Search

CAMINHOS DO PP; PARQUE BELINZONE; DEM SOMBRIO; DEPUTADO DA AMESC; ACELERA GAIVOTA; E MAIS

O CAMINHO DO PSB: OPOSIÇÃO A MOISÉS E A BOLSONARO?

O arco de alianças do PSB, que é um partido de Centro Esquerda, e segue, desde a gestão de Cláudio Vignatti, um caminho diferente do anterior, da era Paulinho Bornhausen, cujo grupo foi para o podemos.

O PSB trabalha na busca de lideranças e na formação política com a construção de políticas públicas para apresentar em seu projeto. O partido quer ter 60 nomes para disputar vaga no Parlamento Estadual e outros 25 para a Câmara Federal, com a aposta de que a eleição para o PSB necessita de votações menores para eleger representantes.

As lideranças do PSB apontam para a Amesc, que tem o menor IDH do estado, como região que tem necessidade de melhorar a representatividade política, há espaço.

A ida do MDB e do PP para o governo Moisés (PSL) pode indicar alguns sinais. A aposta de Vignatti é de que o governador não irá à reeleição. O MDB deverá ir de Dário Berger. O Democratas quer espaço para Gean Loureiro.

Este deve ser o norte para futuras alianças, a busca de parceiros que pensem Santa Catarina de forma semelhante. Não dá para cravar se o PSB terá ou não candidato a governador ou para o Senado.

Para Vignatti, tudo irá depender da política nacional, da posição do PSB em 2022, e aponta como nomes principais para a corrida presidencial o do governador Paulo Câmara; ex–governador de São Paulo, Márcio França; e o deputado federal Alessandro Molon.

Outra questão que pode vir forte é da fusão dos partidos ideologicamente parecidos. Há uma discussão de PSB, PV e Rede. Assim como no campo da direita, o PSD e o DEM discutem uma fusão (eram o PFL).

 

CHICO POSE IR PARA O PSB?

Sobre a nota da coluna sobre a passagem de Cláudio Vignatti (PSB) pela Amesc, acompanhado do coordenador macrorregional Fábio Brezola (PSB) e do agora coordenador regional Alex Bristot (PSB), é preciso fazer um reparo.

A nota dizia que a vinda do PSB havia levado ao interesse de lideranças do PT, que não foram convidadas para a agenda.

Quanto ao ex vereador Chico Merêncio, que está sem partido, na verdade o PSB chegou a sondar a possibilidade de conversar, mas o próprio Chico, que saiu há pouco do PT, ainda não decidiu seu caminho e preferiu não acompanhar a agenda.

 

O QUE DISSE TINA ROSSO?

A nota da suplente de deputada federal Tina Rosso (PSB), que questiona a liderança de Fábio Brezola, apontado como coordenador da macrorregião Sul foi a seguinte:

“O PSB estadual instala núcleos regionais para expandir a nomenclatura, e chama dirigente da AMREC para articular sobre região da AMESC, o Fábio Brezola. Bem por isso que o PSB em SC não desenvolve com a seriedade merecida. Entra presidente e sai presidente, e as executivas continuam sendo cartoriais, conforme a conveniência para fins eleitoreira. Fábio é da Região da AMREC, dos municípios da Região Carbonífera, e a AMESC, sediada no município polo Araranguá, região extremo sul, tem executiva, participou das eleições e elegeu 8 vereadores na coligação (PP, PDT, Podemos, PT e PSB). Enfrentou todos os problemas, e foi fiel até as últimas consequências. E esta comissão hora ajustada. Hoje, não representa a região da AMESC. Deveriam ter mais respeito e cuidado com a lideranças mulheres que são membros das executivas. Não é a primeira vez que o Sr. Fábio Brezola desrespeita o Estatuto Nacional e tenta relativizar este fato. Penso que o presidente deveria usar o telefone. Quem sabe o mapa do TRE para consultar as lideranças. Se é que desconhece. O tempo de convocar mulheres para preencher chapa e servir de laranja nunca esteve no PSB.  E não temos espaço para o machismo dentro da sigla fortalecida nacionalmente por equivalência e muitas lutas femininas. De baixo par cima, em todos os espaços, somos presença indiscutível com os quadros que dispomos a enfrentar este estado de coisas.  De modo que, passar por cima de nossas prerrogativas, se constitui violação grave do nosso Estatuto. Vamos encaminhar à SECRETARIA NACIONAL DE MULHERES e à DIREÇAO NACIONAL exigindo atenção a este preceito fundamental” – Albertina Rosso, Segunda Suplente de Deputada Federal em vigor até 2022, Pelo PSB nova gestão. Direção Estadual coletivo LGBTQ Socialista. Presidente Executiva Municipal Araranguá.

 

DEM DE SOMBRIO DE OLHO EM 2022

A Comissão Executiva do Democratas de Sombrio, na última quinta-feira (28), fez uma reunião de trabalho para avaliar o resultado das eleições de 2020.

O partido teve um bom desempenho nas urnas e já projeta a atuação nas eleições de 2022.

O DEM teve participação importante na vitória de Gislaine Cunha (MDB) e Jeriel Isoppo (MDB), nas eleição municipais, quando atingiu 10% da votação do município. O partido ajudou a eleger um vereador e articulou a vitória Gean Albino na presidência da Câmara de Vereadores.

O partido avaliou que o apoio à candidata apoiada por Zênio Cardoso (MDB), fez a diferença já que o candidato Cristian Rosa (PP) acabou com apenas 5% de votos a menos que a atual prefeita. Isto porque, o grupo de lideranças que saiu do DEM, em sua grande maioria, era de progressistas.

A sigla tem mais de 500 filiados.

Na reunião, o presidente do Poder Legislativo, Gean Albino (MDB), em seu discurso, disse que “seguirá firme e forte no projeto do Democratas”. Ele fez um balanço do primeiro mês na Câmara de Vereadores, e disse estar grato pelo trabalho de cada candidato que lhe ajudou na somatória da legenda.

Na avaliação das lideranças presentes, o partido passa a ser a terceira força do município.

O presidente do partido Rudmar Quartieiro agradeceu presença de todos na reunião e pelo esforço durante a campanha.

“Peço que o grupo siga unido e dê apoio ao presidente do Legislativo. Teremos grandes ações do partido em 2022, com Gean Loureiro, prefeito Florianópolis, como grande líder estadual”.

 

ESPAÇO ABERTO NO VALE

O ex–prefeito de Turvo, Tiago Zilli (MDB), é a principal liderança do partido no momento apta para a disputa de uma vaga na Assembleia Legislativa. Está de férias neste mês de janeiro em Balneário Arroio do Silva, e retoma as atividades nas Lojas Adelino em fevereiro. A partir de março já deve ter uma definição de seu caminho.

Pelo espaço que existe no momento, depois da aposentadoria de Manoel Mota (MDB), pelo espaço que pode se abrir no PP se Zé Milton disputar vaga federal – caso Jorge Boeira (PP) não volte a buscar uma cadeira, com espaço para chapa majoritária – ou ainda pela carência de força política do Vale, o momento é propício para o MDB, maior partido do Estado, e para Zilli, que tem liderança reconhecida. Ele deve sim aceitar e começar a trabalhar para consolidar seu nome na Amrec e Amurel.

 

SASSO SOBRE O PARQUE

Postei em minha página do Facebook esta nota: “O açude Belinzone não terá parque, ao menos no projeto atual que será entregue”.

O ex presidente do Samae, José Hilson Sasso (PP), se manifestou sobre o tema:

“Falo com propriedade. Sempre foi falado na mídia, para todos, que o projeto iniciou há mais de 15 anos, mas foi embargado. Nós, reiniciamos a primeira etapa, que era e está sendo o fechamento de toda a área adquirida pelo Samae para a proteção deste tão importante manancial. Aproveitamos o projeto e, já pensando no futuro parque, fizemos os portais, calçadas e estacionamentos. Também com a retirada dos pinus, plantamos árvores nativas e frutíferas para os pássaros, as pessoas, e o próprio meio ambiente, embelezando ainda mais o local. O vídeo que mostramos, que foi aprovado pela população, e que ficou muito bonito, seria a segunda etapa feita pela Prefeitura, que tinha o aval do prefeito. Então, e só está Administração dar continuidade. Já existe o projeto. Só depende dela, o Samae já fez a sua parte”.

 

SINTONIA COM O ZÉ

Na sexta-feira (29), os vereadores Douglas Michels (PP) e Diran Martins (PP) foram até a capital do estado para uma conversa com o deputado Zé Milton (PP). O agora novo líder do governador Moisés na Assembleia Legislativa se comprometeu em ser parceiro em projetos futuros da bancada progressista na Câmara de Vereadores de Araranguá.

A bancada tem 4 vereadores jovens (conta com Márcio Tubinho e Jorginho) e deverá ter muitos projetos para apresentar.

 

PAG – PROGRAMA ACELERA GAIVOTA

O prefeito Everaldo “Kekinha” dos Santos (PSDB) e seu vice Jonatã Coelho (PSL) reuniram a imprensa regional e em Balneário Gaivota na sexta-feira (29) para uma prestação de contas dos 30 dias de governo. Aproveitaram para atualizar a situação dos convênios herdados da gestão anterior, para anunciar obras, entregar ordens de serviço para as Secretarias de Educação e Obras e equipamentos para os Conselhos de Agricultura.

 

RETORNO DA CHAPE

O Avai, mesmo com a derrota, acabou ajudando a Chapecoense a ser campeã brasileira da série B do Campeonato Brasileiro. Avaí permanece na B, e terá companhia do Brusque. Criciúma terá a companhia do Figueirense na série C.