Search

Araranguá e Estado firmam convênio para criação de Parque Ecológico e Turístico do Farol

A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) firmou um convênio com Araranguá para a implantação do Parque Turístico e Ecológico do Farol do Morro dos Conventos, um dos pontos mais visitados na região. O Governo do Estado deve investir R$ 800 mil no projeto, que contará com a implantação de um mirante junto ao Farol, com uso de decks de madeira para evitar impactos na vegetação local, e de placas sobre a fauna e flora e de conscientização ambiental e playground, todos com madeira de reflorestamento. Para gerar um custo menor de energia elétrica e um impacto ambiental menor, a iluminação dos estacionamentos e da estrada será fotovoltaica.

Outra proposta é a utilização de conteiners nas edificações de alimentação, serviço de manutenção e banheiros, que deverão fazer parte de um projeto de concessão para a iniciativa privada. 

“Trata-se de um projeto importante o turismo não apenas em Araranguá, mas para toda a região. Uma iniciativa que alia melhorias na infraestrutura e consciência ambiental, com um conceito de sustentabilidade em toda a área. Com satisfação anunciamos esse convênio, apenas 60 dias após o projeto ser apresentado à Santur”, destaca o presidente da Santur, Leandro Ferrari. No ato de assinatura, na manhã desta quarta-feira, 14, ainda estavam presentes o prefeito de Araranguá Mariano Mazzuco Neto, entre outras lideranças da região e representantes do trade turístico.

A criação do parque segue uma proposta de sustentabilidade ambiental, incentivando o uso responsável do local e melhorias na estrutura dos atrativos turísticos, gerando desenvolvimento e qualidade de vida para residentes e visitantes.