Search

CARAVANA MDB NA AMESC; VÍDEO DO MOURÃO; PESQUISAS E MAIS

CARAVANA DO MDB EM ARARANGUÁ PARA APOIAR CESAR E TANO

Lideranças do MDB de Santa Catarina visitaram Araranguá na noite desta sexta-feira (30/11) para trazer apoio a Cesar (MDB) e Tano (PSD), candidatos a prefeito e vice, respectivamente, na coligação “Mudança Certa”. O encontro foi realizado no Caverá.

A comitiva do MDB foi representada pelo senador Dário Berger (MDB), pelo deputado federal Celso Maldaner (MDB) e pelos deputados estaduais Luiz Fernando Vampiro (MDB) e Volnei Weber (MDB), e também Edinho Bez (MDB), Ronaldo Benedet  (MDB) e Manoel Mota  (MDB), entre outras autoridades.

De Araranguá, Emerson Almeida representou o MDB, André Alves o PSDB, José Pereira o PSL e Maureci Rodrigues o Republicanos. Cláudia Pastorini representou o MDB Mulher.

“Temos lideranças muito fortes e isso será importante com a nossa eleição. Todos se comprometeram a nos abrir as portas para conseguir trazer recursos para Araranguá. Com essa base sólida, certamente conseguiremos fazer um grande trabalho para resgatar a alegria da população araranguaense”, destaca Cesar Cesa.

O senador Dário Berger se comprometeu em dar suporte a Cesar Cesar como prefeito.

“É hora de voltarmos a governar Araranguá. Eu, como senador, vou estar com portas abertas para a busca de recursos”, se comprometeu o senador.

A chapa é formada pela coligação dos partidos MDB, PSD, PSDB e Republicanos, contando, ainda, com o apoio do PSL e Cidadania.

 

DEPOIMENTO DO MOURÃO

Ricardo Ghelere (PRTB), candidato a prefeito de Araranguá, esteve em Brasília para a gravação do apoio do general Hamilton Mourão (PRTB), atual vice-presidente da República e que é gaúcho. O gestor federal é considerado um aliado estratégico da campanha de Ricardo que concorre pela primeira vez numa eleição municipal e defende a renovação tanto nos nomes quanto no modelo de gestão pública na cidade polo da Região Extremo-Sul Catarinense.

Ghelere aproveitou para divulgar o potencial de Araranguá, debateu projetos e recebeu apoio para sua campanha eleitoral.

O material produzido com o vice-presidente será utilizado durante a divulgação do seu plano de governo e apresentação de propostas a comunidade.

“O apoio dele é um estimulo muito grande para mim, para a candidata a vice-prefeita Claudete Bianchi e também para os candidatos a vereador dos cinco partidos que integram a Coligação Novos Rumos Araranguá (PRTB, PSC, AVANTE, DEM e PTB)”, disse o candidato a prefeito. 

 

PESQUISA BLOQUEADA

A coligação “Eu Amo Araranguá”, impugnou a pesquisa Mapa Marketing e Participações Ltda – EPP, e EA Comunicação Ltda, que seria divulgada dia 4 de Novembro, até que seja julgado o mérito.

“[…] defiro a liminar postulada, suspendendo a divulgação da pesquisa eleitoral SC-08877/2020, até a decisão definitiva da representação, sob pena de multa diária no valor de R$ 1.000,00 (um mil reais), a contar da notificação, por eventual divulgação. […] Notifique-se imediatamente o representado, inclusive para cumprimento da liminar, com cópia da inicial e documentos, para, querendo, apresentar defesa em quarenta e oito horas […].

De acordo com o Jurídico da coligação:

“A pesquisa foi feita por telefone, teve problemas no plano amostral, não garante que o eleitor entrevistado é de Araranguá, não há dados quanto a área física do trabalho, não há no questionário campo relativo ao bairro que o entrevistado mora, a questão relativa ao grau de instrução está incorreta, não há no questionário opção resposta atinente ao grau de instrução do entrevistado, limitando-se o questionário a saber se “[…] Você já cursou nível superior?. A pesquisa não aborda o nível econômico do entrevistado, limitando-se a perquirir se está trabalhando ou não, não existe informação quanto a fonte pública dos dados utilizados. Quais são os telefones que serão (ou foram) utilizados na pesquisa? De qual cadastro foram obtidos? Quem os forneceu? Como foram adquiridos?”, disse à coluna. 

 

RETIRADA A POSTAGEM

A juíza eleitoral Thania Mara Luz julgou parcialmente procedente o pedido formulado por Coligação “Eu Amo Araranguá” em face de Jocelan Miguel Homem, […] confirmando a liminar parcialmente deferida, para que o representado retire definitivamente do ar a postagem contida na URL:  www.facebook.com/100010773363416/posts/1226778867691214/?sfnsn=wiwspwa, de seu perfil no Facebook, sob pena de multa diária de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), em caso de descumprimento da presente decisão. Foi um comentário considerado depreciativo da imagem de Daniel Viriato (PP).  Já foi retirada do ar.

 

DOCUMENTOS ON-LINE PARA DEFICIENTES VISUAIS

Com o olhar na integração e acessibilidade das pessoas com deficiência visual, o deputado Federal Ricardo Guidi (PSD) protocolou na Câmara o Projeto de Lei 4190/2020, que pede que documentos digitais públicos e oficiais sejam disponibilizados em formato PDF pesquisável, em DOC ou similar, viabilizando o acesso pelas pessoas com deficiência visual. O projeto reforça que a adaptação seja feita já durante confecção, salvamento e ou disponibilização dos materiais.

“Precisamos pensar nas pessoas. A informação é direito de todos e ações como essa, que facilitam a vida dos deficientes visuais, precisam ser de fato efetivadas”, colocou Guidi. 

No texto, é reforçada a garantia de que todas as pessoas possam compreender utilizar, interagir e contribuir, seja nos documentos digitais, páginas da web ou sistemas.

“Isso quebra as barreiras e beneficia a comunidade em geral, fazendo ainda mais a inserção dessas pessoas no ambiente virtual”, finalizou o deputado.