Search

ELEIÇÕES PRORROGADAS?; PSD FORA NO ARROIO; PL TENTA PDT EM MELEIRO; FLEXIBILIZAÇÃO E O HRA; E OUTROS PITACOS

BARROSO CONTRA UNIFICAÇÃO

O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Antônio Barroso irá assumir a presidência transitória do Tribunal Regional Eleitoral, no lugar ocupado pela ministra Rosa Webber.

Em entrevista à CNN, Barroso falou de sua posição em relação às eleições de 2020. Ele defende a manutenção do pleito neste ano; com a hipótese de manter o calendário atual com a disputa em Outubro; ou então um adiamento para 15 de Novembro ou 6 de dezembro.

Mantida esta hipótese, em cidades onde a eleição vai para o segundo turno, a disputa pode acontecer em 30 de novembro, ou até em 20 de dezembro, na hipótese mais pessimista.

Barroso é contra a fusão das eleições de prefeito/vereadores (2020) com a eleição presidencial (presidente/governador/senador/deputados (distrital, estadual ou federal). De fato, haveria a dificuldade de escolha de 7 cargos de uma vez (e as vez 8, quando tem eleição de 2 vagas para o Senado).

Mas, o principal ponto da posição do ministro é que juntar as eleições mistura os debates. “Ou as eleições municipais ficam nacionalizadas ou as eleições presidenciais ficam municipalizadas”.

Talvez, este seja o único fator válido para não juntar as eleições. Porque os demais fatores, apontam a necessidade de juntar.

CUSTO FINANCEIRO E POLÍTICO

Do ponto de vista do fortalecimento dos partidos, seria a melhor forma de juntar as plataformas políticas, para não se correr o risco de termos partidos tão diferentes aliados de 2 e 2 anos. Além do mais, o fim das alianças na chapa proporcional já está tratando desta depuração.

O fato é que a unidade das eleições tem mais dois aspectos importantes:

– O financeiro, já que uma eleição custa R$ 8 bilhões somente para custo de realização, e mais R$ 2 bilhões de um fundo eleitoral somente para os partidos custearem os gastos eleitorais.

– O político, já que os envolvidos no processo parariam de pensar em eleição a cada dois anos. No modelo atual, políticos com mandato podem se afastar dos cargos para disputa vaga em outro cenário.

O QUE PODERIA MUDAR?

Um prefeito pode concorrer a um cargo no legislativo, por exemplo. Um deputado pode se licenciar e concorrer a prefeito, por exemplo. Com a unificação, isto não iria mais acontecer. Os políticos eleitos teriam que cumprir seu mandato.

De quebra, uma medida que poderia vir acompanhada de outra mudança. A proibição de ocupantes em cargos no Poder Legislativo de se licenciar e ocupar cargos do Poder Executivo (Presidência da República; governos de Estado; prefeituras).

QUADRO EM ARARANGUÁ

Um prognóstico feito pela coluna logo que acabou com este tipo de coligação, era de que a eleição de 2020 teria entre 6 e 8 partidos com chance efetiva de disputa.

Em princípio, devemos ter 9, mas pode até reduzir ainda. PP, PDT, Podemos, MDB, PL, Republicanos, PTRB, PSD e PT, deverão ter chapa própria.

Dúvidas por ora sobre a posição de PSL, PSC, DEM e Avante, se terão chapa própria.

Ficaram pelo caminho PSDB, PSB, Cidadania, PV.

Caso se confirme o cenário com 4 candidaturas – Mariano ou Daniel / Primo Junior / César Cesa / e Ricardo Ghellere – a tendência é mesmo que 6 a 8 partidos tenham vereadores eleitos em 2020.

PSD FICA FORA

A coluna consultou Gisela Scaini sobre a posição do PSD de Balneário Arroio do Silva na eleições de 2020.

“O PSD no Arroio tem uma Comissão Executiva que, além de líderes políticos, são amigos que querem o bem do Arroio! Todas as decisões são tomadas em conjunto! Sobre a eleição de 2020, assim como os outros partidos, cumprimos as datas de filiação e janela (de transferência)! Por decisão do grupo, não teremos candidatos na majoritária e nem na proporcional! Nosso foco agora é ajudar a combater o coronavírus cuidando da saúde e do equilíbrio da economia de SC!

Nesta eleição iremos somente no apoio de candidatos que façam o melhor para o Arroio! A cada dia que passa, temos mais certeza de nossa decisão!”, sentenciou.

 

FIM DA HEGEMONIA DO PP

Em 2016, o PP de Meleiro foi para a eleição com a missão de defender um legado de 16 anos. Foram dois mandatos seguidos, 8 anos de Vitor Hugo Coral (2001 a 2008) e mais 8 anos de Jonnei Zanette (2009 a 2016).

O partido até sinalizou que estaria na aliança de Eder Mattos (PSB) e Rogildo Bordignon (PSDB), mas acabou lançando Rogério Casagrande (PP) e Lilian Rocha (PP). O partido acabou amargando uma terceira colocação em 2016.

A outra candidatura tinha a ex secretária de Saúde de Meleiro, Santina Izé, pelo PSD, que teve Ica Costa, do MDB de vice.

Eder e Rogildo acabaram vencendo as eleições.

COMO FICAM AS ALIANÇAS?

Em 2018, o deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT) levou Santina Izé para o PDT e para seu gabinete como assessora parlamentar.

O vice-prefeito Rogildo Bordignon (PSDB), rompido com o prefeito, que já tinha dois vereadores, levou Kaká Salvaro (ex PSB) para o PSDB.

Eder Mattos se filiou ao PL e trabalha por uma aliança com o PDT. Tanto é que seu outro vereador, João Nazário deixou o ex PSB e se filiou no PDT.

Resta saber se Santina será vice de Eder ou de Vitor Hugo Coral, se ele for o nome do PP.

O MDB deverá ter o nome do engenheiro Reginaldo Ghellere.

Se a aliança PL/PDT se concretizar é preciso ver como ficam PP, PSDB que tem Rogildo como pré-candidato, e o PSD, que tem 2 vereadores, mas perdeu sua pré-candidata de 2016.

TEM CANDIDATO

De acordo com o coordenador regional do PDT, Airton “Barão” de Oliveira, o partido tem nome para chapa majoritária: “O Anísio é candidato a prefeito hoje pelo PDT e temos ainda o PSL (de Rodrigo Turatti) alinhados”, disse.

HRA PREOCUPA

Em Santa Catarina, haverá flexibilização do isolamento/distanciamento social a partir desta segunda-feira (13). Embora, o Hospital Regional esteja com sua capacidade de receber pacientes acima do que preconiza o Ministério da Saúde. São 10 leitos de UTI com 7 ou 8 vagas ocupadas.

http://sc.gov.br/noticias/temas/coronavirus/coronavirus-em-sc-governo-do-estado-prorroga-a-quarentena-e-divulga-novas-regras-de-funcionamento-para-comercio-e-servicos

PRORROGAÇÃO DA QUARENTENA ATÉ DIA 30 DE ABRIL PARA:

* transporte coletivo;

* abertura de shoppings, centros comerciais, galerias;

* permanência das pessoas em bares, cafés, restaurantes e similares;

PRORROGAÇÃO ATÉ DIA 31 DE MAIO:

*Eventos e reuniões de caráter público e privado

* Missas, culto religiosos

* Permanência em praças, parques e praias

* Aulas em escolas públicas e privadas

* Eventos esportivos

*Academias

LIBERAÇÃO A PARTIR DE SEGUNDA-FEIRA, COM REGRAS

  • Comércio (conforme regras)
  • Hotéis, pousadas e similares
  • Restaurantes com entregas no balcão.

HOSPITAL DE CAMPANHA

Estado cumpre liminar e TJSC autoriza continuidade da contratação para instalação de hospital de campanha em Itajaí – Governo do Estado de Santa Catarina

http://sc.gov.br/noticias/temas/justica-e-defesa-da-cidadania/estado-cumpre-liminar-e-tjsc-autoriza-continuidade-da-contratacao-para-instalacao-de-hospital-de-campanha-em-itajai