Search

BURACO HISTÓRICO; NOVO CIDADANIA; DISSE QUE TEM EPI’s; ESTADO DEVENDO; E OUTROS PITACOS

NOVO DESMORONAMENTO DA RUI BARBOSA

Não obstante os esforços daqueles que lutam para a recuperação do trânsito na Avenida Rui Barbosa, novo e violento desmoronamento ocorreu, fazendo com que o caudaloso rio invadisse o leito da rodovia. Centenas de carradas de material foram tragadas pelas águas. O trânsito terá que sofrer novo impedimento. Entretanto, para aliviar o percurso que estava sendo feito pelo arrabalde da Urussanguinha, o prefeito Osmar Nunes e Eng. do DER, Dr. Moacyr Mondardo, resolveram improvisar um desvio a cerca de cem metros. Quanto às novas providências a serem tomadas, ignoramos. Talvez seja necessária uma obra definitiva pelo governo federal. Do contrário, o rio continuará devorando barrancos, invadindo a terra até onde conseguir alcançá-la. Esta notícia estava no jornal Correio de Araranguá, ano 8, edição 164, do dia 18/11/1967, há 52 anos.

 

AGORA EM 2020

Em 23 de janeiro esta coluna havia anotado: “HÁ 50 ANOS – Quem pensa que a erosão na margem leste do Rio Araranguá é novidade, tem que ir mais para trás na história. Neri Garcia lembrou que até o ex-prefeito Osmar Nunes (1966-1970) teve problemas com a erosão do rio”.

 

CIDADANIA NO JOGO

Enganou-se quem pensava que o Cidadania 23 (ex-PPS) iria implodir após a saída do vereador Neno Fontoura (foi para o PPS), ex vereador Alexandre Pereira (para o MDB), Lena Périco (de volta para o MDB), entre outros. Saiu a nova Comissão Executiva Provisória sob o comando do advogado Marcus Anselmo Costa Pizzolo (presidente); com Thiago Pizzolo Pereira de vice; Leandro José Muller como secretário geral; Guilherme Assis da Silva de tesoureiro; e Daniel Raupp Xavier como membro. “Temos em torno de 900 filiados. Vamos fazer um time de pessoas não ligadas à política para tentar montar um time para eleição”, contou Marcus. 

 

SEGURANÇA EM DEBATE

O pré-candidato a prefeito de Araranguá, Ricardo Ghellere (PRTB), esteve com delegado Jorge Giraldi, que está em Criciúma.

 

MUNICÍPIO DISSE QUE TEM

Um cidadão disse ter ouvido de um profissional do laboratório da Upa 24 horas de Araranguá que “ele não tinha EPI, álcool gel e máscara, e que ele tem comprar com dinheiro do próprio bolso”. O profissional (Michel) negou ter falado. Em contato com a coluna, a secretária de Saúde, Evelyn Elias, disse que: “Tem sim. E o servidor assinou o recebimento dos EPIs. O funcionário, se quiser, pode comprar outro modelo pode, mas o indicado pela Anvisa ele tem pra trabalhar todos os EPIs. Não não tem falta”.

 

PDT COM TIME FORTE

O PDT do Arroio deve vir forte para as eleições. Além de 2 vereadores, Márcio Macan e Greyce Copetti, tem nomes como o dos ex-vereadores Zé Gadelha e Giovani Motta Martins. Tem ainda outras opções para chapa majoritária como Everton Pinto; Fabiano Bento; e Mário Motta.

 

SEM RESPOSTA DO GOVERNO

Há uma semana a coluna espera o Governo do Estado responder se já foi concretizada a entrega dos produtos da empresa de Araranguá, Edera Distribuidora de Medicamentos Ltda, como os 20 ventiladores pulmonares de Transporte Monal T60, camas hospitalares, insumos, no total de R$ 5,5 milhões.

 

MELEIRO EM PAUTA

Em resposta à nota da coluna sobre a possibilidade de Santina Izé Rosa (PDT) ser candidata a vice do prefeito Eder Mattos (PL) ou de Vitor Hugo Coral (PP), ela respondeu: “Precisamos de muita sabedoria, luz e proteção divina para fazer a escolha certa, o povo de Meleiro merece o melhor sempre.