Em 2020, o programa de certificação Great Place To Work (GPTW) – que analisa o nível de satisfação dos funcionários de empresas em todo o mundo – reconheceu ações voltadas à adaptação ao home office, cuidados com a saúde mental, e flexibilização das jornadas de trabalho.
Ao receberem o selo, que tem duração de um ano, as empresas são consideradas um excelente lugar para trabalhar. Em Santa Catarina, algumas empresas da área de tecnologia que receberam a certificação deram cinco dicas de como otimizar o ambiente de trabalho para torná-lo mais leve e produtivo.
A primeira dica é o fortalecimento da sua cultura. “Em nossa jornada, construímos uma cultura de pessoas para pessoas, um ambiente inovador, com transparência dos processos, com abertura para que todos tenham voz, e que se sintam produtivos e evoluídos”, destacou o CEO da Área Central, Jonatan da Costa.
O segundo conselho é a promoção de um dia mais leve no ambiente de trabalho. A Hostgator, por exemplo, realiza atividades como ginástica laboral e um momento de meditação chamado de “11 minutos contra a ansiedade”.
As outras dicas consistem em reforçar o cuidado com as pessoas, dar autonomia com confiança para os funcionários e escutar e engajar os colaboradores. “Acreditamos que criar um ambiente de escuta e uma cultura focada na saúde e bem-estar contribui para um ambiente de trabalho mais feliz”, ressaltou a gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Softplan, Vanessa Ávila.