Search

11 mil pessoas recebem orientações por vídeo da Secretaria do Desenvolvimento Social

Desde o início da pandemia da Covid-19, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS) realizou transmissões ao vivo para orientar municípios, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e a sociedade catarinense. Foram atendidas diretamente 10.974 pessoas pelos vídeos publicados no canal oficial da pasta no YouTube. Mais de um terço de todas visualizações desde que o canal foi aberto, há um ano e meio, ocorreram nestes 100 dias de isolamento social no estado.

“Como gestora das políticas públicas nas áreas de Assistência Social, Direitos Humanos, Segurança Alimentar e Habitação, a SDS reforçou o atendimento para assegurar os direitos sociais às pessoas em situação de vulnerabilidade e amenizar o risco de violação de direitos em Santa Catarina em meio à pandemia”, ressalta a secretária de Estado do Desenvolvimento Social, Maria Elisa De Caro.

Além de manter as atividades, o novo formato permitiu maior participação popular e, ainda, fácil acesso ao registro das orientações. As transmissões ao vivo foram implementadas para aumentar a comunicação com os municípios e toda sociedade, que também receberam orientações por escrito, inclusive com traduções em quatro línguas para atender aos imigrantes que vivem em Santa Catarina. Todo o material está disponível no site da SDS e somam quase 40 documentos escritos, em áudio e em vídeo.

A transmissão ao vivo com maior número de acesso, 2.746, foi a que realizou construção conjunta de estratégias na pandemia do coronavírus para o funcionamento dos centros de referência de Assistência Social e demais serviços socioassistenciais. Já a live que orienta os trabalhadores do SUAS e demais interessados sobre o auxílio emergencial do Governo Federal teve 2370 visualizações.

Os vídeos que abordam temas que envolvem os sistemas e procedimentos para atuações no Sistema Socioeducativo em Meio Aberto foram vistos até hoje por 3.788 pessoas. Assuntos como o cofinanciamento estadual e o trabalho social com famílias nos centros de referência de assistência social também foram abordados nas lives.

Conselhos

Durante a pandemia da Covid-19, a SDS viabilizou também a continuidade das atividades e serviços dos conselhos estaduais, com a implementação das ferramentas tecnológicas, que garantiram a participação da comunidade na promoção dos direitos humanos e controle das políticas sociais. Foram realizadas, via canal do YouTube, sete reuniões plenárias, totalizando 1.279 participações, dos conselhos estaduais de Assistência Social, Direitos Humanos, Segurança Alimentar e Nutricional, dos Direitos da Pessoa com Deficiência e dos Povos Indígenas. Também foi apresentado um vídeo de orientação para os conselheiros da área da assistência social.