.

 

PROCEDIMENTO PADRÃO

O ex-governador Eduardo Moreira (MDB) fica com os bens indisponíveis enquanto tramita o processo que investiga desvios de recursos na Celesc quando ele era o diretor geral.

 

DEM NÃO FOI SONDADO

Lideranças da direção do Democratas de Araranguá não foram contatadas pelo ex PRTBista Ricardo Ghellere sobre a possibilidade de ele entrar no partido. Um dos membros da Comissão Provisória garante que o contato, se houve, foi o a direção estadual ou regional. O DEM já tem Lisiane Tuon como pré-candidata a deputada.

 

POSSE AGENDADA

Está agendada a data da posse do presidente eleito da Cooperativa de Eletricidade de Praia Grande (Ceprag). Patrique de Alencar Homem assume a presidência dia 1° de Abril.