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Empresários mantém confiança e procuram mentoria

O estado de Santa Catarina registrou no primeiro semestre deste ano o crescimento do saldo de novas empresas em quase 10%, segundo dados da Junta Comercial (Jucesc). O que indica que a confiança dos empreendedores catarinenses segue alta, apesar da pandemia de Coronavírus (Covid-19). Na região do Vale do Itajaí  também é possível observar a movimentação dos empreendedores. Mesmo com algumas empresas encerrando suas atividades, em Brusque (SC), por exemplo,  entre 15 de março e 30 de junho deste ano foram abertas 257 novos negócios no município, destes 166 são Microempreendedores Individuais. De acordo com a Secretaria da Fazenda, os números são menores do que em 2019, mas demonstram que muitos empreendedores mantiveram o planejamento ou tiveram necessidade de se reinventar durante esse período e iniciaram novas empresas. 

Para quem está no mercado, o grande desafio além de se manter nele, é fazer o seu negócio crescer. Para isso, muitos empreendedores têm recorrido ao serviço de mentoria, onde um profissional especialista em determinadas áreas de atuação o auxilia por meio de aconselhamentos e troca de experiências. 

Mentoria

Planejamento, plano de ação e acompanhamento dos resultados são alguns passos para fazer o negócio crescer, mesmo em tempos de crise, explica a mentora e coach de carreira Siomara Marquetti. Ela realiza o serviço de mentoria na região para auxiliar profissionais autônomos ou microempreendedores a planejar seu negócio, definir metas, analisar o mercado e construir ações de comunicação, marketing e vendas. 

 “A mentoria tem como foco ajudar o empreendedor a alcançar objetivos, aprimorando o seu negócio. O propósito é auxiliar a encontrar um caminho mais promissor, tendo como alvo o progresso e o crescimento pessoal e profissional do mentorado”, detalha Siomara.

Para a terapeuta Naízela Santos, que trabalha com desenvolvimento humano, a mentoria foi um divisor de águas no seu negócio. Com uma clínica em Blumenau (SC), ela viu seu faturamento crescer 300% depois de contratar o serviço.

“Sempre busquei novos conhecimentos. Fiz cursos de imersão, formações que levaram uma semana ou dois dias, graduação, especialização e li muito livros. Depois de dois anos, eu percebi que faltava algo mais. Eu senti a necessidade de alguém sentar comigo e olhar de verdade para mim e para o meu negócio. Por isso, a mentoria é muito importante. Faço há sete meses e ela é uma peça fundamental para a minha empresa”, conta. 

Segundo Naízela, com o tempo ela percebeu que embora sua formação e trabalho fossem bons, faltava estratégia. “O que me trouxe mais alívio foi a questão financeira, que melhorou muito. Depois da mentoria, a minha agenda de clientes aumentou significativamente, tanto que já precisei contratar um funcionário. A mentoria me ensinou a delegar. Entendi que eu preciso de pessoas para me ajudar”, acrescenta. 

O serviço  

A mentora Siomara explica que em tempos de pandemia tem-se falado muito em viver um dia de cada vez, que tudo está muito incerto e por isso não adianta fazer planos. Quando na verdade, para quem está no mercado ou deseja empreender, essa não é uma verdade absoluta. 

“O planejamento, mais do que nunca, se tornou essencial para passar por esse momento inóspito. Os empreendedores que possuem um planejamento estão conseguindo administrar esse momento melhor do que aqueles que não possuem nenhum plano”, afirma. 

Vale lembrar que a quantidade e periodicidade de encontros de mentoria é realizada com base na necessidade de cada cliente. “Dessa força, é possível encaixar o investimento da mentoria em qualquer orçamento”, revela.