Search

COMPOSIÇÃO DO NOVO GOVERNO; TRANSIÇÕES; VINDA DO GOVERNADOR; E MAIS

AS NOVAS CARAS DA ADMINISTRAÇÃO DE ARARANGUÁ

Depois de antecipar o nome da nova secretária de Educação de Araranguá, que será Mariluce Bilk, diretora da EEB Julieta Aguiar Bertoncini, a coluna obteve a informação extraoficial de outros nomes para compor o novo governo de César Cesa (MDB) e Tano Costa (PSD), a partir de primeiro de janeiro.

O médico Henrique Besser deverá ser o secretário de Saúde. Ele já ocupou o cargo na gestão de Mariano Mazzuco (PP) e César Cesar (PPS) – 2005 a 2008. É amigo pessoal e profissional da confiança do novo prefeito.

O empresário Jairo do Canto Costa (PSD) deve ser o diretor geral do Samae. Jairinho foi vereador e presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá, também na
gestão Mariano/César, quando se elegeu pelo PPS.

O empresário Maureci Raul Rodrigues (Republicanos) deverá comandar a Fundação de Meio Ambiente de Araranguá – FAMA. Amigo pessoal de César, foi coordenador da campanha Mariano/César em 2004. Em 2012, estava em campo oposto, apoiou Sandro Maciel (PT) e foi Secretário do Interior. Nesta campanha, como presidente do Republicanos (ex-PRB), Maureci se reaproximou de César e foi um dos coordenadores da campanha de César/Tano.

O servidor do setor de obras, Afrânio Ronconi (MDB), deverá ser o secretário de Obras. Ele foi candidato a vereador e ficou como suplente na Câmara. Tem uma folha de serviços prestados ao município. Foi secretário de obras na gestão de Sandro Maciel (PT) e interino no governo de Mariano Mazzuco (PP).

 

OS TIMES DAS TRANSIÇÃO

Desde a semana passada, foi formada uma comissão de transição (Decreto 9542/20) com uma equipe indicada pelo prefeito Mariano Mazzuco Neto (PP), com o seguintes membros:

  1. a) Auderi Antônio de Castro – Secretário Municipal de Administração;
  2. b) Nelson Nunes – Controle Interno;
  3. c) Rosana B. Rafael de Souza – Secretária de Finanças;
  4. d) Henrique Cruz Mota – Secretário de Governo.

A equipe indicada pelo prefeito eleito Cesar Antônio Cesa (MDB) tem os seguintes membros:

  1. a) Volnei Roniel Bianchin da Silva;
  2. b) João Inácio Barbosa;
  3. c) Nelson Silva Nunes Junior;
  4. d) Márcio Michel Jumes de Souza;
  5. e) Giancarlo Soares de Souza;
  6. f) Daniel Menezes de Carvalho Rodrigues

 

GOVERNADOR VIRÁ QUARTA A ARARANGUÁ

Em reunião virtual com a Bancada do Sul, neste domingo (6), o governador Carlos Moisés confirmou agenda em Araranguá, Forquilhinha e Criciúma nesta semana. A coluna havia falado que a agenda seria quinta, dia 10.

Ficou definido que virá na quarta-feira (9), o governador estará na Cidade das Avenidas para entregar a ordem de serviço da Ponte sobre o Rio Araranguá, que terá cerca de 250 metros de extensão e ligará a comunidade do Morro dos Conventos com o distrito de Hercílio Luz e o Balneário Ilhas. Passará também pela Rodovia Jacob Westrup que liga Maracajá a Forquilhinha.

Na quinta-feira (10) o Governador assinará o pagamento do convênio para o Centro de Inovação Tecnológica, na ACIC, em Criciúma, e após segue para a Comunidade de Verdinho para assinar a ordem de serviço de pavimentação da Rodovia Jorge Lacerda.

 

DÍVIDA COM A AMESC

Durante a reunião, o deputado estadual Zé Milton pediu ao Governador como prioridade para o próximo ano na região as obras de pavimentação da Serra do Faxinal e da SC-108 Jacinto Machado a Praia Grande, esta obra também é uma demanda da bancada do Sul, como a ponte em Araranguá.

“Essa é uma dívida antiga do Estado com a região e contamos com o seu empenho para que elas saiam do papel. Sabemos do seu olhar atento para o Extremo Sul e por isto, pedimos que estas obras entrem na agenda 2021 do Estado como prioridade”, defendeu Zé Milton, que teve respaldo da Bancada do Sul e do Governador que irá incluir na pauta de obras prioritárias do Estado.

Estavam na reunião os deputados estaduais Ada de Luca (MDB), Volnei Webber (MDB), Luiz Fernando Vampiro (MDB), José Milton Scheffer (PP), Rodrigo Minotto (PDT), Felipe Estevão (PSL), Gisela Scaini representando Júlio Garcia (PSD), Eron Giordani e outros secretários de Estado.

 

TRANSIÇÃO NO ARROIO

Três nomes indicados pelo prefeito Evandro Scaini (PSL) começam esta semana a fazer a transição entre o atual e o novo governo do município.

 

ÚLTIMAS DA SEMANA

  • O vereador Jose Paulo Roldão (PP) está melhor da Covid-19, se recupera no Hospital São José, de Criciúma;
  • A secretária de Finanças de Araranguá, Rosana Rafael, volta ao trabalho depois de recuperada da segunda contaminação pela covid-19;
  • O procurador geral Dik Robert Daniel ainda não retornou, também se recupera da covid-19;
  • A vereadora Maria Alice Luciano (PSL) está em tratamento por causa da covid-19;
  • A Câmara de Araranguá tem uma chapa inscrita – 5 nomes, um G-8 com os 8 vereadores eleitos pela chapa de Daniel Viriato (PP);
  • O PSL do Arroio deve definir esta semana os 2 vereadores que irão presidir a Câmara de 2021 a 2024;
  • Dia 27 de Novembro a juíza Tânia Mara Luz declarou os vencedores das eleições de Araranguá, Balneário Arroio do Silva e Maracajá, e anunciou para dia 16 de dezembro, às 17h, a data para expedição dos diplomas;