Search

Municípios decretam uso de máscaras contra Covid-19

Os Balneários Gaivota e Arroio do Silva, e as cidades de Sombrio e Araranguá divulgaram decretos obrigando o uso de máscaras pelos moradores para evitar contágio do Coronavírus. Em Araranguá, o prefeito Mariano Mazzuco decretou que os estabelecimentos comerciais precisam dispor de álcool em gel e máscaras para quem permanecer por mais de duas horas no local, assim como um lugar para descarte correto das máscaras. O decreto ainda permite o uso e fabricação de máscaras de tecido. A mesma ação foi determinada em Balneário Gaivota, onde fica proibido o acesso de qualquer pessoa a prédios públicos ou privados, sejam comerciais ou não, sem o uso de máscaras.
Sombrio se antecipou e lançou o decreto ainda no início da semana, dispondo ainda que caso alguém não tenha condições de comprar o equipamento, o Cras do município irá doar as máscaras. Ações de orientação chegaram a ser promovidas no centro do município, para informar quem transitava pelo local sobre a importância de usar as máscaras e como higienizá-las.

Moradores de Arroio do Silva que também não tenham condições de adquirir suas máscaras, o decreto municipal autoriza o Cras, através dos seus Servidores ou de algum Programa/Projeto vinculado à confecção das máscaras de proteção individual, “sendo as despesas, caso haja, correrão à conta de dotações orçamentárias e financeiras do Fundo Municipal de Assistência Social do Município – FMAS de Balneário Arroio do Silva”.

O decreto ainda proíbe que passageiros de táxi, transporte por aplicativos ou transporte compartilhado, transitem sem o equipamento. No documento, ainda fica detalhado que “é fundamental que as máscaras sejam feitas nas medidas corretas, cobrindo totalmente a boca e nariz, e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais”.