Search

Projeto que oferece suporte emocional a professores é lançado pelo Consed

Com objetivo de levar suporte aos educadores que estão em casa por conta da pandemia, o Conselho Nacional de Secretários da Educação (Consed) lançou nesta segunda-feira, 08, um programa de apoio socioemocional aos professores. A plataforma Vivescer é um convite ao autoconhecimento, autocuidado e mudança de práticas, aliado a uma rede de suporte sempre disponível. A adesão é feita por um cadastro no site e vai até o dia 22 de junho.

A Vivescer – palavra criada pelo escritor mineiro Guimarães Rosa, que combina as palavras viver e ser – é uma plataforma 100% gratuita, desenvolvida por professores de diferentes estados do Brasil em um processo de criação colaborativa comandando pelo Instituto Península.

Na plataforma estão disponíveis quatro cursos certificados, com 32 horas cada, que ajudam o professor a equilibrar mente, corpo e emoções e vincular-se ao seu propósito de vida. Cada curso é dividido em quatro temas com 16 atividades cada. Além disso, há uma comunidade de suporte, na qual professores trocam experiências e materiais. Os cursos são autoinstrucionais e podem ser realizados por professores de todas as etapas e modalidades de ensino no horário de sua preferência.

A diretora de Ensino da Secretaria de Estado da Educação, Zaida Rabello Petry, avalia que a plataforma será um ótimo ambiente de troca de experiências com profissionais de outros estados. “Esperamos que nossos professores participem dessa iniciativa, pois se trata de mais um apoio para que, seja atuando remotamente ou regressando às atividades presenciais, possam ter mais condições de lidar com os desafios que se apresentam”.

Descrição das quatro jornadas

Na jornada das Emoções, os professores serão convidados a conhecer o papel das emoções no ensino e na aprendizagem. Na jornada Mente, os professores investigarão sua própria experiência cognitiva, entendendo como vieses cognitivos e modelos mentais podem impactar a forma de ensinar. Já na do Corpo, irão refletir sobre a relação entre corpo emoções, investigando sua experiência somática em busca de equilíbrio e saúde. Na jornada Propósito, os professores serão convidados a pensar sobre o significado que a tarefa docente tem em suas vidas e a relação com o seu propósito de vida.