Search

MOISÉS E DANIELA NO PAREDÃO; BASTIDORES DE TURVO E MELEIRO; PP DO ARROIO AGONIADO; E MAIS

O RITO DO JULGAMENTO DE MOISÉS E DANIELA

Na tarde desta quarta-feira (22), o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado estadual Julio Garcia (PSD), acatou parecer da Procuradoria Jurídica da Casa e dará prosseguimento ao pedido de impeachment do governador Carlos Moisés da Silva (PSL) e da vice Daniela Reinehr (sem partido) por suposto crime de responsabilidade na concessão de aumento salarial a procuradores do Estado.

A partir de agora o governador trabalha para conquistar votos para que o pedido não passe no plenário. Se passar, com 27 votos, haveria o afastamento da dupla, e início do processo. O problema é que ele teria que se defender longe do cargo.

O julgamento seria depois de 22 de janeiro de 2021 (há alinda o prazo para que o plenário delibere), ou seja, seria ultrapassado o prazo para realizar eleições diretas.

Com o afastamento da dupla, o presidente da Alesc teria a missão de governar interinamente e o vice-presidente Mauro de Nadal (MDB) comandaria o Legislativo.

No caso de um eventual julgamento de Moisés, depois de 180 dias, o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Ricardo Roesler, passaria a ser o presidente da sessão que deliberaria pela cassação.

Detalhe: se o parecer da Comissão Processante for pela absolvição, Moisés e Daniela precisariam de apenas de 14 votos para se salvar. Se for pela cassação, precisariam de 27 votos, missão quase impossível.

Se Moisés e Daniela forem salvos pela Alesc, voltam aos cargos, e segue o jogo. Se forem cassados, nova eleição indireta seria realizada na Assembleia Legislativa. Possivelmente, a disputa ficaria entre Dário Berger (MDB), Gelson Merísio (PSDB), Décio Lima (PT) e Júlio Garcia (PSD).

 

Julio Garcia (Foto: Alesc)

 

 

RENOVAÇÃO: MAIS DE 50%

Da Amesc, 6 prefeitos irão disputar a reeleição: Jonas/MDB (Passo de Torres); Henrique Maciel/PSL (Praia Grande); Moacir Teixeira/MDB (São João do Sul); Gaiola/MDB (J. Machado); Betinho/PP (Timbé do Sul); e Eder Mattos /PL (Meleiro). São 8 os que não tentam a reeleição:

Mineiro/ PSDB (Arroio); Lale/Sem partido (Maracajá); Tiago Zilli/MDB (Turvo); Nelson/PSD (Sta Rosa do Sul); Ronaldo/PP (B. Gaivota); Zênio/MDB (Sombrio); Valdo/PSD (M. Grande); Zica/PSD (Ermo). Já Araranguá, ainda tem Mariano Mazzuco /PP, que dá sinais de que irá deixar a vaga para Daniel Viriato/PP.

 

 

SEIS PARTIDOS

O MDB de Turvo deverá ter como candidato a prefeito uns dos dois nomes, o do vice-prefeito Piska Dagostin ou do ex-prefeito Heriberto Schimidt. E há ainda Selvino Londero e Hendel Pescador. O partido deve ter o apoio do PDT.

O PP tem ainda Sandro Cirimbelli e Arlindo Manenti como principais nomes.

O empresário Laerte Casagrande (PSDB) pode ser candidato a prefeito, ou então vice tanto de PP como de MDB.

Há ainda PSL e PSD formados.

 

 

FIM DE SEMANA DECISIVO

Rogildo Bordignon (PSDB) e Neri Xavier (PSD) convidaram o MDB, com Reginaldo Ghellere, para compor de vice na chapa. Neste caso, o PSD só apoiaria. MDB decide nesta quinta-feira (23) se aceita.

O PDT tem reunião na sexta-feira (24) com Rodrigo Minotto (PDT) para definir se vai com Eder Mattos (PL), que pode não ter Santina Izé (PDT) de vice, mas o vereador João Nazário (PDT).

Ou se aceita Santina como vice de Vitor Hugo Coral (PP). O PP também convidou o MDB para compor a chapa PP, PDT, MDB, mas sem garantia de estar na majoritária.

O MDB, por sua vez, definiu que estará como vice em uma das chapas. A tendência que seja com o PSDB e PSD.

 

 

 ‘ESTÁ NO JOGO’

Em conversa com a coluna, o pré-candidato a prefeito de Balneário Arroio do Silva, Jairo Borges (PP), disse que segue o combinado com os demais partidos na reunião de segunda-feira (20), que aconteceu na residência do prefeito Mineiro (PSDB). Ele disse que irá trabalhar para buscar apoio para consolidar sua candidatura. Segue com PSDB e PRTB e disse que irá procurar o PSD para uma conversa.

Jairo reafirmou que será candidato mesmo que tenha 3 ou 4 candidaturas. O PDT definiu que irá trabalhar o nome de Everton Pinto e o PT o nome de Nito de Paula, o Solidariedade tem Daniel Mota e Ranieri Cardoso.

Depois, lá na frente, é que voltariam a tentar se reaglutinar, e ver quem tem mais força para ir para a disputa.

Jairo Borges

 

NAS INTERNAS

O problema de Jairo passa a ser no ambiente interno. O PP tratava como certa a formação com o PDT no bloco e agora demonstra preocupação, e agora não tem mais certeza.

Outra questão dita por lideranças progressistas, queixa que foi levada ao deputado estadual Zé Milton Scheffer (PP) no domingo (19), é de que Jairo Borges não se afasta do trabalho, tem agenda direto nas feiras pela região para “vender seu peixe”, ao invés de “focar no Arroio” e nas eleições.

Lideranças não escondem que querem ver o pré-candidato em contato com as lideranças em busca de votos, de aliados para o projeto, não focado em sua empresa.

 

OUTROS NOMES

Caso Jairo não consiga agregar os partidos, o PP pode ter um ‘plano B’. “Depois da reunião de segunda-feira com os partidos muita coisa pode mudar, inclusive o vereador Edmilson Aguiar colocou seu nome à disposição do partido e também e é visto com bons olhos pelo partido. Inclusive podem surgir outros nomes. Queremos fazer uma campanha voltada ao trabalho, usando a tecnologia como aliada e, não como a principal ferramenta. Só se ganha uma eleição com organização e trabalho, e sair da zona de conforto e buscar aliança. Falo em nome da grande maioria do PP de Balneário Arroio do Silva”, disse à coluna Denise dos Santos, vice-presidente do PP.

 

TENTA A REELEIÇÃO

A vereadora Greyce Copetti (PDT) irá buscar a reeleição. Ela conversou demoradamente com Almir Pereira, presidente do partido, e oficializou a decisão. Agora o PDT tem um nome a prefeito: Éverton “Pinto” e vai buscar novos parceiros.

 

RECUPERAR

Prefeitos estiveram na Amesc para encaminhar os projetos para execução das obras de recuperação, via consórcio intermunicipal. É do Projeto Recuperar do Governo do Estado.

 

SÓ NA LIVE

O pré-candidato a prefeito do Progressistas de Sombrio, Cristian Rosa, está fazendo lives temáticas