Search

HOSPITAL REGIONAL POR DENTRO; ARARANGUÁ COM 6 NOMES; DEMANDAS DA PESCA DO SUL; E MAIS

QUADRO MELHORA COM A CHEGADA DE 10 LEITOS NO HRA

Estive no Hospital Regional de Araranguá, a convite dos médicos Eduardo Ali Dominguez e Rafael Bonfada, da direção do IMAS, para conhecer de perto os protocolos de atendimento implantado para atender pacientes infectados pelo novo coronavírus, e para ver como serão implantados os novos leitos.

De fato, o HRA não é mais o mesmo. Sofreu mudanças para atender a este momento dramático.

Com a chegada de 10 novos leitos covid (macas, respiradores e monitores), o HRA remaneja os leitos para melhorar a efetividade.

O Pronto Socorro perdeu a chamada “ala vermelha”, que virou uma porta de entrada de pacientes, onde existem pelo menos 3 respiradores para ventilação mecânica. A portaria 2 virou porta de entrada para a covid-19. Não tem mais visitas e nem acompanhantes de pacientes.

Houve um investimento em instalação elétrica e condicionadores de ar, para colocar a clínica médica em condições para fazer esta “triagem”. Só passam para a UTI os casos em que se identifica a necessidade, casos graves.

 

SOBRE OS RECURSOS

Outro ponto é que a equipe passou de 380 para mais de 500 profissionais da saúde. 

Sobre a questão dos recursos, os diretores informaram que não mudou em função da covid-19, os repasses são os mesmos. O que mudou é que a média de atendimento mensal de 4 mil pacientes caiu para 1.800 pacientes, mas as metas de produção não estão sendo cobradas. Ou seja, o que era atendido em tempos normais, agora não existe a cobrança.

O Governo Federal até enviou recursos para o Governo do Estado, mas que, até agora, não chegaram na ponta, ou seja, para Regional não vieram. Podem vir ainda!

 

SOBRE A ESTRUTURA 

O protocolo é testar os profissionais da saúde, e os pacientes que chegam com casos mais graves (suspeitos), e isto causa dificuldades no entendimento das pessoas. A demora no resultado dos testes pelo Laboratório Central do Estado (LACEN) – que está saturado pela demanda, é que complica mais a situação.

Outra informação importante é que existem pelo menos 71 leitos clínicos (aqueles sem respirador) em pelo menos 4 hospitais privados: Sombrio tem 37, Praia Grande 18, Meleiro 8 e Timbé do Sul 8. Muitos casos são resolvidos sem passar pela UTI.

O fato de ter ido ao HRA (maior hospital público) e visto de perto a situação, com trabalhadores devidamente paramentados com seus EPI’s, ajuda na compreensão do momento.

 

SOBRE A TRANSPARÊNCIA

Volto a dizer. Muitas informações poderiam ter sido evitadas se o IMAS tivesse mantido a comunicação aberta com os veículos, não ‘escolhido a dedo veículos parceiros’ para dar as informações.

As equipes da POST TV e do Jornal Enfoque Popular, não se submetem às informações oficiais (de nenhuma instância ou órgão público), a blindagens, e segue na linha editorial de “não passar pano” para ninguém. Se as informações forem bloqueadas, elas virão de outras fontes. Nosso papel é informar. E vamos cumprir nossa missão.

 

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

 

JULHO ENCERRA INDEFINIDO

A reunião de terça-feira (28), que aconteceu na residência do presidente do Cidadania, Marcus Pizzolo e mais um representante de seu partido; em quem estavam Sandro Maciel (PT) e Jair Anastácio (PT); Barão Oliveira (PDT) e Anísio Premoli (PDT); e Mário Sérgio (PSB); merece uma análise do cenário.

1) Anísio se apresentou como nome para ser o candidato a prefeito pelo bloco PDT, PT e PSB e que estavam buscando mais parceiros;

2) Mário Sérgio, trocou o PDT pelo PSB, o que confirma o que Tina Rosso havia dito em live da POST TV, de que o PSB foi formado com ajuda do PDT;

3) O Cidadania informou que tem acordo com o PSD, que tem pré-acordo com o MDB, o que confirma o que a coluna havia dito: a tendência de MDB, PSD, Cidadania, que pode ter ainda o Republicanos.

A dúvida agora é se o bloco PDT/PSB/PT se mantém. Se dividir, a tendência é que PP, PDT, Podemos e PSB formem uma chapa; e o PT passe a apoiar MDB, PSD, Cidadania, Republicanos (que ainda pode ir com PRTB ou com PL).

 

SEIS PRÉ-CANDIDATOS

Araranguá termina a semana com 6 pré-candidatos a prefeito: Ricardo Ghelere (PRTB); Rodrigo Mattos (PSOL); Daniel Viriato Afonso (PP) ou Mariano Mariano Mazzuco Neto (PP); César Cesa (MDB); Anísio Premoli (PDT) e Igor Gomes (PL).

Para a vaga de vice, o PL apontou alguns nomes, com uma novidade Fátima Menegalli; o PDT manteve Karem Suyan; o PSD traz o vereador Tano Costa (PSD); o PRTB apresentou Claudete Bianchi; e ainda aparece Kila Ghellere (Podemos).

 

DEMANDAS DA PESCA

O Secretário Nacional da Pesca, Jorge Seif Júnior, cumpriu agenda no sul do Estado, nesta quinta-feira (30), a convite do deputado federal Daniel Freitas (PSL). Esteve em Laguna (no Farol de Santa Marta) e Balneário Rincão (com pescadores de Balneário Rincão, Jaguaruna e de Passo de Torres).

Pediram a ampliação da licença de pesca da tainha e restrição para outras espécies; desassoreamento das barras de pesca, como os molhes do Rio Mampituba, e a abertura de linhas de crédito para o setor pesqueiro.