Search

POSITIVO PARA COVID-19; ARQUIVAMENTO DE DENÚNCIA; PESQUISAS; INDEFERIMENTOS; E MAIS

CANDIDATO DO PP DE TURVO TESTA POSITIVO PARA COVID-19

A coligação “Turvo para Todos” representada pelo PP, DEM e PL, enviou um comunicado à imprensa regional e à população do município de Turvo em que informa que seu candidato a prefeito, Sandro Cirimbelli (PP), testou positivo para o Covid-19 na última quarta, 29.

“Sandro passa bem e não apresentava sintomas do novo vírus, mas decidiu fazer os exames já que teve contato com várias pessoas em razão da campanha e preza pela saúde de todos. A programação da coligação permanece inalterada. Sandro ficará em isolamento mantendo contato com as pessoas através das redes sociais e por telefone. Já o seu candidato a vice, Osvaldo Fávaro (PP) – que também se submeteu a exames que deram negativos, manterá os compromissos e o roteiro de trabalho assumido. Faltando um pouco mais de duas semanas para as eleições, Sandro, manifesta mais do que nunca total respeito aos pacientes em tratamento do Covid-19, bem como sua preocupação com o setor da Saúde que deve estar preparado para uma suposta “nova onda” da doença. Inclusive, um dos principais projetos de Sandro e Osvaldo é melhorar o atendimento da Saúde no município de Turvo com diversas ações planejadas para ampliar o atendimento à população”.

DENÚNCIA ARQUIVADA

Na CPI do Ginásio de Esportes da Praia dos Golfinhos, em Balneário Arroio do Silva, havia expectativa quando à denúncia de crime ambiental, que tratava da retirada de areia da praia do lado Sul para fazer utilizar como aterro para a obra do mesmo ginásio, que era tocada por empresa particular. A denúncia era de 16/09/2014, ou seja mais de 6 anos. Por esta razão, a denúncia perdeu o valor por prescrição.  

 “[….] entende esta autoridade policial ser caso de arquivamento. [….] encerram-se os trabalhos de Polícia Judiciária, remetendo-se os presentes autos para apreciação e demais providências que se entendam pertinentes, permanecendo este órgão policial à disposição para eventuais outras diligências que se entendam necessárias [….].

Desde julho de 2020 a Polícia Federal investigava o caso, ouviu testemunhas do Poder Executivo e das empresas envolvidas, além da Agência Nacional de Mineração (ANM) e do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA)”, disse em suas conclusões o delegado da PF Alcimar Joao Rachadel.

COM O VICE-PRESIDENTE

O candidato a prefeito de Araranguá, Ricardo Ghelere (PRTB), embarca nesta sexta-feira (30) para Brasília para gravar com o vice-presidente general Hamilton Mourão (PRTB). Ele volta sábado (31).

 

LIDERANÇAS DO MDB

Lideranças do alto escalão do MDB desembarcam nesta sexta-feira (30), 18h30min, em Araranguá, no Caverá Country Park, para mais um ato de campanha. Além do senador Dário Berger (MDB), outros deputados deverão passar pelo evento.

 

DUAS RENÚNCIAS

Dois (2) candidatos a vereadores do MDB, por discordarem da coligação com o PP, feita pela diretoria do partido, renunciaram as suas candidaturas nesta segunda-feira,26. Telmo Coelho, e Fabrícia Gonçalves, comunicaram as suas desistências diretamente ao juiz no cartório Eleitoral.

POP PESQUISAS

A primeira pesquisa registrada pelo Jornal Enfoque Popular / Jornal Voz do Sul, para intenção de votos em Araranguá será divulgada na próxima semana. Foi contratada junto à empresa de Roberto Lorenzon – ME / Pop Pesquisas e Comunicações, a pedido dos jornais Enfoque Popular e Voz do Sul. O Instituto fará pesquisas na região da Amesc. O registro da pesquisa é SC-03200/2020 e poderá ser divulgada dia 3/11.

PESQUISAS MAPA

No dia seguinte, dia 4/11, contratada pelo Jornal Tribuna de Notícias, sai outra pesquisa registrada sob o número SC-08877/2020, do Mapa Marketing e Participações Ltda – EPP, que irá ouvir o eleitor por telefone em Araranguá.

De acordo com o diretor do Tribuna de Notícias, Edson da Soller, os veículos Jornal Enfoque Popular / Jornal Voz do Sul / POST TV serão os únicos autorizados a reproduzir as pesquisas.

Uma segunda pesquisa em Araranguá será entre os dias 11 e 13 de Novembro.

PESQUISA ESTÁ BLOQUEADA

Depois de divulgada do site do Jornal Sul Catarinense a pesquisa da empresa AUGUSTO DA S. Rocha EIRELI – AR7 pesquisa de opinião e consultoria estatística foi retirada do ar após a concessão de liminar por determinação do juiz Wilson Pereira Junior. Da mesma forma, a divulgação na edição impressa foi suspensa.

SÓ APÓS O MÉRITO

A decisão do juiz do TRE/SC, Pereira Junior, atende ao pedido de duas coligações – Eu Amo Araranguá (PDT / PT / PODE / PP / PSB) e Mudança Certa (MDB / PSDB / PSD / Republicanos), que entraram com mandado de segurança, com pedido de antecipação liminar dos efeitos da tutela, impetrado em 29/10/2020, depois que a juíza em primeiro grau havia negado a liminar para suspender a divulgação.

A pesquisa eleitoral, registrada no TSE em 21/10/2020, n° SC-07267/2020, da empresa AUGUSTO DA S. ROCHA EIRELI – AR7 PESQUISA DE OPINIÃO E CONSULTORIA ESTATÍSTICA, está bloqueada até o julgamento do mérito, assim como aconteceu em Balneário Gaivota (SC-08789/2020), Xanxerê, Lages e Florianópolis.

Divulgar pesquisa com liminar de suspensão equivale a divulgação de pesquisa sem registro, com multa de R$ 53 mil.

CONTRA O NAZISMO

Sobre a polêmica envolvendo seu pai, a governadora interina de Santa Catarina, Daniela Cristina Reinehr, distribuiu uma nota oficial: “ Antes de mais nada é preciso declarar que sou contrária ao nazismo, assim como sou contrária a qualquer regime, sistema, conduta ou posicionamento que vá contra os direitos individuais, garantias de segurança ou contra a vida das pessoas, e sinceramente, pensei ter deixado isso claro quando fui questionada durante entrevista coletiva concedida na terça-feira (27/10), independente das palavras usadas. Consigo entender a reação das pessoas ante o posicionamento que me imputaram, e principalmente porque isso aconteceu de forma injusta, a partir de uma atitude antiética, que apresentou um vídeo editado, com uma pergunta alterada. Sou amiga de Israel e dos Judeus, e qualquer ilação contrária não corresponde com a verdade”.

INDEFERIDOS

O falso preenchimento de cota de gênero (30% de mulheres) cassou o mandato de 6 vereadores da coligação do prefeito Zênio Cardoso (MDB). ]

Agora, a juíza eleitoral Livia Borges Zwetsch Beck decidiu pelo indeferimento de ao menos 4 candidatos que queriam disputar estas eleições: Agenor Colares Gomes, Carlos Roberto Gomes, Adenir Duarte e Volneci Moraes Baltazar.