Search

Governo anuncia autonomia de município no retorno de atividades

O governador Carlos Moisés anunciou nesta quarta-feira, dia 27, que os municípios catarinenses terão autonomia para definir o melhor momento para a retomada das atividades de transporte, educação e eventos, suspensas em Santa Catarina desde o fim de março para conter o avanço da Covid-19.

A medida passará a valer já a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de junho. “Os municípios estarão à frente nessa gestão regionalizada no enfrentamento à Covid-19. O estado entrega uma ferramenta aos municípios para que, como autoridades sanitárias locais, possam fazer o gerenciamento baseados na ciência, em dados. Assim, podemos ter ações desiguais em regiões e situações desiguais no Estado”, disse Moisés.

O governador explicou que cada região poderá flexibilizar a retomada dos serviços de transporte, educação e eventos de acordo com os dados do coronavírus disponíveis nos canais do Estado. “Todos esses serviços seguem nessa mesma tomada de decisão, que será feita após avaliação da situação de cada município”, disse.

Moisés pediu, porém, que as medidas de prevenção continuem sendo respeitadas, e destacou que a autonomia também permite que, casos o número de casos suba, os municípios possam endurecer as ações.