Search

O COLEGIADO DO KEKINHA; NOVO COMANDO NA AMESC; CHICO FORA DO PT; E MAIS

*O que foi notícia e o que será notícia neste início do novo ano, na coluna, você acompanha nas edições dos jornais Sul Catarinense, Enfoque Popular e Post TV.

 

O NOVO COLEGIADO DO KEKINHA

O novo governo de Balneário Gaivota, do prefeito Everaldo “Kekinha” dos Santos (PSDB) e de Jonatã Coelho (PSL) está sendo formatado com uma equipe técnica. Ele busca nomes na região para compor seu colegiado, o que também acaba rendendo críticas, já que os locais acham que existem profissionais locais capacitados para os cargos.

No entanto, nossa região é grande, mas tem menos de 200 mil habitantes. É comum servidores comissionados serem chamados para atuar nos municípios vizinhos. E são vários os casos.

Mesmo na gestão de Ronaldinho (PP) era assim, faz parte do processo. O prefeito quer sempre montar o melhor time. Kekinha está apostando em profissionais mais experientes.  Se não forem bem, o prefeito pode substituir.

Márcio Luiz Abatti, que morador do Balneário, será o secretário de Administração e Finanças. Ele cumpriu este papel no segundo mandato de Antônio de Fáveri (PT), e no de Jonas Gomes de Souza (MDB) em Passo de Torres.

A secretária de Planejamento e Convênios será a publicitária Cíntia Brígido Silveira. Ela era secretária de Turismo de Turvo, com experiência na área de convênios.

Caio Barp, de Passo de Torres, irá cuidar das licitações. De Turvo, tem ainda Sueli (tesouraria); Priscila (Compras); e Patel (Recursos Humanos).

 

MDB ASSUME AMESC

O prefeito reeleito de São João do Sul, Moacir Teixeira (MDB), foi o primeiro a assumir o comando da Amesc na nova gestão junto com a diretoria e conselheiros. Foram eleitos 5 prefeitos do MDB; 5 do PP; 2 PSDB; e com 1 apenas de PSL, PL e PSD.

Em tese, o prefeito de Timbé do Sul, Betinho Biava (PP) – prefeito reeleito; um dos 2 do PSDB, Kekinha ou Almides, terá 1 ano; e 1 deverá ficar com Éder Mattos (PL), já que Brambila (PSD) está no primeiro mandato, e Evandro (PSL) já foi presidente.

Como Tiago Zilli (MDB) deixou o comando em Turvo, o prefeito Gaiola Mezzari (MDB) ficou no comando do CIMGEPA, Consórcio dos municípios da Amesc responsável pela manutenção das rodovias em parceria com o Governo do Estado.

 

E O CIS AMESC?

O presidente Aldoir “Zica” Cadorin (PSD), marcou para o dia 11 de janeiro, 13 horas, uma Assembleia Geral Ordinária (AGO) para definir os rumos do Consórcio Intermunicipal de Saúde – CIS Amesc. Será definido o planejamento para o ano de 2021 e ainda haverá eleição da nova Diretoria e Conselho Fiscal.

Houve uma mudança no Regimento Interno para que o presidente seja o mesmo do CIS Amesc para que não fique um ex-prefeito como presidente.

Era para Ronaldo Pereira da Silva (PP) ter assumido o cargo para unificar o comando da Amesc e do Consórcio, mas decidiu não assumir até que a situação do CIS Amesc fosse reorganizada.

Com isto, Zica Cadorin (PSD) ficou no posto até a escolha do novo comando.

 

APOSENTADORIA

Moacir Rovaris deixa a Amesc, onde era o atual secretário executivo, e se aposenta dia 15 de janeiro, depois de 38 anos de carreira. Em seu histórico, está ainda a coo-fundação da Rádio Imigrantes junto a um grupo de empresários.

 

NOVO EXECUTIVO

O novo secretário executivo deverá ser alguém da proximidade de Moacir Teixeira (PSD). Embora o presidente da Amesc não tenha adiantado o nome ainda, a aposta da coluna é que será alguém da região do Mampituba.

 

ÁREA EDUCACIONAL

Nesta quinta-feira (7), o prefeito, Everaldo dos Santos (PSDB) e o vice-prefeito, Jonatã Coelho (PSL), de Balneário Gaivota, receberam a equipe técnica e direção da Faculdade FVA, para conhecer as oportunidades de ensino técnico e profissionalizante da entidade, com intuito de executar projetos no município, atendendo jovens e adolescentes para inseri-los no mercado de trabalho. O objetivo é proporcionar capacitação e profissionalização construindo através do ensino e da educação, carreiras profissionais consolidadas. 

 

NOVO COMANDO

Eleita em chapa única, a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Araranguá – Sindma, sob o comando de Simone Zilli, tomou posse no dia 6 de Janeiro.

 

CHICO SEM PARTIDO

O ex vereador Eduardo “Chico” Merêncio não é mais do Partido dos Trabalhadores, partido pelo qual foi eleito por 2 mandatos, depois secretário de Assistência Social e candidato a prefeito em 2016. Ele havia deixado o PT e ido para o PSOL, mas fez o caminho de volta. Agora, depois de não ter sido eleito em 2020, quando foi candidato vereador Chico do Mensageiros pediu desfiliação e está sem partido.

 

VAI TER DISPUTA

Acontece dia 16 de janeiro a eleição para o comando da Ceprag, de Praia Grande. Além da chapa 1, capitaneada por Patrique Homem (de situação), foi inscrita a chapa 2, de Alceu da Bebida.

 

PAROU POR UM DIA

A travessia no Rio Araranguá ficou paralisada na quarta-feira (6) por falta de condutor. O próprio servidor informou que estava de folga e foi viajar. Quando retornava, teve problemas mecânicos no carro em Florianópolis e não conseguiu se apresentar para o trabalho. Os trabalhos foram retomados na quinta-feira (7).

 

DE UTILIDADE PÚBLICA:

“Torna-se frequente a prática de crimes de extorsão usando fotos de delegados de polícia sem autorização e em perfis falsos para intimidar vítimas que tiveram contatos com supostas adolescentes via redes sociais. Recentemente foto deste delegado de polícia foi usada para tal atividade criminosa. Alerto a todos que este Delegado Regional não autorizou ninguém, nem contata pessoas por WhatsApp ou outras redes sociais para alertar, advertir, intimidar ou qualquer outra comunicação sobre conversas de pessoas com adolescentes ou qualquer outro fato similar.

As pessoas que receberem comunicação de tal natureza devem procurar uma delegacia de polícia” – Diego Archer de Haro, Delegado Regional de Polícia de Araranguá.