Search

‘Nós Informamos, Você Elege’ recebe Everton Pinto

O projeto ‘Nós Informamos, Você Elege’, na Post TV, continua nesta semana com as entrevistas aos candidatos a prefeito de Balneário Arroio do Silva. O primeiro a responder aos questionamentos do jornalista Everaldo Silveira é Everton Pinto, do PDT.

No primeiro tema a ser debatido, educação, Everton disse que levantou informações sobre a pasta, defendendo que os números do Ideb, que estão baixos, precisam melhorar através da valorização dos professores, melhorias na estrutura e investimentos. “Pensamos em estender o turno no sentido do ensino integral, preparando a juventude com oficinas e o esporte”, comenta. Ele também comentou sobre a modernização da educação durante a pandemia, parabenizando pais alunos e professores, por estarem “levando com responsabilidade esses estudos”.

Ao falar de saúde, Pinto evidenciou as filas de espera e a falta de equipamentos como tomógrafo e ultrassom. “Precisamos reforçar esse trabalho e dar essa assistência”, comenta. Pinto também diz que é preciso valorizar a saúde mental da população, completando que deseja focar em tirar esse setor da saúde do prédio alugado.

Sobre o tema obras, Pinto chamou atenção para a fiscalização das obras em andamento, inclusive na qualidade do material usado para evitar problemas estruturais. O candidato também elogiou a iniciativa da atual administração em levar água encanada até a Praia da Caçamba.

Everton também comentou sobre tratamento de esgoto, dizendo que seria “um sonho” poder resolver o problema que se arrasta há mais de 20 anos durante seu eventual governo. “Hoje esbarramos em problemas na legislação”, acrescenta. Pinto também discorreu sobre a taxa de água e esgoto, e em como resolver o problema do esgoto em pleno centro municipal.

Entrando na seara turística, Pinto garante que a bandeira dos grandes eventos vai continuar de pé no pós-pandemia. “Para atrairmos mais pessoas para as nossas festas, temos que preparar o comércio local, preparar os restaurantes, valorizando os pescadores e os frutos do mar, para que além do turismo, nosso morador local aproveite a cidade e oxigene nosso comércio”, comenta. Pinto ainda contou que tem o projeto de criar um mercadão público para atrair mais turistas e promover a economia municipal. “Acho que tudo contribui com o turismo”, finaliza.

Everton também falou sobre agronegócio, dizendo que está redescobrindo o setor no município. “Descobrimos produtores que nunca imaginamos”, começou. Ele pontua ainda que com seu projeto do mercado público, seria possível valorizar essas iniciativas além de promover os variados produtos que Arroio possui.

Entrando no assunto de economia, Pinto enalteceu as indústrias locais, e disse que foca em atrair empresas que não poluem para o município. “Temos que começar pensando na viabilidade”, sentencia. Ele também evidencia que é preciso levar em consideração a questão da energia elétrica, que não favorece atração de grandes empresas.

Pinto falou, também, sobre segurança pública, elogiando a atuação das polícias, e sugerindo que seja fortalecida a Rede de Vizinhos. Ele também chamou atenção para a falta de uma iluminação pública “digna”. “Segurança é uma prioridade da nossa comunidade”, encerrou.

No social, Everton deseja começar atuando na educação, oferecendo ensino de qualidade, creches para que as mães possam trabalhar, e ofertar saúde de forma integrada, o setor de assistência será impactado de forma positiva. Ele defende, ainda, que seja criada uma linha de transporte público dentro do município. 

Por fim, ele diz que é preciso aprimorar a limpeza da orla, além de identificar os bairros, melhorar as descidas, instalar chuveiros e construir passarelas sobre as dunas. “Temos que focar e resolver, traçar metas e resolver, vamos trabalhar firme e forte, preparar para atrair os turistas”, conclui.