Search

BASTIDORES TENSOS NA PRÉ-CAMPANHA DO PROGRESSISTAS DO ARROIO; E PDT DO ARROIO DEFINIU

DESDOBRAMENTOS
O Progressistas de Balneário Arroio do Silva está trincado, com uma fissura aberta. Embora o pré-candidato Jairo Borges (PP) tente passar a impressão de que está tudo bem, de fato, não está. Com a coluna tem tido uma postura aberta, sempre nos atende, sem problemas.
À coluna ele também disse que está trabalhando do jeito que sabe, de forma empresarial, com poucas reuniões, mas com objetividade. Acha que a decisão das chapas irá se arrastar lá para as convenções entre 31 de Agosto a 16 de Setembro.
Quanto ao MDB estar com o outro pré-candidato, Evandro Scaini (PSL), disse que respeita a posição, mas entende que o MDB não tem mais a força que teve no passado, sequer tem vereador na Câmara. Paulo Martins “Chocolate”, que é secretário de Saúde, foi para o PSDB.
No entanto, um grupo dentro do partido discorda da forma que Jairo atua. A vice-presidente Denisa dos Santos, em nome de um grupo, em contato com a coluna, disse que queria ver Jairo mais presente, menos envolvido com os negócios da família.
Borges, que é presidente do PP do Arroio, à esta coluna, justificou que a restrição dos contatos é por causa do momento de pandemia. Muitos contatos que tentou fazer com apoiadores foram restritos, há muitas pessoas idosas e do grupo de risco que preferem adiar o contato presencial.

 Jairo e Denisa

 

JEITO DE FAZER
Jairo Borges quer fazer uma pré-campanha focada nas redes sociais e seu “braço direito”, o filho e empresário André Borges é quem está cuidando disto.
Para acalmar os ânimos, na página do pré-candidato foi postada uma mensagem direcionada ao povo do Arroio do Silva. Em um trecho diz:
“[…] aprendi com meus pais valores que nunca abandonei. Aprendi a respeitar as pessoas e suas opiniões, a ter humildade e também que só se conquista coisas boas com trabalho duro, perseverança e acima de tudo, honestidade. São esses valores […] que quero levar para a administração da nossa cidade”.

 

AS CRÍTICAS
Depois deste gesto, pelo menos três novos focos surgiram de discussão no ambiente interno. 1) As 2 reuniões que Jairo participou. Uma com PDT, PSDB, PRTB, em que o PDT disse que não estava fechado no bloco; a reunião na casa do Mineiro, em que o grupo saiu com 3 pré-candidaturas, do próprio PP com PSDB e PRTB; uma do PDT (o nome confirmado final de semana é de Everton Pinto); e a terceira de Nito de Paula, do PT, em que todos combinaram que iriam trabalhar separado os nomes e voltar a conversa lá na reta final. 2) O fato de Jairo Borges não ter comparecido a uma conversa  (Domingo, dia 19) com o deputado Zé Milton fez com que um grupo pedisse que o vereador Edmilson Aguiar (PP) deixasse o nome como opção; 3) A discussão com a rádio comunitária local, que foi parar na Internet.

 

PP com Zé Milton

 

 

A QUEIXA
A Rádio Verdes Mares estava entrevistando os pré-candidatos para uma apresentação de suas histórias. Foram então convidados Jairo, Nito, Daniel e Evandro. Everton Pinto, agora pré-candidato deve ser convidado também em seguida.
Como Jairo não compareceu, mas foi entrevistado em outras duas rádios, o apresentar Evandro “Piki” Soares, chateado, teria se queixado por ele ter agendado e ter desmarcado.

 

BATIDA FORTE
André Borges, filho de Jairo, disparou contra a rádio em sua conta no Facebook:

“É absolutamente ridículo o posicionamento da Rádio Verdes Mares, em especial no programa apresentado pelo Evandro Piki, no trato ao pré-candidato a prefeito Jairo Borges. O apresentador utiliza de inverdades, sarcasmo barato e distorção de fatos em suas consecutivas tentativas de descredibilizar o pré-candidato. Enquanto por outro lado, não esconde sua predileção pelo candidato a qual sempre puxou saco. O mínimo que se espera de uma rádio comunitária é um compromisso com a verdade, com a transparência e no mínimo, a educação. Coisas que estão totalmente ausentes neste folhetim político partidário de baixa categoria”.

 

A NOTA DO PP
Parte do Progressistas não concordou com a crítica de André Borges e enviou uma nota à Rádio Verdes Mares. Eis a nota: 

“O papel primordial da imprensa é levar informação a população com precisão de forma séria, imparcial, comprometida com a verdade… Acreditamos que a rádio Verdes Mares, na pessoa do apresentador Evandro Piki, é uma imprensa que se preocupa em desempenhar o seu papel para que, cada vez mais, a população se sinta confiante nesse papel tão importante que é a informação. Sabemos que existe uma programação a ser seguida pela emissora e que, dias atrás, em sua grade, tinha um bate-papo com os pré-candidatos a prefeito de Balneário Arroio do Silva, seguindo uma ordem alfabética, um dos nossos pré-candidatos do PP, por motivos particulares não pode comparecer e causou um certo mal-estar, gerando insatisfação por parte do apresentador. Mas, esse fato isolado, ao nosso ver, não retrata a conduta e o trabalho do apresentador ao longo de todos esses anos junto a rádio Verdes Mares, que sempre vem informando com imparcialidade e saindo em defesa dos interesses da sociedade”. 

A nota foi assinada vem assinada por Frederico Borges (presidente de honra do PP), vereador Edmilson de Aguiar da Silva (líder de bancada na Câmara), e por Denisa dos Santos (vice-presidente do PP). Inegável que parte do partido desautorizou a manifestação de André.

 

PDT DEFINIU
O PDT de Balneário Arroio do Silva reuniu sua Executiva no sábado (25) e fechou questão. Everton “Pinto”, como foi adiantado pela coluna, será o nome do partido.
A vereadora Greyce Copetti (PDT) fez um registro fotográfico para reafirmar que o ambiente é de paz, que ela abriu mão em favor de Everton.
Como foi adiantado, Greyce irá trabalhar sua pré-candidatura e busca a reeleição na Câmara de Vereadores.
De acordo com o presidente Almir Pereira, agora o partido tem um nome único e irá conversar com os outros partidos e busca de uma coligação.
Arroio tem 5 pré-candidatos a prefeito: Jairo Borges (PP); Evandro Scaini (PSL); Daniel Mota (Solidariedade); Nito de Paula (PT); e Everton Pinto (PDT).