Search

Polícia alerta sobre perfis induzindo crianças e adolescentes ao suicídio

O NIS (Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a Ceij (Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude) e a Polícia Civil de SC, divulgaram um alerta para pais e mães ficarem mais atentos ao que os filhos acessam na internet. O motivo do alerta é o surgimento de páginas em redes sociais se destinando a assustar e induzir ao suicídio de crianças e adolescentes. Nos perfis, que usam o nome ‘Jonatan Galindo’, não há muitas postagens, e apesar de parecer aparentemente ingênuo, já que a foto de identificação é de alguém usando uma máscara um pouco deformada do personagem Pateta, compartilha mensagens de terror que podem induzir inclusive ao suicídio. 

Segundo a Polícia Civil, os perfis surgiram em 2017 em países de língua espanhola, como México, e migraram recentemente para o Brasil. As mensagens são traduzidas para o português.

O agente da Polícia Civil, Ivan de Souza Castilhos, explica que esses perfis desafiam as pessoas a segui-los e enviar uma mensagem privada. “Feito isso, é só esperar o retorno deles, que se dá através do envio de mensagens, vídeos, áudios ou até mesmo de uma ligação por vídeo ao vivo. O conteúdo da resposta tem a intenção de causar desconforto, medo e, em alguns casos, tenta provocar o suicídio”, afirma.

A orientação das autoridades é que, aqueles que forem vítimas destes perfis, registrem um Boletim de Ocorrência Virtual pelo site: delegaciavirtual.sc.gov.br ou informe pelo Disque Denúncia 181. Também está disponível o WhatsApp da Polícia Civil: (48) 9 8844-0011.

Além disso, é importante manter a atenção no conteúdo acessado pelos menores, e no seu comportamento cotidiano.