Search

LUTO NO PSB; INDEFINIÇÃO EM TIMBÉ; O PSDB DE MARACAJÁ; MULHERES EM DESTAQUE; E MAIS

PSB DE LUTO PELA PERDA DE MÁRIO SÉRGIO

Há poucos dias, Mário Sérgio Machado, 45 anos de idade, como secretário geral do PSB de Araranguá, estava participando das reuniões organizadas pelo bloco PDT/PT/PSB, como representante da presidenta Tina Rosso (PSB). Nesta quarta-feira (12), o meio político foi pego com perplexidade pelo seu falecimento na madrugada. Ele engrossa a lista de pessoas que perderam a luta para covid-19. Estava internado no Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão, por falta de leitos de UTI no Hospital Regional de Araranguá.

Mário atuou junto com Tina na refundação do PSB, que perdeu a maioria das lideranças para o Podemos, e está em processo de reconstrução no extremo-sul.

O PSB estadual, presidido por Claudio Vignatti divulgou uma nota pelo falecimento de Mário Sérgio, secretário-geral do PSB de Araranguá, filiado em 24 de junho de 2020.

 

CENÁRIO INDEFINIDO

Com a decisão do PP de Timbé do Sul de empurrar a definição de coligação para 30 de Agosto, haverá tempo ainda de tentar uma composição de chapa única com Betinho Biava (PP) na cabeça e Adelino Zilli (MDB) de vice.

Paulo Joel Bernhardt não será mais candidato a prefeito nestas eleições. Decidiu se manter no mandato do deputado estadual Volnei Weber (MDB).

Portanto, o MDB terá que trabalhar com 4 cenários para estas eleições:

1) Ser vice de Betinho com Adelino Zilli (MDB) em uma chapa única em acordo com os 5 partidos do municípios: PP, MDB, PSD, PSDB e PSL;

2) Ceder o vice na mesma dupla Betinho/Adelino e disputar contra uma aliança PSDB/PSD/PSL; 3) Sair com chapa pura contra o bloco PP/PSDB/PSD/PSL, que manteria a coligação atual que governa o município e mais o PSL, recém formado;

4) Formar aliança do MDB com algum destes partidos PSDB/PSD/PSL contra uma chapa pura do PP (ou com algum dos que não foram com o MDB).

O MDB se reuniu na segunda-feira (10), o PP na terça-feira (11), mas a decisão do PP acabou empurrando a decisão para as convenções.

 

PSDB É FIEL DA BALANÇA

O prefeito Arlindo Rocha (sem partido) quer aproveitar seu modelo de gestão para tentar formar uma coligação que possa dar continuidade a sua administração em Maracajá. Nas palavras de Lale “um modelo de gestão técnica, profissional, focada em resultados e os interesses coletivos se colocando contra privilégios, discriminações, vontades de grupos e partidos políticos e, sobretudo, praticando uma administração municipal transparente e participativa”.

Na reunião dos partidos, que aconteceu na semana passada, Lale propôs uma chapa com Cacaio de Oliveira (PP) e Volnei Rocha (PSL), com apoio de PDT, PT e PSDB. “Não se trata de um prato pronto, uma receita consumada, mas sim uma proposta a ser construída em cada agremiação”, disse Rocha.

No entanto, nem PSL definiu-se por este caminho, nem PDT, que disse que quer ter candidato. Além do mais, o PSDB não quer participar se não tiver espaço na chapa, o que aproxima o partido de MDB/PSD.

Lale alega que o pedido foi feito pelas forças vivas do município e ainda pelo vice-prefeito Ademir de Oliveira (PP), que enfrenta uma luta contra problemas de saúde.

 

MULHERES COM FORÇA

A pré-candidata a vice-prefeita Claudete Bianchi (PRTB) reforça a necessidade de mais mulheres da política e mais política para as mulheres. A ex primeira-dama de Araranguá e ex-secretária de Bem Estar Social, filiada ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro, deverá ser um dos nomes mais fortes destas eleições.

 

DA ÁREA DA EDUCAÇÃO

Outro nome que deve aparecer com força para uma vaga na Câmara de Vereadores é o da professora Patrícia Miguel de Farias da Silva (PP). Ela é pedagoga, com atuação na Secretaria de Educação de Araranguá, tem especialização em metodologia e prática interdisciplinar de ensino. Atualmente é assistente acadêmica na Faculdade Fael, e ministrante e autora dos cursos de capacitação e formação continuada na Edusu.

 

ELAS ESTARÃO EM CAMPO

Além de Claudete Bianchi (PRTB) e Patrícia Farias (PP), nomes que devem se destacar em Araranguá são de Karem Suyan (PDT), Sarah Maciel (PSDB), Helen Becker (PSD), Lena Périco (MDB), Cidinha Cândido (PSOL), Andresa Vitorino Ribeiro (PL), Sayonara Araújo (PT) e Palmira Afonso (Podemos).  Uma das mais votadas em 2016, Rosana Rafael (PP), não se afastou do cargo de secretária de Finanças de Araranguá e será ausência certa nesta eleição.

 

TIMBÉ EM DIA

Assim como acontece com o Hospital de Praia Grande (Nossa Senhora de Fátima), o Hospital Santo Antônio, de Timbé do Sul, está com as contas em dia. De acordo com o diretor Rinaldo Ghelere, vereador pelo PP, além de os trabalhadores estarem com os pagamentos em dia, já foi paga a primeira parcela do 13º salário.

 

TIRA DÚVIDAS

O PDT de Balneário Arroio do Silva, nesta quarta-feira (12), fez reunião para esclarecimentos aos pré-candidatos sobre a legislação eleitoral neste período de pré-candidatura.